Pular para o conteúdo principal

Teste de perfil nos presidenciaveis

Comentários do Floro:
Reportagem muito interessante, publicada pelo Canal RH, entrevistando a Dra. Tania Casado da USP, analisando os presidenciáveis mais representativos.

Podemos considerar como mais uma ferramenta para analisarmos nossos/as candidatos/as a Presidencia da República, como seriam avaliados por corporações.

Boa leitura!

Artigo publicado pelo Canal RH:
Presidenciáveis no mercado corporativopor Daniela Lessa, com Heloísa Pereira, Arthur Chioramital e Anderson Silva fotos cia de foto

Ano 2010 - Nº 77 - julho / 2010

Leia na versão digital Funcionalidades Canal Rh:

Share:



Tania Casado, professora da FEA/USP

Caricaturas de Marina Silva, Dilma Rousseff e José Serra







Cultura

Heitor Martins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, revela como pretende transformar a grande mostra internacional de artes plásticas em um bom negócioArtigo

Uma luz no final do túnel...

ArcelorMittal Tubarão abre processo seletivo para 350 vagas de estágio: Jovens - Artigos - ArcelorMittal Tubarão a... http://bit.ly/djwbN3 about 16 hours ago

Gartner contrata Belkis Toledo como diretora de Programas Executivos no Brasil: Gente - Artigos - http://bit.ly/9EgV55 about 18 hours ago

Luiz Fernando Fogaça é o novo vice-presidente de Administração e Finanças da CVC: Gente - Artigos - http://bit.ly/cGkCLv 1 day ago



Rubens RicuperoEle se interessa predominantemente pelas coisas do mundo. E é com essa visão que o ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, o embaixador Rubens Ricupero fala de temas ligados à economia, relações internacionais, diplomacia e pessoas. Diretor da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Faap, Ricupero diz que o ponto de inflexão do Brasil ocorreu a partir da conquista da estabilildade.

FUNDAÇÃO DOM CABRALContexto dos Presidentes

A vaga de presidente da companhia “Brasil S.A.” está em aberto e três candidatos – Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra – concorrem a essa oportunidade. Todos têm formação universitária e experiência em cargos elevados na gestão pública, nos quais demonstraram suas competências, revelaram suas visões de mundo e exibiram seus estilos de liderança. A carreira que escolheram é política, mas e se o destino tivesse traçado outro rumo para eles? Como os economistas Serra e Dilma e a historiadora Marina se encaixariam no mercado profissional, caso houvessem optado por seguir carreiras corporativas?









Essa foi a questão que motivou o Canal Rh em Revista a reunir especialistas em RH e gestores de empresas privadas para avaliar o perfil de cada presidenciável e indicar para quais postos de alta gerência seriam contratados e em que tipo de empresas seus estilos de liderança seriam mais bem-aproveitados. O primeiro passo da reportagem foi solicitar à psicóloga Tania Casado, professora da Universidade de São Paulo (USP) e doutora pela mesma universidade, a fazer uma análise psicológica dos presidenciáveis, com base no teste criado por ela, o DTP – Diagnóstico de Tipos Psicológicos. O teste tem validade científica e é utilizado para identificar as características de personalidade dos indivíduos com base na teoria dos tipos psicológicos de Carl Gustav Jung. Em seguida, a caracterização de Dilma, Marina e Serra foi enviada aos gestores e especialistas em RH, que “decidiram” pelas contratações.









É importante destacar, portanto, que a definição dos tipos psicológicos de cada um dos presidenciáveis não se trata da opinião da eleitora Tania Casado, mas de uma análise profissional, fundamentada nos discursos proferidos por eles (divulgados recentemente pela imprensa) e nas imagens dos candidatos exibidas pelo YouTube. Ao analisá-los foi possível observar as posturas, o vocabulário utilizado e uma série de detalhes do comportamento de Dilma, Marina e Serra, que permite identificação de seus tipos.





Além da cientificidade do DTP, o currículo da professora Tania também evidencia a confiabilidade das definições. Ela atua como pesquisadora nesse assunto desde 1988, tendo realizado diversos estudos sobre as diferenças individuais, traços de personalidade e atuação profissional. Na área acadêmica, além de professora efetiva da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Tania assume diversas coordenadorias na FEA, na Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à USP, e em entidades internacionais das quais é membro. No mercado profissional, ela presta consultorias organizacionais diversas.









