Pular para o conteúdo principal

Nomenclaturas do mercado (hunting, outplacement, coaching, mentoring)

Pessoal,
Muito bom dia!

Tenho recebido muitas dúvidas em relação aos serviços disponibilizados no mercado.
Profissionais se confundem com as diversas nomenclaturas existentes.

Vamos falar aqui da conceituação dos seguintes serviços:

Primeira parte: Head Hunter (Hunting); Recrutamento e seleção; Outplacement;

Segunda parte: Coaching; Mentoring; Career counseling;


Primeira parte:

Head Hunter (Hunting):
Termo em inglês, que em português significa "caçador de cabeça", ajustado para a realidade do trabalho, caçadores de talentos; Gerando e expressão: Hunting, buscando talentos.

Atividade contratada, exclusivamente, pelas empresas que estão buscando profissionais no mercado; Consequentemente os honorários das empresas de Hunting são pagos 100% pelas empresas contratantes, nunca pelos/as candidatos/as.


Esta atividade, normalmente, é utilizada na busca de executivos/as de níveis mais elevados (Gerentes seniores, Diretores, Vice-presidentes e Presidentes); Me perdoe a Dilma, mas as presidentes mulheres, estão incluidas no termo Presidentes;

Os Hunters mapeiam no mercado onde estão os profissionais que podem atender às exigencias das vagas e começam a entrar em contato, através da rede de relacionamento e dos contatos já desenvolvidos pelo próprio Hunter;

Neste momento, aos profissionais que não tem interesse em continuar a participar do processo, os Hunters solicitam indicações desses profissionais. Neste momento a Rede de relacionamento funciona até chegar esta indicação ao Hunter sobre você. Por isso você recebe ligações de Hunters sem ter enviado seu CV.

Ao utilizar o processo de Hunting, as vagas trabalhadas, quase nunca são divulgadas. Muitas vezes até pelo fato dessas contratações estarem sendo feitas para substituir o executivo/a que, atualmente, ocupa a posição

O Hunter entra em contato, normalmente via telefone, diretamente com os/as possíveis candidatos/as e entrevistas são realizadas até sejam identificados profissionais que atendam aos requisitos e se interessem pelos desafios da vaga, pré-selecionando alguns candidatos;

Esses/as candidatos/as pré-selecionados são encaminhados para as empresas onde serão entrevistados/as e, para o/a escolhido/a será feita uma proposta de trabalho, contendo os desafios e as condições financeiras que esta vaga proporciona.

Caso o primeiro candidato escolhido aceite, o processo é encerrado e o candidato/a é contratado/a. Caso o/a candidato/a não aceite, o processo continua ainda com os/as pré-selecionados/as ou reunicia-se o processo.

Recrutamento e seleção:
Basicamente o mesmo processo apresentado no caso do Hunting, porém em niveis mais iniciais.

Atividade contratada, exclusivamente, pelas empresas que buscam profissionais, sendo o pagamento dos honorários dos recrutadores, feitos pela empresa contratante.

Neste caso, geralmente as vagas são divulgadas atravésda rede de relacionamento das empresas, jornais, revistas, internet.

Também neste momento são aceitas indicações de profissionais que possam ter os requisitos solicitados.

Algumas empresas contratantes divulgam seus nomes e outras não. Isso fica à critério das próprias empresas.

Os/As interessados/as enviam seus Currículos, respondendo aos anúncios ou expontaneamnete, para as empresas de Recrutamento e seleção, que triam os Currúculos e entrevistam os/as candidatos/as pré-selecionados/as, encaminhando oa/as que mais aderem às expectativas das vagas.

O/A escolhido/a pela empresa recebe uma proposta de trabalho, caso aceite, o processo é encerrado e o/a profissional é contratado/a. Caso o/a candidato/a não aceite, ofertas são realizadas ainda aos pré-selecionados ou reinicia-se o processo.

Em alguns casos, acordo entre as empresas contratantes e as empresas recrutadoras, as empresas recrutadoras são autorizadas a cobrarem os honorários dos candidatos.

Essa é uma prática que eu, particularmente, não gosto. Sugiro que se você estiver em uma situação dessa, onde a empresa recrutadora estiver cobrando de você, que pense bem e veja as condições que esta empresa contratante está. Se não tem condições de pagar para empresas buscar candidatos, como poderá estar esta empresa em termos de consistencia financeira. Cuidado!


Outplacement:
Termo em inglês, que em português significa "recolocação".

Atividade geralmente contratada por empresas que demitem funcionários/as e desejam prover um acompanhamento e orientação deste/a para a reaproximação do mercado de trabalho.
Esta é uma atividade de responsabilidade social das empresas que retribuem a dedicação e empenho dos profissionais, na hora que esses não são mais necessários.

Os/as profissionais demitidos/as são assistidos/as psicologicamente, no momento do impacto do desligamento e na preparação para reaproximação do mercado, em atividades como desenvolvimento de networking, preparação de Currículo e entrevistas,

No caso de outplacement, existe uma série de empresas que oferecem este trabalho para pessoas físicas, cujos honorários devem ser pagos pelos próprios candidatos; Existem muitas empresas sérias. Existem também muitas empresas que não são sérias.

Uma forma fácil de reconhecer se a em´resa é ou não séria, é no caso desta empresa estipular um preço para que você participe dos processoas de recrutamento e seleção; Muitas delas aceitam a´té cartão de crédito e dividem os preços em várias vezes.

Empresas de outplacement sérias são as que desenvolvem um trabalho de acompanhamento dos profissionais e orientação para a busca e avaliação das oportunidades de mercado.

Dentro de mais alguns dias, completo e divuldo a segunda parte.

Um abraço!
Sucesso à todos

Floro

Comentários

Leidivan disse…
Ótimo post! Estou desenvolvendo um projeto de T.C.C na área de Recrutamento e Seleção. Esta matéria sobre os diferenciais das nomenclaturas me ajudaram muito.

Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...