Comentado por José Floro Sinatura Barros
O principal motivo dessas empresas terem se destacado na preferência dos jovens, está na visão que estas empresas desenvolveram de atender aos anseios dos jovens, integrantes da Geração Y.
Esses jovens, como identificado em suas aspirações, dão muita importância aos desafios profissionais em que são colocados:
A possibilidade de reconhecimento, principalmente o individualizado;
A possibilidade de crescer de acordo com os resultados alcançados;
Regras claras e abertas para o crescimento;
Possibilidade do crescimento profissiomnal contínuo.
Fácil perceber que não é fácil reter esses profissionais rápidos e que não querem perder nenhuma oportunidade de reconhecimento e de crescimento.
Também facil perceber que se estas empresas não conseguirem adaptarem-se também à esta geração, cuidando da integração com os mais experientes, terão muito mais problemas.
Sucesso à todos!
Vejam, na íntegra, o artigo publicado pela Revista Época:
Em quais empresas os jovens querem trabalhar?
Pesquisa feita no mundo todo elege os empregadores ideais segundo os universitários
Daniella Cornachione
Os universitários brasileiros consideram, como empresas dos sonhos para trabalhar, companhias brasileiras. Essa é uma tendência tipicamente nacional, e foi constatada pela consultoria norte-americana Universum, que entrevista milhares de universitários no mundo uma vez por ano. “Percebemos que as empresas internacionais ainda não conseguiram se estabelecer plenamente no mercado de (disputa por) talentos no Brasil”, diz o presidente da Universum, Michal Kalinowski.
Os rankings de preferência dos estudantes são divididos em cinco áreas: negócios, engenharia, tecnologia da informação, ciências e humanidades/artes/educação. Não existe uma lista comum a todos. Mas mesmo com a divisão, dá para perceber quais são as tendências gerais. A Petrobras foi a campeã nacional. “A força da atratividade da Petrobras é um ótimo reconhecimento. Ser líder no mercado nem sempre é ser o empregador ideal também”, afirma o presidente da Universum, Michal Kalinowski.
A grande exceção é o Google, queridinho entre os estudantes de TI e Humanas. Além de aparecer nas primeiras posições em outras duas áreas. O Google é uma unanimidade mundial, de acordo com o levantamento da Universum. A empresa é admirada por estudantes do mundo todo. O ambiente informal, com tobogãs no lugar de escadas e doces grátis, parece ter conquistado os jovens. Nos EUA, o Google é a empresa número 1 entre os estudantes de negócios. Em 2009 e 2008, aparecia em segundo lugar, atrás da Ernst & Young, que é britânica. Confira o top 10 norte-americano na área de gestão e negócios:
Em 2010, 25 países participaram da pesquisa, chamada de Empregador Ideal. Pela primeira vez, o Brasil foi um dos participantes. É o primeiro país sul-americano avaliado pela consultoria. Mais de 11 mil universitários brasileiros responderam questionários, entre fevereiro e abril deste ano, sobre suas expectativas em relação às empresas, e elegeram as preferidas.
Confira as 10 preferidas, no Brasil e nos EUA, de acordo com a área de estudo dos universitários:
EUA
Gestão/negócios
1) Google
2) Ernst & Young
3) PricewaterhouseCoopers, LLP
4) Deloitte
5) Walt Disney Company
6) KPMG LLP
7) J.P. Morgan
8) Apple Computer
9) Goldman Sachs
10) Nike
BRASIL
Gestão/negócios
1) Petrobras
2) Google
3) Unilever
4) Vale
5) Nestlé
6) Ambev
7) Itaú Unibanco
8) The Coca-Cola Company
9) Banco do Brasil
10) Banco Bradesco
Engenharia
1) Petrobras
2) Vale
3) Google
4) Construtora Norberto Odebrecht
5) Embraer
6) Microsoft
7) Gerdau
8) Fiat
9) Eletrobras
10) BMW
Tecnologia da Informação
1) Google
2) Microsoft
3) IBM
4) Intel
5) Petrobras
6) Dell
7) Oracle
8) Banco do Brasil
9) Sony
10) Hewlett-Packard
Ciências Naturais
1) Petrobras
2) Vale
3) Bayer
4) Nestlé
5) Banco do Brasil
6) Monsanto
7) Google
8) Unilever
9) Microsoft
10) Bunge Alimentos
Humanidades/Artes/Educação
1) Google
2) Editora Abril
3) Petrobras
4) Vale
5) The Coca-Cola Company
6) Unilever
7) Nestlé
8) Banco do Brasil
9) Microsoft
10) Adidas
O principal motivo dessas empresas terem se destacado na preferência dos jovens, está na visão que estas empresas desenvolveram de atender aos anseios dos jovens, integrantes da Geração Y.
Esses jovens, como identificado em suas aspirações, dão muita importância aos desafios profissionais em que são colocados:
A possibilidade de reconhecimento, principalmente o individualizado;
A possibilidade de crescer de acordo com os resultados alcançados;
Regras claras e abertas para o crescimento;
Possibilidade do crescimento profissiomnal contínuo.
Fácil perceber que não é fácil reter esses profissionais rápidos e que não querem perder nenhuma oportunidade de reconhecimento e de crescimento.
Também facil perceber que se estas empresas não conseguirem adaptarem-se também à esta geração, cuidando da integração com os mais experientes, terão muito mais problemas.
Sucesso à todos!
Vejam, na íntegra, o artigo publicado pela Revista Época:
Em quais empresas os jovens querem trabalhar?
Pesquisa feita no mundo todo elege os empregadores ideais segundo os universitários
Daniella Cornachione
Os universitários brasileiros consideram, como empresas dos sonhos para trabalhar, companhias brasileiras. Essa é uma tendência tipicamente nacional, e foi constatada pela consultoria norte-americana Universum, que entrevista milhares de universitários no mundo uma vez por ano. “Percebemos que as empresas internacionais ainda não conseguiram se estabelecer plenamente no mercado de (disputa por) talentos no Brasil”, diz o presidente da Universum, Michal Kalinowski.
Os rankings de preferência dos estudantes são divididos em cinco áreas: negócios, engenharia, tecnologia da informação, ciências e humanidades/artes/educação. Não existe uma lista comum a todos. Mas mesmo com a divisão, dá para perceber quais são as tendências gerais. A Petrobras foi a campeã nacional. “A força da atratividade da Petrobras é um ótimo reconhecimento. Ser líder no mercado nem sempre é ser o empregador ideal também”, afirma o presidente da Universum, Michal Kalinowski.
A grande exceção é o Google, queridinho entre os estudantes de TI e Humanas. Além de aparecer nas primeiras posições em outras duas áreas. O Google é uma unanimidade mundial, de acordo com o levantamento da Universum. A empresa é admirada por estudantes do mundo todo. O ambiente informal, com tobogãs no lugar de escadas e doces grátis, parece ter conquistado os jovens. Nos EUA, o Google é a empresa número 1 entre os estudantes de negócios. Em 2009 e 2008, aparecia em segundo lugar, atrás da Ernst & Young, que é britânica. Confira o top 10 norte-americano na área de gestão e negócios:
Em 2010, 25 países participaram da pesquisa, chamada de Empregador Ideal. Pela primeira vez, o Brasil foi um dos participantes. É o primeiro país sul-americano avaliado pela consultoria. Mais de 11 mil universitários brasileiros responderam questionários, entre fevereiro e abril deste ano, sobre suas expectativas em relação às empresas, e elegeram as preferidas.
Confira as 10 preferidas, no Brasil e nos EUA, de acordo com a área de estudo dos universitários:
EUA
Gestão/negócios
1) Google
2) Ernst & Young
3) PricewaterhouseCoopers, LLP
4) Deloitte
5) Walt Disney Company
6) KPMG LLP
7) J.P. Morgan
8) Apple Computer
9) Goldman Sachs
10) Nike
BRASIL
Gestão/negócios
1) Petrobras
2) Google
3) Unilever
4) Vale
5) Nestlé
6) Ambev
7) Itaú Unibanco
8) The Coca-Cola Company
9) Banco do Brasil
10) Banco Bradesco
Engenharia
1) Petrobras
2) Vale
3) Google
4) Construtora Norberto Odebrecht
5) Embraer
6) Microsoft
7) Gerdau
8) Fiat
9) Eletrobras
10) BMW
Tecnologia da Informação
1) Google
2) Microsoft
3) IBM
4) Intel
5) Petrobras
6) Dell
7) Oracle
8) Banco do Brasil
9) Sony
10) Hewlett-Packard
Ciências Naturais
1) Petrobras
2) Vale
3) Bayer
4) Nestlé
5) Banco do Brasil
6) Monsanto
7) Google
8) Unilever
9) Microsoft
10) Bunge Alimentos
Humanidades/Artes/Educação
1) Google
2) Editora Abril
3) Petrobras
4) Vale
5) The Coca-Cola Company
6) Unilever
7) Nestlé
8) Banco do Brasil
9) Microsoft
10) Adidas
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