Recrutamento e seleção









De acordo com a maioria das consultorias entrevistadas e sempre com base no DTP, José Serra assumiria posições mais técnicas nas quais os detalhes fossem relevantes; Dilma Rousseff se destacaria como consultora e agente empreendedor, primando por sua visão antecipatória; e Marina Silva seria mais bem-aproveitada em atividades e cargos em que o relacionamento humano fosse o aspecto mais relevante, devido à sua habilidade com as pessoas. A diretora de gestão do talento da Maxim Consultores, Celia Berardi Spangher, resume a visão geral do mercado, ao identificar características de liderança bastante distintas nos três presidenciáveis. “José Serra é mais voltado aos processos; Dilma Rousseff ao resultado e Marina Silva, às pessoas”, atesta.









A consultora explica que Serra apresenta uma liderança discreta, pouco apoiada em seu carisma pessoal e mais ligada a fatos e evidências, enquanto Dilma tem um perfil de liderança empreendedora em que sua energia pessoal é utilizada para levar a equipe ao resultado. Marina, por sua vez, tem características marcantes como “líder servidora”, que é seguida visando ao bem maior.









Na avaliação de Celia como headhunter, Serra seria adequado em posições executivas estratégicas, em que a visão global lhe permitisse dar a direção necessária à equipe, acompanhando os processos até o final. Dilma seria ideal para posições em que seu estilo assertivo e empreendedor fosse mais necessário. Uma diretoria de novos negócios seria uma posição apropriada para Dilma, segundo a consultora. Já Marina, por sua característica de líder inspirador, poderia assumir a posição de diretora-geral ou presidente em organizações voltadas à Educação ou ao Terceiro Setor.









Os três presidenciáveis também não ficariam desempregados se seus currículos caíssem nas mãos da consultora Sênior de Carreira da Catho Consultoria em RH, Márcia Vazquez. Sua avaliação guarda, inclusive, certa semelhança com as sugestões de Celia: Serra iria para a Diretoria de Operações; Dilma para a de Planejamento, e Marina, embora não assumisse a presidência, seria contratada como diretora de Recursos Humanos de uma empresa ligada ao desenvolvimento e ao cuidado de pessoas, podendo ser escolas, consultorias de treinamento, organismos de fomento à saúde, assistência social etc. Também constatando o perfil técnico de Serra, Márcia o indicaria para empresas de serviços e produtos ligados à infraestrutura, tais como companhias de construção, máquinas, equipamentos etc. Já Dilma, iria para consultorias em geral.









Por outro lado, se o objetivo da indicação fosse instigar os executivos a desenvolverem pontos em que apresentam algum tipo de fragilidade, Márcia colocaria Serra na Diretoria de Novos Negócios ou Marketing, “para que tivesse a obrigação de ir até os outros”; Dilma assumiria o cargo de diretora de Operações, com o objetivo de fazer a executiva fechar o ciclo planejamento-execução; e Marina, teria de enfrentar uma área de Novas Tecnologias, “para buscar equilibrar a tecnologia com as necessidades, habilidades e a natureza humana, tal como preconizou John Naisbitt, em seu livro O Líder do Futuro”, comenta a consultora.









Companhias Tradicionais









Também analisando as inabilidades dos presidenciáveis, o sócio-diretor da Venko Consulting, Alexandre Ribas, observa que todos são identificados como introvertidos pelo DTP e sugere que desenvolvam a sociabilidade, o carisma, a comunicação pró-ativa e a capacidade de persuasão e convencimento. Segundo o consultor, Marina Silva tem um pouco mais de habilidade nesse quesito, mas ainda assim não é suficiente. “Nenhum dos três tem a característica de líder inspirador e carismático, que arrasta multidões”, comenta o consultor.









Para ele, os três também seriam deficitários em empresas muito inovadoras e lançadas para o mercado e se destacariam em companhias mais tradicionais, preferencialmente de produtos. A diferença, novamente, é Marina. Ela iria para companhias de bens de consumo, enquanto Dilma e Serra atuariam melhor em empresas mais técnicas e de produção de produtos para outras empresas.









