Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento da carreira - Parte 2

A GESTÃO DA SUA CARREIRA

Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.

1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010

2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.

3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças;

4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;

5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
______________________________________________________________________________________

2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1.

ASSUMINDO O CONTROLE DE SUA VIDA

Começando a exercitar nossas decisões, vamos trabalhar no planejamento e gerenciamento de vida e carreira, identificando todas as etapas necessárias para elaborarmos, com consistência, um programa que nos permita assumir o controle de nossa vida e carreira e buscar os resultados que tragam as nossas sonhadas realizações.

Sugiro que todas as vezes que for trabalhar neste assunto, crie um arquivo, onde pode anotar tudo e pode revisar as anotações para não se esquecer de nenhum tópico a ser trabalhado. Baixe as tabelas orientativas, para que sirvam de base para seus próximos passos.

Sugiro também que você identifique um mentor (*) para sua carreira.

(*) Mentor: Pessoa de muita confiança, de preferência mais experiente que você. Este profissional te ajuda pensando em alternativas, discutindo os prós e os contras dos caminhos, pessoais e profissionais, que você pretende escolher. O mentor experiente discute muito todos os assuntos, mas isenta-se na hora da decisão, deixando esta incumbência para você.

O mentor deve, de preferência ser uma pessoa de confiança, pois este estará indicando e discutindo situações onde suas decisões diferem de seus objetivos de longo prazo, o que pode causar desconfortos no caso de falta de confiança.

Estaremos desenvolvendo um planejamento de vida e carreira integrado, onde vamos trabalhar as 5 esferas que norteiam nossa vida, são elas:

Esfera Pessoal: Tornando-nos pessoas melhores;

Esfera Social: Melhorando o ambiente em que vivemos e trabalhando nossa rede de relacionamento;

Esfera Físico-Lazer: Cuidando do corpo físico e do descanso da mente;

Esfera Familiar: Dedicação à família de onde viemos e dedicação à família que constituímos ou iremos constituir;

Esfera Profissional: Metas profissionais a serem atingidas através de funções dentro de empresa; Atividades empreendedoras dentro de empresas, ou através de foco em negócio próprio;


Estrutura de um projeto de vida e carreira.














Etapa 1

Auto-avaliação e autoconhecimento

Autoavaliação

Iniciamos fazendo uma auto-avaliação de como nos percebemos estar atualmente, comparado com a expectativa que tínhamos 5 ou 10 anos atrás, em relação aos dias de hoje.

Esta auto-avaliação deverá ser realizada para todas as esferas consideradas acima.

Nesta auto-avaliação identificamos como estamos e como gostaríamos de estar.

Se estivermos como imaginávamos estar, ótimo. Boa indicação de que estamos indo bem. Decidimos continuar assim se nossas expectativas estão sendo atendidas naturalmente.

Se não estamos como imaginávamos estar, vamos identificar estas diferenças e começarmos a identificar tudo o que estiver ao nosso alcance de realizar.

Nesta análise, já podemos iniciar a tomar as decisões para obtermos controle sobre as nossas ações, identificando que a responsabilidade de transformarmos, em primeiro lugar, a nossa percepção sobre nós mesmos, é nossa.

Utilize a Tabela 2 para construir em sua auto-avaliação.

Identificar os componentes das competências CHAE(**):

• Seus principais Conhecimentos e suas principais Habilidades técnicas;

• Atitudes que suportam seus movimentos pessoais e profissionais;

• Entregas que realizou exercitando a integração do Conhecimento, da Habilidade e da Atitude.


(**) Até alguns anos atrás, definíamos competências como sendo a conjunção do Conhecimento, Habilidades e Atitudes, muito conhecido como o conceito CHA.

Pouco tempo atrás, o Dr. Joel Dutra, acrescentou à este conceito, a Entrega, onde o mercado exige que, com a integração dos conceitos originais (CHA) produza resultados consoantes com as necessidades das empresas perante seus clientes e seus acionistas.

Quando tratarmos de competências neste blog, vamos considerar competência através do conceito CHAE.

Nesta avaliação devemos ser extremamente criteriosos/as, comparando nossos conhecimentos, habilidades, atitudes e entregas com as exigências do mercado. Uma avaliação pouco criteriosa pode dar-nos uma falsa visibilidade de nossas reais aspirações.

Preencha a Tabela 3, indicando seus componentes do CHAE, exercitando a memória, identificando seus conhecimentos e habilidades técnicas, suas atitudes (que definem os comportamentos) e as entregas (suas contribuições para os resultados da empresa) realizadas aglutinando os conceitos dos CHA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof