Pular para o conteúdo principal

Profissionais ca geração Y

Um dos grandes desafios dos líderes está em interfacear com os profissinais da geração Y.
Veja uma definição do wikipedia sobre o tema.
Resumindo, a geração Y requer resultados a curto prazo, querem ser reconhecidos de uma forma mais rápida. Os profissionais da geração Y é muito bem formada e tem um ótimo suporte da família.
Por isso não tem como ponto forte paciencia para que as coisas aconteçam.
Ouço muitos gestores reclamando que a geração Y não veste a camisa da empresa.
Esta é uma visão que os gestores estão tendo de uma turma que está mais preocupada com a sua evolução pessoal e profissional.
Não devemos esquecer que a grande maioria do tempo passado, a empresa também não se preocupou com a evlução do funcionário, focando nos objetivos de crescimento da empresa.
Vejo como uma reviravolta extrema, porém, não consigo avaliar que estejam errados.
Voltando ao exercício do gestor para este ponto, está em que este consiga formas de inspirar os integrantes da geração Y. Uma forma de exercer esta influência é o de tratar os profissionais como "voluntários", ou seja, os profissionais estão na empresa e na função porquê eles escolheram estar lá e a decisão de continuar na empresa, continuará sendo desses profissionais.
Quando os gestores exercitam esta forma de liderar "voluntários", o esforço estará em inspirar esses profissionais com desafios, crescimento profissional e recompensas emocionais e financeiras, os profissionais estarão decidindo ficar e crescer na empresa em que estejam atuando.
Também cabe a gestor mostrar que, em alguns momentos, para os integrantes da geração Y, é importante trabalhar um pouco mais com a paciência, que é, e continuará sendo, uma virtude interessante, quando usada de uma forma mais equilibrada.
Sugiro à todos que participem de clubes de serviços, por exemplo, Lions, Rotary ou outros, onde vocês estarão convivendo e também gerindo (esta é uma das funções dos clubes de serviços, treinar líderes) voluntários. Além disso, é claro, você estará prestando serviços voluntários, que, na maioria das vezes, traz mais realização para quem presta o serviço, do que para quem recebe o serviço.

Sucesso!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...