Sua sugestão para quem quisesse contratar algum dos presidenciáveis é que aproveitasse Dilma em alguma posição de controle, uma vez que ela se destaca dos demais por seu senso de urgência e capacidade de mando. Serra poderia ter sucesso nas áreas de contabilidade, jurídica, técnica e outras em que a produção esteja diretamente envolvida. Marina, mais uma vez, assumiria a Diretoria de Recursos Humanos ou de Relacionamento com Clientes.









Para Ribas, entretanto, o perfil do líder visionário, ousado e corajoso, que sintetiza tudo o que desejamos nem sempre é o ideal. O importante, afirma, é que a pessoa que lidera seja adequada para o posto que ocupa. Na sua avaliação, a questão precisa ser invertida e, primeiro, é preciso saber que rumo a empresa quer seguir, para então definir quem é o melhor líder. “Só assim é possível escolher a pessoa certa para o cargo certo, seja em uma empresa ou um país”, argumenta.









Na Cigam Software, única empresa de produtos que aceitou participar da reportagem, José Serra se enquadraria na área comercial e na formação de alianças estratégicas; Dilma (“sem dúvida”, ressalta Vanderlei Andre Reinhart, diretor de Serviços da empresa) iria para a administração e planejamento estratégico, e Marina seria gestora de pessoas e cuidaria do ambiente organizacional. “Acredito que, juntos, formariam um bom time”, analisa Reinhart.









Ele afirma que certamente contrataria os três profissionais para a Cigam, uma vez que os avalia como intelectuais, experientes e dotados de capacidade de agregação de pessoas em seu torno, o que os credencia como gestores.











O DTP e as dimensões da personalidade









O DTP, teste cujas interpretações foram apresentadas a consultores e gestores, foi criado em português do Brasil pela professora Tania Casado e validado dentro dos padrões científicos. Alinhado com as áreas de pesquisa de sua autora (carreiras, diferenças individuais, desenvolvimento de potencial humano), ele é focado no diagnóstico dos tipos de personalidade, segundo a teoria junguiana. Trata-se de um questionário composto por 150 questões, do tipo fechado, com duas alternativas de resposta cada uma e que pode ser aplicado presencialmente ou por ferramenta web. Os aspectos considerados na avaliação são os seguintes.









Direção da libido (foco da atenção) – Introversão e Extroversão



Funções perceptivas (mecanismos para captação de informações) – Sensação e Intuição



Funções judicativas (tomada de decisão) – Sentimento e Pensamento



Postura diante do mundo exterior – Julgamento e Percepção









Extroversão X Introversão







A primeira dimensão da personalidade refere-se à interação com o mundo e com o direcionamento da energia psíquica e é composta pelo par de opostos Extroversão e Introversão. Extrovertidos são mais focados no objeto e buscam no ambiente a energia para agir; enquanto os introvertidos estão atentos aos seus processos internos suscitados pelos fatos externos. Em seu livro Tipos psicológicos, Jung afirma: “O primeiro (extrovertido) orienta-se de acordo com dados exteriores, ao passo que o segundo (introvertido) prefere manter um ponto de vista que se interpõe entre ele o objetivamente dado”.









Sensação X Intuição







A segunda dimensão refere-se ao modo como as pessoas percebem ou assimilam as informações e estão descritas pelas características antagônicas Sensação e Intuição. Pessoas do tipo Sensação percebem os fatos por meio dos órgãos dos sentidos e são, portanto, voltadas ao que é real e concreto. Por outro lado, os intuitivos possuem mecanismos de captação de informação que vão além dos sentidos e estão propensos a buscar possibilidade e desafios que possam existir no futuro.









Pensamento X sentimento







A terceira dimensão da personalidade, por sua vez, está relacionada com os processos de tomada de decisão, e sua composição envolve os tipos Pensamento e Sentimento. Os primeiros decidem de forma objetiva, lógica, racional e baseiam-se em critérios impessoais; os segundos são mais hábeis em considerar aspectos emocionais resultantes das decisões e levam em conta os valores pessoais.









Julgamento X Percepção







A quarta dimensão, embora não tenha sido claramente apresentada por Jung, foi derivada das dimensões acima por estudiosos da abordagem e então integrada à análise, que passou a se fazer, principalmente para o uso em organizações. Ela se refere à postura do indivíduo perante o mundo. A oposição nessa dimensão se estabelece entre os tipos Percepção, que está mais voltado para captar informações; e o Julgamento, mais propenso a decidir. Os de tipo Percepção têm maior flexibilidade diante das situações de mudança e necessitam de muita informação antes de tomar sua decisão; os de tipo Julgamento, por sua vez, preferem as coisas preestabelecidas e acabadas e tendem a tomas suas decisões rapidamente, além de gostarem de ter planos para seguir e metas para alcançar.



















