Pular para o conteúdo principal

Resiliência

Pessoal,
Boa tarde!
Um dos asssuntos mais em evidência nessas últimas semanas, esteve por conta do resgate dos mineiros no deserto do Chile.
Podemos imaginar a pressão psicológica que eles viveram durante os 70 dias em que estiveram soterrados e isolados.
Voltamos a ouvir muito da característica de resiliência que se esperava que essas pessoas tivessesm para que não sofressem sequelas durante o período de stress em que passaram e depois desse período.
Relacionando a caracteristica de resiliência com o mercado de trabalho, percebo que a maioria das matérias relacionadas com trabalho e carreira profissional, envolve o conceito de resiliência.
Avalio como clara a mensagem de que, daqui para frente, estaremos vivendo em clima cada vez mais competitivo e a pressão do dia-a-dia também será crescente para os/as profissionais.
O engajamento e a responsabilidade exigida dos profissionais ainda requer muita dedicação ao trabalho e, por ainda muitas vezes, além do horário normal de trabalho, incluindo também as longas viagens.
Além do stress gerado pelo ambiente de trabalho, enfrentaremos a pressão da família e dos amigos, que certamente disputarão nossa atenção.
Um planejamento entre atividades de trabalho e vida pessoal pode facilitar a não deixarmos para tras o contato com pessoas que realmente são importantes para nós, não deixando de lado a nossa elmejada evolução na vida profissional, cada vez mais demandante.
Conseguirmos uma característica resiliente está em convivermos em ambientes de muita pressão por resultados e escolhermos lazer de qualidade com pessoas mais próximas, o que nos permite estarmos prontos para novas situações ainda de mais pressão.
Saiba que estas situações serão cada vez mais frequentes.
Prepare-se para conviver nesses ambientes e divirta-se com qualidade sempre que puder.
Um abraço!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...