Pular para o conteúdo principal

Visão do futuro

Pessoal,
Semana passada estivemos, em aula com o Dr. Joel Dutra, em nosso curso de especialização em carreiras, discutindo a fundamentação de exercitarmos a visualização do nosso futuro profissional.
Não deixa de ser uma atividade um tanto quanto difícil, devido à pouca dedicação que costumamos dispender para nossa carreira.
Foi interessante confirmarmos, visualizando nossos clientes e orientandos, que quando dedicam-se a visualizar e planejar sua carreira, com muita frequência imaginam-se na crescendo na atual empresa, avaliando-se do organograma atual, vigente na empresa.
Nada de mal nesta forma de trabalho.
Porém, como estamos vivenciando nos dias de hoje, as mudanças estão acontecendo de uma forma bastante rápida, com fusões, aquisições e novas formatações de negócios.
As formas que sugerimos é que na visualização de nossas atividades futuras, possamos manter o foco em nossas maiores potencialidades, onde, através de nossas competências e de nossos pontos de destaque, podemos buscar nossas realizações, alinhadas com os objetivos das empresas onde estamos atuando.
Precisamos realizar alguns exercícios de desprendimento, identificando nossas principais realizações e objetivos de longo prazo, sem estarmos muito preocupados com os cenários atuais (podemos usá-los como referência), mas sim voltados para criarmos uma visão onde nos vemos desenvolvendo atividades, e negócios, que nos tragam realizações.
O foco deste assunto está em criarmos uma visão de futuro, desenvolvendo nossas competências, habilidades e atitudes que nos permitam entregar os resultados buscados e, consequentemente, nossas atingirmos nossas realizações pessoais e profissionais.
Um abraço!
Floro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Novas profissões surgindo. Como acompanhar?

Pessoal, Muito boa tarde! Espero que vocês estejam bem. Tenho recebido várias consultas sobre as carreiras mais requisitadas no Brasil nesses próximos anos. Muitos me perguntando se eu recomendo a engenharia de petróleo para quem está para iniciar a faculdade. Vamos lá! Estamos vivendo no Brasil o boom do petróleo, ainda mais nos aproximando da era pré-sal, onde nos próximos anos, até 2020 todos os holofotes estarão voltados para a exploração e a perfuração de poços em águas cada vez mais profundas, onde a PETROBRÁS já dá as cartas a muito tempo. Portanto, logicamente, é obvio imaginar que a hora é de partir para a Engenharia de petróleo. Em termos de evolução profissional, eu tenho uma visão mais abrangente sobre este assunto: Quero começar pela descrição da vaga que encontrei no site www.g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras , que discorre sobre esta carreira: Guia de carreiras: engenharia de petróleo Organização prevê criação de 2 milhões de ...