Tipos psicológicos de Dilma, Marina e Serra









Os tipos abaixo foram apresentados aos consultores e empresários devidamente identificados. No entanto, decidimos criar um teste para você, leitor, apresentando os perfis sem identificação. Veja que perfil contrataria para a diretoria de sua empresa e a que presidenciáveis correspondem. As respostas estão ao final da reportagem.









Introvertido, Sensação, Pensamento e Julgamento (ISTJ)









Pessoas com esse perfil são atentas aos fatos e conseguem armazená-los e utilizá-los com precisão. São práticos, realistas, confiáveis e quando percebem que algo deve ser feito, aceitam a responsabilidade pela sua execução, muitas vezes além do que seria sua obrigação. Costumam ser pessoas sistemáticas, perseverantes, trabalhadoras e capazes de levar em consideração cada pormenor de um problema, bem como avaliar todas as regras que devem ser seguidas em cada passo. Em geral, escolhem profissões em que esse talento para a organização e para analisar detalhes seja reconhecido e recompensado. Alguns exemplos de profissão com essa característica são Engenharia Civil, Contabilidade, Direito, carreiras na área de Saúde, trabalhos em escritório de uma maneira geral. Pessoas com esse feitio podem ter problemas se não desenvolverem ao máximo suas funções cognitivas, pois, nesse caso, tendem a se fechar demasiado em si mesmas, colocando toda sua atenção nas próprias reações e impressões transmitidas por meio do sensório, dificultando suas realizações.













Introvertido, Intuitivo, Pensamento e Percepção (INTP)









Pessoas com esse perfil confiam no intelecto para analisar logicamente as ideias e são capazes de antecipar as consequências dessas ideias. São analíticas, lógicas, capazes de crítica objetiva e, em geral, estão mais atentas às ideias do que as pessoas por trás delas. Costumam ser reservadas e caladas, mas compreendem as coisas rapidamente e sabem se adaptar a situações novas quando estas não entram em conflito com seus princípios. Caso isso ocorra, tornam-se inflexíveis. Sua intuição colabora para aumentar sua curiosidade intelectual, sua capacidade de enxergar além do evidente e do óbvio e sua habilidade de criar soluções novas para os problemas. Em geral, escolhem profissões no campo da ciência pura, pesquisa acadêmica, podendo ser professores universitários e pesquisadores em áreas como Economia, Filosofia e Psicologia. Pessoas com esses traços, se não desenvolverem a percepção, podem ter dificuldade na comunicação e na concretização de planos traçados. Em geral, elas gostariam de apresentar suas ideias de forma muito exata, mas recorrentemente o fazem de forma complicada.









Introvertido, Sensação, Sentimento e Julgamento (ISFJ)









Pessoas com esse perfil são confiáveis e aceitam responsabilidades além de sua obrigação. São realistas, práticas e, ao perceberem, com base em fatos concretos, que é preciso fazer algo, geralmente param para pensar a respeito. Se decidirem que sua contribuição é útil, aceitam a responsabilidade de realizá-la. Costumam ser perfeccionistas, diligentes e perseverantes, capazes de trabalhar com afinco, além de serem pacientes com pormenores e procedimentos. Essas pessoas não entram impulsivamente em situações, mas se estão envolvidas por elas não é fácil distraí-las ou desencorajá-las. Só desistem ao ser convencidas de que estão erradas por meio da própria experiência. Normalmente escolhem profissões em que possam combinar seus talentos para observação cuidadosa e o interesse genuíno que têm pelas pessoas, sendo atraídas, muitas vezes, para a área de Saúde. Outras carreiras em que esse feitio tende a atuar são ensino, trabalho de escritório e todas as ocupações que fornecem serviços e atenção às pessoas. Indivíduos com essas características tendem a ter problemas se não desenvolverem a função julgamento, pois podem se fechar em si mesmos, o que dificulta sua atuação.









Respostas:



Dilma Rousseff: INTP; Marina Silva: ISFJ e José Serra: ISTJ











Esta reportagem considerou apenas os 3 candidatos com maior expressividade nas pesquisas eleitorais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof