Pular para o conteúdo principal

As empresas dos sonhos para os jovens trabalharem (Artigo publicado pela Revista Época)

Comentado por José Floro Sinatura Barros

O principal motivo dessas empresas terem se destacado na preferência dos jovens, está na visão que estas empresas desenvolveram de atender aos anseios dos jovens, integrantes da Geração Y.

Esses jovens, como identificado em suas aspirações, dão muita importância aos desafios profissionais em que são colocados:
A possibilidade de reconhecimento, principalmente o individualizado;
A possibilidade de crescer de acordo com os resultados alcançados;
Regras claras e abertas para o crescimento;
Possibilidade do crescimento profissiomnal contínuo.

Fácil perceber que não é fácil reter esses profissionais rápidos e que não querem perder nenhuma oportunidade de reconhecimento e de crescimento.
Também facil perceber que se estas empresas não conseguirem adaptarem-se também à esta geração, cuidando da integração com os mais experientes, terão muito mais problemas.

Sucesso à todos!

Vejam, na íntegra, o artigo publicado pela Revista Época:

Em quais empresas os jovens querem trabalhar?


Pesquisa feita no mundo todo elege os empregadores ideais segundo os universitários

Daniella Cornachione

Os universitários brasileiros consideram, como empresas dos sonhos para trabalhar, companhias brasileiras. Essa é uma tendência tipicamente nacional, e foi constatada pela consultoria norte-americana Universum, que entrevista milhares de universitários no mundo uma vez por ano. “Percebemos que as empresas internacionais ainda não conseguiram se estabelecer plenamente no mercado de (disputa por) talentos no Brasil”, diz o presidente da Universum, Michal Kalinowski.

Os rankings de preferência dos estudantes são divididos em cinco áreas: negócios, engenharia, tecnologia da informação, ciências e humanidades/artes/educação. Não existe uma lista comum a todos. Mas mesmo com a divisão, dá para perceber quais são as tendências gerais. A Petrobras foi a campeã nacional. “A força da atratividade da Petrobras é um ótimo reconhecimento. Ser líder no mercado nem sempre é ser o empregador ideal também”, afirma o presidente da Universum, Michal Kalinowski.

A grande exceção é o Google, queridinho entre os estudantes de TI e Humanas. Além de aparecer nas primeiras posições em outras duas áreas. O Google é uma unanimidade mundial, de acordo com o levantamento da Universum. A empresa é admirada por estudantes do mundo todo. O ambiente informal, com tobogãs no lugar de escadas e doces grátis, parece ter conquistado os jovens. Nos EUA, o Google é a empresa número 1 entre os estudantes de negócios. Em 2009 e 2008, aparecia em segundo lugar, atrás da Ernst & Young, que é britânica. Confira o top 10 norte-americano na área de gestão e negócios:

Em 2010, 25 países participaram da pesquisa, chamada de Empregador Ideal. Pela primeira vez, o Brasil foi um dos participantes. É o primeiro país sul-americano avaliado pela consultoria. Mais de 11 mil universitários brasileiros responderam questionários, entre fevereiro e abril deste ano, sobre suas expectativas em relação às empresas, e elegeram as preferidas.

Confira as 10 preferidas, no Brasil e nos EUA, de acordo com a área de estudo dos universitários:

EUA

Gestão/negócios

1) Google

2) Ernst & Young

3) PricewaterhouseCoopers, LLP

4) Deloitte

5) Walt Disney Company

6) KPMG LLP

7) J.P. Morgan

8) Apple Computer

9) Goldman Sachs

10) Nike


BRASIL

Gestão/negócios

1) Petrobras

2) Google

3) Unilever

4) Vale

5) Nestlé

6) Ambev

7) Itaú Unibanco

8) The Coca-Cola Company

9) Banco do Brasil

10) Banco Bradesco


Engenharia

1) Petrobras

2) Vale

3) Google

4) Construtora Norberto Odebrecht

5) Embraer

6) Microsoft

7) Gerdau

8) Fiat

9) Eletrobras

10) BMW


Tecnologia da Informação

1) Google

2) Microsoft

3) IBM

4) Intel

5) Petrobras

6) Dell

7) Oracle

8) Banco do Brasil

9) Sony

10) Hewlett-Packard


Ciências Naturais

1) Petrobras

2) Vale

3) Bayer

4) Nestlé

5) Banco do Brasil

6) Monsanto

7) Google

8) Unilever

9) Microsoft

10) Bunge Alimentos


Humanidades/Artes/Educação

1) Google

2) Editora Abril

3) Petrobras

4) Vale

5) The Coca-Cola Company

6) Unilever

7) Nestlé

8) Banco do Brasil

9) Microsoft

10) Adidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...