Pular para o conteúdo principal

Visão do futuro

Pessoal,
Semana passada estivemos, em aula com o Dr. Joel Dutra, em nosso curso de especialização em carreiras, discutindo a fundamentação de exercitarmos a visualização do nosso futuro profissional.
Não deixa de ser uma atividade um tanto quanto difícil, devido à pouca dedicação que costumamos dispender para nossa carreira.
Foi interessante confirmarmos, visualizando nossos clientes e orientandos, que quando dedicam-se a visualizar e planejar sua carreira, com muita frequência imaginam-se na crescendo na atual empresa, avaliando-se do organograma atual, vigente na empresa.
Nada de mal nesta forma de trabalho.
Porém, como estamos vivenciando nos dias de hoje, as mudanças estão acontecendo de uma forma bastante rápida, com fusões, aquisições e novas formatações de negócios.
As formas que sugerimos é que na visualização de nossas atividades futuras, possamos manter o foco em nossas maiores potencialidades, onde, através de nossas competências e de nossos pontos de destaque, podemos buscar nossas realizações, alinhadas com os objetivos das empresas onde estamos atuando.
Precisamos realizar alguns exercícios de desprendimento, identificando nossas principais realizações e objetivos de longo prazo, sem estarmos muito preocupados com os cenários atuais (podemos usá-los como referência), mas sim voltados para criarmos uma visão onde nos vemos desenvolvendo atividades, e negócios, que nos tragam realizações.
O foco deste assunto está em criarmos uma visão de futuro, desenvolvendo nossas competências, habilidades e atitudes que nos permitam entregar os resultados buscados e, consequentemente, nossas atingirmos nossas realizações pessoais e profissionais.
Um abraço!
Floro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof