Pular para o conteúdo principal

Lançamento do BlogdoFloro

Pessoal,


Tenham que tenham um 2010 de muitas realizações.

No Domingo, 10/01/2010, no caderno de empregos do Correio Popular, Campinas – SP, foi publicada uma matéria sobre a hora certa de se reavaliar a carreira e mudar de emprego, onde fui convidado a participar.

Das discussões e posicionamentos, o momento da decisão de se fazer o que precisa ser feito, parece ser o mais crítico dentro de um processo de mudança.

Estou lançando meu blog para discutir estes assuntos e entender porquê existe a dificuldade em tomarmos as decisões que sabemos ser necessárias, principalmente, relacionadas à nós mesmos.

O objetivo do BlogdoFloro é trazer este assunto para podermos discutir e trocar informações a respeito de situações reais referentes às estas decisões que estão presentes em nosso dia-a-dia.

O blog inicia-se com o artigo publicado neste Domingo (10/01/2010) no Correio Popular e, na sequencia, apresento uma sugestão de roteiro para que você possa ser o Gestor de sua Carreira.

Comente, apresente suas situações reais, participe.

Dentro da órbita da nossa vida, podemos ver nosso passado, mas a única coisa que está sob nosso controle e sob a nossa decisão,é o nosso futuro.

Um abraço!

Comentários

Anônimo disse…
Prezado Floro, acredito que as decisões estão muito relacionadas as experências de vida, se ela teve uma infância privada de determinados confortos da vida.

Minha experiência mostra que pessoas que enfretaram as dificuldades da vida são pessoas comprometidas e que buscam objetivos claros e definidos.

Um outro fator que contribui para a pessoa se mais atirada ou mais precavida, esta na dependência da pessoa com o emprego. Se a pessoa tiver uma condição financeira que lhe permita ficar 3 anos parada, sem qualquer remuneração. Essa condição permite assumir riscos com maior facilidade, consequentemente mudanças são simples.

Acredito que dentro da órbita de nossas vidas temos o controle apenas do presente, pois o "futuro é uma estrada e ninguém sabe onde vai dar" ( Aquarela de Toquinho).


Abraços,

Marco Munhoz

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u
Comentários Floro: Muito interessante a bordagem do "Novo mercado de trabalho", desenvolvida pelo José Luis Amâncio, mostrando de uma forma clara os principais pontos que ajudam a fazer a diferença; Reputo como sendo a comunicação clara uma fonte efetiva de possibilidades de abertura das portas; Durante muito tempo eu encontrava a definição de comunicação como a troca de informações entre 2 pessoas ou 2 pontos; Hoje, na convivência corporativa, este requisito apresenta-se como um diferencial capaz de alavancar progresso profissional, destacando-se a comunicação como tendo a certeza de que o emissor da mensagem conseguiu fazer-se entender. Enfatizo a importância de quem precisa comunicar alguma coisa, deve passar a informação da forma mais clara possível e assegurar que o receptor ou receptores entenderam o conteúdo e a intenção do que se quiz passar. Exercite sua comunicação assumindo a responsabilidade pela certeza de que a parte receptora pode compreender tudo.