Pular para o conteúdo principal

A entrevista de emprego começa nas mídias sociais

Pessoal,
Bom dia!
Espero que vocês estejam bem.
Martha Gabriel abordou neste artigo, a importancia da imagem do "profissional" nas mídias sociais.
Aproveitem!

Abraços!

Floro

A entrevista de emprego começa nas mídias sociais


Para Martha Gabriel, postura online e informações compartilhadas na rede pode ser uma via de mão dupla

Com a disseminação das redes sociais, cada vez mais as pessoas compartilham suas informações em ambientes online. As empresas, por sua vez, têm adotado como prática cada vez mais frequente a consulta aos perfis dos candidatos como parte do processo seletivo de contratação; e a entrevista de emprego começa nas mídias sociais.

(Comentário Floro: Imagine o quanto pode te ajudar ou te atrapalhar, durante um processo seletivo, as informações colocadas em seu perfil, seus grupos e seus pensamentos, filosofias, etc.... Leia seu perfil como você estivesse lendo o perfil de um candidato para uma vaga na sua área.)

Portanto, os profissionais devem cada vez mais prestar atenção às informações que postam online, fazendo com que a sua atuação não seja um obstáculo profissional, mas sim um recurso estratégico para suas carreiras.

Os principais problemas do uso de redes sociais estão associados à divulgação de informações ou manifestação de opiniões: exposição da privacidade, comprometimento da imagem profissional e declarações sujeitas a processos legais. Assim, deve-se ter no comportamento online os mesmos cuidados e ética que se tem no comportamento offline, adotando a premissa: não faça ou fale nas mídias sociais o que não faria ou falaria na rua.
As principais plataformas sociais monitoradas pelas empresas em busca de candidatos são o LinkedIn e o Facebook. No entanto, as empresas estendem a sua pesquisa para o ambiente digital como um todo.

Faça um teste: digite seu nome no Google ou seu e-mail no spokeo.com e veja o resultado; os seus rastros digitais são transformados em um dossiê que revela muito sobre você.

Da mesma forma que existem riscos, existe também inúmeras oportunidades na divulgação de informações nas mídias sociais. Por exemplo, se você é especialista em uma área específica, poderá usar os seus perfis em mídias sociais para se tornar referência nessa área por meio da divulgação de informações e dicas. As possibilidades de alcançar um número grande de pessoas interessadas no assunto são muito maiores do que offline.

Manter um perfil atualizado e bem construído no LinkedIn, publicar vídeos e apresentações no Youtube e Slideshare também pode ser bastante útil. Empresas procuram colaboradores e parceiros no LinkedIn e o seu conteúdo online nas demais redes pode reforçar a sua expertise.

(Comentário Floro: Um ítem que está sendo muito útil, está na construção de um blog, onde você pode postar assuntos e comentários de seu domínio, para que esses assuntos possam ser discutidos e o entendimento de outras idéias e outros pontos de vista ajuda no crescimento pessoal e profissional)



Portanto, as mídias sociais podem se tornar aliadas ou inimigas da sua carreira profissional. O modo como você lida com elas é que fará toda a diferença.

Martha Gabriel é professora da Semana de Marketing Digital nos Cursos de Férias ESPM.
Portal HSM

13/02/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u