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Redes sociais com importância crescente nas decisões de compras

Comentários Floro:

Reforçando nossos comentários do artigo anterior, a tendência de ecommerce está crescendo de uma forma muito rápida.

Nós, profissionais, que buscamos crescimento em nossas carreiras, precisamos buscar acompanhar esta evolução e tendência para podermos colocar toda essa tecnologia ao nosso favor, nos ajudando na aproximação com esse mercado crescente.

As ferramentas das redes sociais, lançadas a muito pouco tempo, já desempenham um papel muito forte nas decisões de compras dos usuários da internet (que também cresce muito rápido!!!).

Com a advento da TV digital, teremos outra revolução mercadológica, que permitirá a interação e a compra imediata dos produtos que desfilam na telinha.

Novas ferramenras de marketing estão sendo trabalhadas e desenvolvidas para atender à esta nova fase do mercado.

Estamos todos os dias nos deparando com novidades em termos de mercado, tendendo a facilitar e possibilitar as compras de maneira mais cômoda, confortável e confiável.

Atualize-se! Sucesso!

Floro


Vejam o artigo na íntegra, escrito por Rogério Kobal:

O estudo é da HubSpot.com, onde apliquei a minha experiência de usuário, a análise das métricas dos projetos web que realizei desde que comecei a trabalhar e na realidade do cotidiano. Convido você a realizar o mesmo.

78% dos usuários pesquisam online antes de comprar

Eu me comporto assim e vejo que as pessoas ao meu redor também. Hoje, chegamos em uma loja já sabendo muito sobre o produto que desejamos e com frequência temos mais informação técnica do que os próprios vendedores. Vamos na loja para pegar o produto, fazer algumas perguntas de confirmação e confirmar algumas características.

O sucesso do Buscapé, Mercado Livre e do prório Google no Brasil é uma prova disso. O brasileiro realmente pesquisa antes de comprar, e aqueles que criarem informação relevante para ajudar o cliente a tomar uma melhor decisão antes da compra estarão a frente do cliente quando ele pensar em comprar o que você vende.

O uso de emails por jovens até 17 anos caiu 59% – preferem SMS, MSN e Redes Sociais.

Arrisco dizer que não são apenas jovens. Eu conheço consultores que descobriram o twitter em 2010 e desde então praticamente abandonaram seus sites e blogs e utilizam o twitter para trocar mensagens e até mesmo trabalhar.

Tenho clientes e fornecedores que preferem utilizar o MSN no lugar do e-mail por ser mais direto e instantâneo. O e-mail está se tornando cada vez mais uma ferramenta de registro de detalhes, de aprovação, de controle e por isso é menos utilizada no dia-a-dia.

78% dos profissionais lêem os seus e-mails em smartphones.

Aqui no Brasil a quantidade de Smartphones está longe da quantidade existente nos EUA. Mas é fato de que quem tem UTILIZA. Eu tenho amigos, que ocupam cargos de gerência que compraram o primeiro notebook este ano, pois “… não era necessário até então. Fazia tudo pelo iPhone.”

Mobile é uma tendência que vem para ficar. No Brasil literalmente engatinha, mas basta você perguntar numa sala quem está com o celular e quem está com o computador naquele momento e conferir a clara diferença.

Meu filho de 2 anos mexe no meu iPhone com os dedos. Quando pega meu Nextel que não tem tela touch ele fala “… quebô papai, … quebô.”. O presente é mobile e o futuro é touch.

40% dos usuários de smartphones comparam preços de produtos na web dentro de lojas físicas.

Eu faço isso sempre. Há um aplicativo do Google para iPhone que lê o código de barras do produto e lista todas as lojas que possuem, os preços, se está disponível e as lojas mais próximas de onde eu estou. Mas, funciona apenas nos EUA. Aqui no Brasil, o Buscapé lançou recentemente um aplicativo para iPhone que também pode ler o código de barras, mas funciona apenas para livros.

Hoje, mais ou menos 10% dos mais de 200 milhões de celulares em atividade no Brasil tem acesso à internet. Isso ainda não obriga o nosso varejo a ser multicanal, por isso se você encontrar um produto mais barato pelo celular e pedir para uma loja cobrir, na maioria das vezes você vai ouvir: “o site é como se fosse outra loja. Nosso site é nosso concorrente”; ou “ cobrimos apenas ofertas anunciadas em material impresso. “; “… no site é mais barato porque você vai pagar o frete.” A única vez que cobriram preços foi na Leroy Merlyn. Cobriram o preço de um produto que estava mais barato no site da Kalunga.

200 milhões de americanos se cadastraram no sistema nacional para não receber ligações de telemarketing.

Quem é que não fica de saco cheio de ligação de telemarketing querendo vender o que você não precisa.

41% das empresas B2B e 67% das empresas B2C conquistaram novos clientes através da Facebook.

A primeira fonte de tráfego do meu site são as pesquisas do Google.

A segunda é o Linkedin.

A terceira é o Twitter.

Já negociei várias oportunidades através das mensagens do Facebook, do MSN, do twitter.

84% dos jovens entre 25-34 anos PARARAM de visitar sites favoritos para evitar propaganda

Isso é óbvio! Ninguém quer ver o que não precisa. Enche o saco. Quem descobre o uso do RSS e leitores de feeds como o Google Reader têm acesso direto ao conteúdo sem passar pela propaganda. Cada vez mais propaganda é conteúdo e conteúdo é propaganda.

57% das empresas conquistaram novos clientes atráves dos seus blogs.

Fato! Se você não tem blog está perdendo uma riquíssima oportunidade de ter informações preciosas sobre as pessoas. Hoje todo mundo procura aprender mais sobre alguma coisa antes de comprar e se você tiver conteúdo que ajude as pessoas a tomarem as melhores decisões neste aspecto, você terá pessoas que se relacionam frequentemente com o seu site e poderão tornar-se clientes. Todas as vezes que eu publico conteúdo no meu site, o Google indexa e eu tenho picos de acesso. Se você não tem blog, você está desperdiçando um excelente canal de negócios.

O número de marketeiros americanos que consideram a Facebook “ultra importante”cresceu 83% nos últimos 2 anos.

Aqui no Brasil tem muita gente achando a mesma coisa, porém de forma superficial e ainda não descobriu como gerar resultados. Em suma, tanto o facebook quanto as demais mídias sociais servem para humanizar uma marca, estreitar relações.

Um exemplo legal de que é um canal muito importante é o fato da Agência África, do Nizan Guanaes, um dos principais publicitários do mundo, ter adotado sua página no facebook como site oficial, pois lá há interação direta com os usuários e no site não.

Empresas que blogam recebem 55% mais visitas no seu web site do que empresas que não blogam.

Entre os links patrocinados (pagos que ficam do lado direito da tela ) e os resultados de busca orgânicos (aqueles que não são pagos e ficam no meio da tela ) os usuários em média clicam 25% nos patrocinados e 75% nos orgânicos.

Se você bloga, você gera conteúdo mapeável pelo Google e se este conteúdo for único e de boa qualidade você poderá ser indexado nas primeiras posições que recebem cerca de 80% dos cliques. Isso é tráfego qualificado para o seu site pois cada vez mais as pessoas buscam respostas para suas dúvidas e se você ajuda-las estarão sempre acessando seu blog que deve estar vinculado ao seu site, se já não for o seu site.

Como sempre, este tipo de informação vem de fora. Pouco se produz no Brasil a respeito deste tipo de análise e pesquisa. Quando mais você comentar estes pontos com informações da sua realidade melhor para todos que poderão gerar mais negócios e fortalecer a economia do nosso pais.

Comente, concorde, discorde – diga alguma coisa, mas diga! Escolha um tópico e conte sua história. Vai esperar o quê? Um americano fazer uma pesquisa sobre como os brasileiros do seu mercado usam a internet?
Rogério Kobal

Comentários

Anônimo disse…
Prezado Floro,
Me desculpe mas só li o título desse tópico e em minha opinião temos que mudar um pouco o foco de como enxergar as coisas.
Redes sociais e outros correlatos não conseguem incluir uma grande porção da população no mercado de consumo.
Minhas experiências com essas redes não levaram a nada a não ser o fato de que agora sou constantemente assediado por pseudo-amigos me convidando para entrar em um monte de sites para que eles sejam beneficiados com descontos.
Voltemos a boa e velha prática de ligar ao menos uma vez por ano aos nossos verdadeiros amigos e colegas de trabalho que realmente fizeram diferenças em nossas vidas e a sensação de "rede social" será sentida com muito mais prazer.
E essa atitude com certeza renderá no futuro um excelente retorno quando precisarmos de indicações de onde comprar bem e barato.
Deixemos de nos esconder em redes sociais.
Vamos nos encontrar mais pessoalmente.
Grande abraço,
Antonio Bonin

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