Pular para o conteúdo principal

Criando ou aumentando a confiança!

Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.
Estou pesquisando sobre a confiança.
Confiança, segundo dicionário on line, definição conforme várias conotações:

Significado de Confiança:

Esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro.

Sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém: perder a confiança do chefe.

Segurança: não ter confiança em si.

Crédito: homem de confiança.

Dar confiança, dar importância a alguém, permitir intimidade.Voto de confiança, no regime parlamentar, aprovação dada à política do governo pela maioria do Parlamento.

Olhando na Wikipidia, dentre várias definições, quero dividir com vocês a definição dada por Sun Tzu, em A arte da Guerra:

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, da informação e de um sistema de inteligência. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.

Extrapolando e colocando o direcionamento da confiança para dentro das empresas, ou melhor, dentro do mundo do trabalho e das relações, nos deparamos com a imagem da confiança e e das relações de confiança.
Um dos autores que conseguiu tratar e descrever este assunto com mais propriedade, foi Stephen M. R. Covey (filho do Stephen R. Covey, que escreveu "Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes), escrevendo em "A velocidade da confiança - O elemento que faz a diferença.
Neste livro, traz com muita propriedade como reconhecemos e confiamos em um/uma profissional, Covey divide em 4 dimensões a identificação de profissionais confiáveis.

1a Dimensão: Integridade:
Sinônimo de honestidade. Integridade é mais que isso, incluindo a prática do que se prega, sendo coerente com você mesmo e com os outros. Agir de acordo com seus valores e crenças. A maioria das violações da confiança está na violação da integridade;

2a Dimensão: Intenção:
Nossos motivos, nossas agendas pessoais e com o nosso comportamento resultante. A confiança é sentida e aumentada quando quando nossos motivos são claros e fundamentados em benefícios mútuos, quando percebemos que existe a preocupação com o bem-estar das pessoas.

Tanto a integridade (1a Dimensão) quanto a intenção (2a Dimensão), aqui avaliadas, fazem parte do caráter das pessoas.

3a Dimensão: Capacitações:
São as habilidades que temos e inspiram confiança, nossos talentos, atitudes destrezas, conhecimentos e estilo, ou seja, os meios que empregamos para produzirmos resultados. 
Como podemos ver as dimensões somam-se, você não permitiria que um médico íntegro e com boas intenções, a menos que você soubesse que ele é capacitado e tem credibilidade para fazer uma cirurgia em você.

4a Dimensão: Resultados:  
Nossas realizações pessoais e profissionais, nossos desempenhos, fazendo as coisas certas e corretamente.
Quando alcançamos os resultados que prometemos , estabelecemos uma reputação positiva de sabermos executar, de sermos produtivos, nossa reputação reforça a confiança que criamos.

Tanto as capacitações (3a Dimensão) quanto os resultados (4a Dimensão) que atingimos são as questões de competência.

Portanto para identificarmos profissionais, ou empresas, de confiança, vamos buscar caráter e competência, que devem ter sido construídos ao longo da trajetória.

Fazendo uma autocrítica de como você, ou sua empresa, está, em cada uma das Dimensões, ajudará a que você, ou sua empresa, compreendam melhor sua própria credibilidade, podendo concentrar esforços para melhorar em algumas dimensões que ainda precisam ser trabalhadas.

Sucesso!

Abraços!

Floro






Comentários

Anônimo disse…
Incrível

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof