Pular para o conteúdo principal

Profissionais ca geração Y

Um dos grandes desafios dos líderes está em interfacear com os profissinais da geração Y.
Veja uma definição do wikipedia sobre o tema.
Resumindo, a geração Y requer resultados a curto prazo, querem ser reconhecidos de uma forma mais rápida. Os profissionais da geração Y é muito bem formada e tem um ótimo suporte da família.
Por isso não tem como ponto forte paciencia para que as coisas aconteçam.
Ouço muitos gestores reclamando que a geração Y não veste a camisa da empresa.
Esta é uma visão que os gestores estão tendo de uma turma que está mais preocupada com a sua evolução pessoal e profissional.
Não devemos esquecer que a grande maioria do tempo passado, a empresa também não se preocupou com a evlução do funcionário, focando nos objetivos de crescimento da empresa.
Vejo como uma reviravolta extrema, porém, não consigo avaliar que estejam errados.
Voltando ao exercício do gestor para este ponto, está em que este consiga formas de inspirar os integrantes da geração Y. Uma forma de exercer esta influência é o de tratar os profissionais como "voluntários", ou seja, os profissionais estão na empresa e na função porquê eles escolheram estar lá e a decisão de continuar na empresa, continuará sendo desses profissionais.
Quando os gestores exercitam esta forma de liderar "voluntários", o esforço estará em inspirar esses profissionais com desafios, crescimento profissional e recompensas emocionais e financeiras, os profissionais estarão decidindo ficar e crescer na empresa em que estejam atuando.
Também cabe a gestor mostrar que, em alguns momentos, para os integrantes da geração Y, é importante trabalhar um pouco mais com a paciência, que é, e continuará sendo, uma virtude interessante, quando usada de uma forma mais equilibrada.
Sugiro à todos que participem de clubes de serviços, por exemplo, Lions, Rotary ou outros, onde vocês estarão convivendo e também gerindo (esta é uma das funções dos clubes de serviços, treinar líderes) voluntários. Além disso, é claro, você estará prestando serviços voluntários, que, na maioria das vezes, traz mais realização para quem presta o serviço, do que para quem recebe o serviço.

Sucesso!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof