Pular para o conteúdo principal

Componentes da sua empregabilidade

Olá,
Bom  ter você por aqui!
Muito bom avaliar com está sua empregabilidade.
Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços. 

Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada.

Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade:

1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano?

2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho?

Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho.

Vamos propor as componentes da empregabilidade:

         Componentes                                   Nosso Controle      Nossa Influência

1/3 - Gestores e empresa                                   Zero                          Sim
1/3 - Mercado e concorrentes                            Zero                          Sim
1/3 - Competências e comportamentos             100%                        100%

Gestores e empresa: Não temos nenhum controle; Podemos sim influenciar entendendo como é/foi construída nossa imagem entre os gestores decisores, e trabalhar para mostrarmos as nossas contribuições nos resultados alcançados;

Mercado e concorrentes: Não temos nenhum controle no mercado e nos concorrentes; Também podemos sim influenciar o mercado aumentado nossa visibilidade profissional, expandindo nosso marketing pessoal além das linhas de atuação da empresa; Qual é a sua visibilidade fora da empresa? 

Competências e comportamentos: A única componente em que o Controle e a Influência está totalmente em nossas mãos, e não podemos deixar espaços. 

Avalie constantemente essas componentes, e desenhe planos para que cada um desses componentes esteja exercitado.

Sucesso!

Floro






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...
Serendipidade Um pouco de história sobre a expressão Serendipidade . Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Serendipidade , também conhecido como  Serendipismo ,  Serendiptismo  ou ainda  Serendipitia , é um  anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente,  por acaso. A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como  serendipismo .  O conceito original  de  serendipismo  foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é  considerado como uma forma especial de  criatividade , ou uma das muitas técnicas de  desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia  perseverança,  inteligência e senso de observação. “ O acaso só favorece a mente preparada ” —  Louis Pasteur , . Índice 1   Etimologia e história 2   Alguns casos famosos 2.1   Arquimedes 2.2   Kekulé 2.3   Alexan...