A metodologia Design Thinking chegou e ganhou espaço consolidando-se pela estimulação do pensamento criativo, deixando de lado as formas tradicionais de pensamento, sendo eficazes para a solução de problemas comuns e também de problemas cada vez mais complexos, como os que encontramos em nossas carreiras profissionais, devido à crescente quantidade de influenciadores.
Forma copiada de como os profissionais do design (olhar como um todo, e resolver as partes, integrando-as) pensam nas soluções dos problemas e dos desafios que encontram. Utilizam-se de ferramentas de planejamento, busca pela seleção de ideias inovadoras e análise de viabilidades.
Metodologia aplicada constantemente nas empresas, o Design Thinking é bastante conhecido por ajudar a acelerar processos de inovação dentro das organizações e instituições, com foco nos colaboradores, incentivando a viabilidade das melhores decisões para atender às crescentes exigências do mercado, utilizando a empatia, de uma forma colaborativa e coletiva.
Esta nova forma de pensar contribui na avaliação das possíveis alternativas, aplicadas à carreira profissional, de uma forma estruturada, avaliando o crescimento dentro da organização ou segmento de mercado que está ou em buscar novos desafios, considerando as inovações que vivenciamos, integradas aos objetivos maiores, identificados pelo planejamento da evolução da própria carreira profissional.
Design Thinking contribui na identificação do problema a ser resolvido, entendendo que outras formas criativas e consistentes, além das formas já estabelecidas e burocráticas, para a solução e atendimento às novas exigências do mercado.
Dentre as características exigidas pelo mercado, uma das principais congruências com o Design Thinking é o incentivo à colaboração no ambiente, para que os profissionais possam atender às exigências da multidisciplinaridade, multitarefas, além da habilidade de navegação em todos os níveis hierárquicos e nas áreas envolvidas nos projetos..
Esta estrutura pode contribuir quando profissionais decidem evoluir na jornada profissional (dentro ou fora da organização atual) e também quando precisam reestruturar uma volta ao mercado, enfatizando as competências desenvolvidas refletindo-as nos mecanismos de visibilidade, como CV, redes sociais e perfis de uma forma geral.
Entendendo o conceito do duplo diamante, ferramenta utilizada pelos designers: mapeamento das 2 fases convergentes (definir e entregar) e das 2 fases divergentes (descobrir e desenvolver), trabalhadas alternadamente, na sequência:
1. Descobrir (fase divergente): Conforme Alvin Toffler, a pergunta certa é, geralmente, mais importante do que a resposta certa para a pergunta errada.
Fase mais importante do projeto, onde se busca o entendimento profundo do problema a ser solucionado, buscando aprofundamento e consistência nos objetivos;
Importante buscar solução além do óbvio; Percepção atenta aos detalhes e a previsão macro dos resultados.
Aplicação na carreira: Identificar as alternativas possíveis, com os desafios e o que podemos entregar nas funções que estamos buscando.
Colocar no papel as alternativas e avaliar os prós e os contras, enfatizando as inovações, as tendências de mercado e as competências necessárias.
Colocar no papel as alternativas e avaliar os prós e os contras, enfatizando as inovações, as tendências de mercado e as competências necessárias.
2. Definir (fase convergente): Augusto Cury afirma que os maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.
Iniciamos a avaliação das alternativas buscando entender e desenvolver as viabilidades. As especulações criativas são registradas, fotografadas ou guardadas para aprofundar as avaliações.
Refinar as ideias viáveis ou melhorar as outras ideias para torná-las viáveis, retirando de cena as inviáveis.
Neste momento busca-se definir uma, ou mais ideias a serem trabalhadas, encontrando as que melhor atende ao problema original do tem 1., para aprofundarmos as próximas especulações.
Neste momento busca-se definir uma, ou mais ideias a serem trabalhadas, encontrando as que melhor atende ao problema original do tem 1., para aprofundarmos as próximas especulações.
Aplicação na carreira: Depois de algumas revisões nos materiais, avaliando as alternativas, direcionar a decisão para a atividade ou função que traga e viabilize as suas realizações.
3. Desenvolver (fase divergente):
Ir muito mais fundo na validação e aperfeiçoamento dos resultados obtidos no tem 2. Vamos aprofundar os detalhes. Viabilidade e atendimento aos objetivos iniciais definidos no tem 1.
Neste momento é que vamos colocar mais recursos e buscar as melhores formas para que a solução seja viável no atendimento às expectativas demandadas pelos clientes (produtos ou serviços).
Aplicação na carreira: Trabalhar na obtenção as competências (CHAE - Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Entregas) para tornar-se elegível à função/atividade que busca.
Aprofundar o desenvolvimento através da inovação, das novas ferramentas e das tendências de mercado.
Aprofundar o desenvolvimento através da inovação, das novas ferramentas e das tendências de mercado.
4. Entregar (fase convergente):
Chegamos à fase final do projeto, a entrega da solução final. Registro de todo o processo, detalhando os objetivos alcançados, e acompanhar buscando o feedback de atendimento às demandas iniciais dos clientes, para modificações visando melhor aderência às expectativas ou para ajustes ou revisões futuros.
Aplicação na carreira: Aproximação das oportunidades e articulações com os decisores das funções e atividades que você está buscando, mostrando seu potencial e como você poderá contribuir para o sucesso do negócio envolvido.
Ajustando as competências através dos feedbacks nas interações com os decisores.
Ajustando as competências através dos feedbacks nas interações com os decisores.
Os designers utilizam a ferramenta do duplo diamante, como uma forma de estruturar a solução, navegando várias vezes entre as fases divergentes e convergentes, quantas forem necessárias para que a solução possa surpreender, saindo do lugar comum para encantar seus clientes.
Aproveite!
Sucesso!
Utilize essa nova forma de pensar em seu próximo exercício de planejamento.
Floro
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