Pular para o conteúdo principal

Profissões do futuro

Pessoal,
Espero que tudo esteja bem com vocês.

Através de uma pesquisa periódica, o Governo americano publica as profissões que serão mais valorizadas no futuro.

Em linhas gerais podemos ver que a junção de engenharia com a área de saúde (uma das áreas que mais cresce devido à preocupação das pessoas com saúde e qualidade de vida).

Uma conscientização maior das pessoas em cuidar-se alavanca muito fortemente esta área.

Veja no link abaixo, alguns comentários e a matéria (em inglês) publicada recentemente nos Estados Unidos.

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/04/as-dez-profissoes-do-futuro/

Caso você tenha tido difuculdade na leitura, apresse-se. Sem o inglês e outras línguas, seu campo de atuação estará muito mais restrito à nogócios voltados para a economia local.

Profissões que serão mais procuradas nos próximos anos:

1. Engenheiro/a biomédico/a;
2. Analista de comunicação de dados e analista de sistemas de redes;
3. "Enfermeiro/a" à domicílio;
4. Acompanhante pessoal saúde;
5. Examinador (fiscal) financeiro;
6. Cientista médico;
7. Assistentes médicos;
8. Especialista em cuidados da pele;
9. Bioquímico e Biofísico;
10. Intrutor atlético;

Mostrando a matéria para um cliente, este mostrou-se totalmente frustrado, dizendo que não gosta dessas áreas extritamente técnicas.

Essa é uma visão distorcida da situação atual e do futuro, pois para que estas profissões decolem, serão necessários profissionais das áreas de finanças, contábeis, analistas fiscais, recursos humanos, treinamento, administrativos, advogados, cobradores, controllers e todas as outras atribuições necessárias ao desenvolvimento e crescimento das empresas.

Muito restrito analizar os "modismos" das profissões a curtíssimo prazo.

Recentemente fiz uma palestra sobre mercado de trabalho e um dos participantes me disse, com muito entusiamo, que iniciara o curso de engenharia civil neste ano de 2011, pois sabe do boom da construção civil para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Não comentei nada, como é de bom tom em nossa área, mas entendo que este estudante está fora do timminig. Com 5 anos de faculdade, ele concluirá o curso em 2015. Provavelmente nesta época as obras estarão concluidas ou em fase de conclusão, e esta profissão continuará a ser requisitada, porém sem a intensidade desses próximos anos..

Continue a perseguir as atividades que te trazem maior realização, pois nesta área escolhida seus resultados serão melhores com muito mais chances de reconhecimento.

Sucesso!

Floro

Comentários

yuri disse…
Parabéns, como sempre atendendo a necessidade, sem deixar de lado as realizações pessoais, te cito como exemplo em varias aulas que ministro.....

Valeu muito te ter como professor....

Eliane Araujo (turma ADM - Metrocamp)

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...