A GESTÃO DA SUA CARREIRA
Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.
1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.
3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças;
4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;
5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
______________________________________________________________________________________
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1.
ASSUMINDO O CONTROLE DE SUA VIDA
Começando a exercitar nossas decisões, vamos trabalhar no planejamento e gerenciamento de vida e carreira, identificando todas as etapas necessárias para elaborarmos, com consistência, um programa que nos permita assumir o controle de nossa vida e carreira e buscar os resultados que tragam as nossas sonhadas realizações.
Sugiro que todas as vezes que for trabalhar neste assunto, crie um arquivo, onde pode anotar tudo e pode revisar as anotações para não se esquecer de nenhum tópico a ser trabalhado. Baixe as tabelas orientativas, para que sirvam de base para seus próximos passos.
Sugiro também que você identifique um mentor (*) para sua carreira.
(*) Mentor: Pessoa de muita confiança, de preferência mais experiente que você. Este profissional te ajuda pensando em alternativas, discutindo os prós e os contras dos caminhos, pessoais e profissionais, que você pretende escolher. O mentor experiente discute muito todos os assuntos, mas isenta-se na hora da decisão, deixando esta incumbência para você.
O mentor deve, de preferência ser uma pessoa de confiança, pois este estará indicando e discutindo situações onde suas decisões diferem de seus objetivos de longo prazo, o que pode causar desconfortos no caso de falta de confiança.
Estaremos desenvolvendo um planejamento de vida e carreira integrado, onde vamos trabalhar as 5 esferas que norteiam nossa vida, são elas:
Esfera Pessoal: Tornando-nos pessoas melhores;
Esfera Social: Melhorando o ambiente em que vivemos e trabalhando nossa rede de relacionamento;
Esfera Físico-Lazer: Cuidando do corpo físico e do descanso da mente;
Esfera Familiar: Dedicação à família de onde viemos e dedicação à família que constituímos ou iremos constituir;
Esfera Profissional: Metas profissionais a serem atingidas através de funções dentro de empresa; Atividades empreendedoras dentro de empresas, ou através de foco em negócio próprio;
Estrutura de um projeto de vida e carreira.
Etapa 1
Auto-avaliação e autoconhecimento
Autoavaliação
Iniciamos fazendo uma auto-avaliação de como nos percebemos estar atualmente, comparado com a expectativa que tínhamos 5 ou 10 anos atrás, em relação aos dias de hoje.
Esta auto-avaliação deverá ser realizada para todas as esferas consideradas acima.
Nesta auto-avaliação identificamos como estamos e como gostaríamos de estar.
Se estivermos como imaginávamos estar, ótimo. Boa indicação de que estamos indo bem. Decidimos continuar assim se nossas expectativas estão sendo atendidas naturalmente.
Se não estamos como imaginávamos estar, vamos identificar estas diferenças e começarmos a identificar tudo o que estiver ao nosso alcance de realizar.
Nesta análise, já podemos iniciar a tomar as decisões para obtermos controle sobre as nossas ações, identificando que a responsabilidade de transformarmos, em primeiro lugar, a nossa percepção sobre nós mesmos, é nossa.
Utilize a Tabela 2 para construir em sua auto-avaliação.
Identificar os componentes das competências CHAE(**):
• Seus principais Conhecimentos e suas principais Habilidades técnicas;
• Atitudes que suportam seus movimentos pessoais e profissionais;
• Entregas que realizou exercitando a integração do Conhecimento, da Habilidade e da Atitude.
(**) Até alguns anos atrás, definíamos competências como sendo a conjunção do Conhecimento, Habilidades e Atitudes, muito conhecido como o conceito CHA.
Pouco tempo atrás, o Dr. Joel Dutra, acrescentou à este conceito, a Entrega, onde o mercado exige que, com a integração dos conceitos originais (CHA) produza resultados consoantes com as necessidades das empresas perante seus clientes e seus acionistas.
Quando tratarmos de competências neste blog, vamos considerar competência através do conceito CHAE.
Nesta avaliação devemos ser extremamente criteriosos/as, comparando nossos conhecimentos, habilidades, atitudes e entregas com as exigências do mercado. Uma avaliação pouco criteriosa pode dar-nos uma falsa visibilidade de nossas reais aspirações.
Preencha a Tabela 3, indicando seus componentes do CHAE, exercitando a memória, identificando seus conhecimentos e habilidades técnicas, suas atitudes (que definem os comportamentos) e as entregas (suas contribuições para os resultados da empresa) realizadas aglutinando os conceitos dos CHA.
Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.
1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.
3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças;
4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;
5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
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2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1.
ASSUMINDO O CONTROLE DE SUA VIDA
Começando a exercitar nossas decisões, vamos trabalhar no planejamento e gerenciamento de vida e carreira, identificando todas as etapas necessárias para elaborarmos, com consistência, um programa que nos permita assumir o controle de nossa vida e carreira e buscar os resultados que tragam as nossas sonhadas realizações.
Sugiro que todas as vezes que for trabalhar neste assunto, crie um arquivo, onde pode anotar tudo e pode revisar as anotações para não se esquecer de nenhum tópico a ser trabalhado. Baixe as tabelas orientativas, para que sirvam de base para seus próximos passos.
Sugiro também que você identifique um mentor (*) para sua carreira.
(*) Mentor: Pessoa de muita confiança, de preferência mais experiente que você. Este profissional te ajuda pensando em alternativas, discutindo os prós e os contras dos caminhos, pessoais e profissionais, que você pretende escolher. O mentor experiente discute muito todos os assuntos, mas isenta-se na hora da decisão, deixando esta incumbência para você.
O mentor deve, de preferência ser uma pessoa de confiança, pois este estará indicando e discutindo situações onde suas decisões diferem de seus objetivos de longo prazo, o que pode causar desconfortos no caso de falta de confiança.
Estaremos desenvolvendo um planejamento de vida e carreira integrado, onde vamos trabalhar as 5 esferas que norteiam nossa vida, são elas:
Esfera Pessoal: Tornando-nos pessoas melhores;
Esfera Social: Melhorando o ambiente em que vivemos e trabalhando nossa rede de relacionamento;
Esfera Físico-Lazer: Cuidando do corpo físico e do descanso da mente;
Esfera Familiar: Dedicação à família de onde viemos e dedicação à família que constituímos ou iremos constituir;
Esfera Profissional: Metas profissionais a serem atingidas através de funções dentro de empresa; Atividades empreendedoras dentro de empresas, ou através de foco em negócio próprio;
Estrutura de um projeto de vida e carreira.
Etapa 1
Auto-avaliação e autoconhecimento
Autoavaliação
Iniciamos fazendo uma auto-avaliação de como nos percebemos estar atualmente, comparado com a expectativa que tínhamos 5 ou 10 anos atrás, em relação aos dias de hoje.
Esta auto-avaliação deverá ser realizada para todas as esferas consideradas acima.
Nesta auto-avaliação identificamos como estamos e como gostaríamos de estar.
Se estivermos como imaginávamos estar, ótimo. Boa indicação de que estamos indo bem. Decidimos continuar assim se nossas expectativas estão sendo atendidas naturalmente.
Se não estamos como imaginávamos estar, vamos identificar estas diferenças e começarmos a identificar tudo o que estiver ao nosso alcance de realizar.
Nesta análise, já podemos iniciar a tomar as decisões para obtermos controle sobre as nossas ações, identificando que a responsabilidade de transformarmos, em primeiro lugar, a nossa percepção sobre nós mesmos, é nossa.
Utilize a Tabela 2 para construir em sua auto-avaliação.
Identificar os componentes das competências CHAE(**):
• Seus principais Conhecimentos e suas principais Habilidades técnicas;
• Atitudes que suportam seus movimentos pessoais e profissionais;
• Entregas que realizou exercitando a integração do Conhecimento, da Habilidade e da Atitude.
(**) Até alguns anos atrás, definíamos competências como sendo a conjunção do Conhecimento, Habilidades e Atitudes, muito conhecido como o conceito CHA.
Pouco tempo atrás, o Dr. Joel Dutra, acrescentou à este conceito, a Entrega, onde o mercado exige que, com a integração dos conceitos originais (CHA) produza resultados consoantes com as necessidades das empresas perante seus clientes e seus acionistas.
Quando tratarmos de competências neste blog, vamos considerar competência através do conceito CHAE.
Nesta avaliação devemos ser extremamente criteriosos/as, comparando nossos conhecimentos, habilidades, atitudes e entregas com as exigências do mercado. Uma avaliação pouco criteriosa pode dar-nos uma falsa visibilidade de nossas reais aspirações.
Preencha a Tabela 3, indicando seus componentes do CHAE, exercitando a memória, identificando seus conhecimentos e habilidades técnicas, suas atitudes (que definem os comportamentos) e as entregas (suas contribuições para os resultados da empresa) realizadas aglutinando os conceitos dos CHA.
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