Pular para o conteúdo principal

Avaliação das competências

gTenho entrevistado profissionais que já atuam como gestores/gestoras e muitos que estão buscando oportunidades de atuar como gestores/gestoras.

Quando pergunto sobre quais são seus pontos fortes, suas principais competências, a grande maioria desses/as profissionais titubeiam.

Um trabalho de autoavaliação de suas principais competências torna-se crucial para que você se fortaleça, pois são através destas competências indicadas e que serão testadas pelos/as entrevistadores/as, é que acontecerá sua contratação e serão criadas as expectativas das empresas em relação ao seu desempenho.

Sugiro que você estude sua descrição de cargo (peça para o pessoal do RH) e veja quais as competências esperadas de você. Faça uma avaliação crítica de como você está em relação à estas competências, ou seja avalie para cada uma das competências se você atende, extrapola ou está aquém do que é esperado de você.

Assim é factível que você estruture um discurso sobre suas principais competências, e se prepare também para responder a pergunta seguinte, que tem incomodados os/as profissionais, que é: Me diga quais são seus pontos de melhorias?

Esta pergunta traz um grande desconforto, principalmente sobre a dúvida do que responder na hora da entrevista

O objetivo desta pergunta é saber so o/a profissional tem uma autoavaliãção e uma visibilidade de suas limitações, presentes em todos os serem humanos.

Não se preocupe em dizer que você tem pontos de melhorias. Aliás este é o objetivo da pergunta, uma resposta clara e franca dizendo o que você tem como destaque de competências e uma indicação clara do que precisa ser melhorado, te darão uma visibilidade clara de que você sabe de suas limitações e, melhor ainda, mostar um plano de ação para buscar e aprimorar estes pontos de melhorias que você mesmo detectou.

Este preparo te ajuda a mudar sua estória e melhorar sua capacitação para ter mais consistência em sua evolução profissional.

O próximo passo está na avaliação das competências da próxima função que você está buscando, dentro ou fora da empresa que você está.
Busque entender o que a função exige, avalie criticamente como você está e trace um plano para obtê-las.

Sucesso!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof