Pular para o conteúdo principal

Entrevista por telefone? Prepare-se

Pessoal,
Boa noite!
Espero que estejam bem!

Recebi uma série de emails pedindo para comentar sobre entrevistas por telefone, que tem se tornado uma forma importante de mais uma forma de filtro no processo seletivo de empresas. 

Empresas estão usando esta forma de avaliação para perceber o poder de comunicação, o poder de síntese e a clareza das informações passadas pelos/as profissionais. Também será avaliada a objetividade na comunicação dos profissionais entrevistados por telefone.

A preparação para a entrevista é um ponto fundamental para que você se sinta com mais segurança e consiga articular melhor suas respostas.

Esta preparação consiste em pensar (e escrever) a respeito das possíveis perguntas que possam ser feitas, e responder as perguntas de uma forma mais estruturada, enfatizando os pontos principais, mais relevantes, evitando assim a surpresa das perguntas.

Comece pelo seu CV. Leia atentamente seu CV, pois será a parrtir dele que os entrevistadores irão preparar as perguntas.

Avalie quais poderiam ser as perguntas geradas através da leitura de seu CV. Prepare respostas consistentes, de acordo com sua experiência e vivência profissional. Abuse de exemplos que confirmem suas realizações, seus resultados e as mensagens que você deve passar, referente aos seus pontos que te destacam de outros/as profissionais.

Incluo aqui uma parte da matéria escrita por Rômulo Martins, sobre este assunto:


Por Rômulo Martins

Você já foi convidado a falar sobre suas experiências e expectativas profissionais via telefone? Se não, prepare-se. Qualquer profissional que busque emprego pode receber ligações do recrutador. Consultores explicam que a entrevista por telefone é feita para averiguar o perfil técnico do candidato. Portanto, qualquer contradição entre o que foi escrito no currículo e o que é falado ao telefone mina a continuidade do profissional no processo de seleção.

“O principal objetivo da entrevista por telefone é fazer uma triagem inicial para verificar se o candidato atende ao perfil básico da oportunidade em questão. Averigua-se formação, domínio de idioma, experiência requerida, pretensão salarial”, afirma Tais Targa, especialista em Entrevista do Empregos.com.br e manager partner da TTarga Career Consulting.
Objetividade e interesse pela vaga

Ao receber o telefonema do recrutador a recomendação é certificar-se da privacidade para conversar. Dada a impossibilidade sugira um horário e telefone. “Deve-se inclusive evitar prolongar o assunto caso esteja no trânsito, trabalho ou em locais públicos. O ambiente barulhento tira a atenção do entrevistado e interfere na avaliação do recrutador”, diz Tais.
Outra orientação é responder as perguntas com tranquilidade. “Objetividade é fundamental”, destaca Margot Nick, manager da Kienbaum Brasil, consultoria de recursos humanos. Ela avisa que é preciso ser honesto acima de tudo. “Mesmo que o candidato não tenha o perfil para a posição atual, talvez possua experiência ou conhecimentos que interessem ao recrutador. É de bom tom atendê-lo com cordialidade e atenção.”

Fatores de eliminação:

Uma das razões de eliminação na entrevista por telefone, segundo Tais, é a falta de fluência na língua inglesa. “Alguns headhunters (caçadores de talentos) fazem determinadas perguntas em inglês. Quando o profissional não consegue se comunicar por telefone é automaticamente eliminado. Outro exemplo de eliminação está relacionado à pretensão salarial do profissional.”

Margot ressalta que a não disponibilidade para mudar de cidade ou Estado com a família também é um dos principais motivos de descontinuidade nos processos seletivos.

Rômulo Martins.

Continuação Floro:

Complementando o assunto, sugiro que quando receber uma ligação de entrevista, agende um horário para que possa responder com tranquilidade as perguntas, podendo até consultar algum material preparado.

Outras preparações para as entrevistas:

Os entrevistadores fazem perguntas sobre atualidades econômicas, políticas e do cotidiano para aquecimento da conversa, na tentativa de deixar o entrevistado mais à vontade. Atualize-se.

Perguntas de entrevistas realizadas com bastante frequência:
  • Por quê você tem interesse em trabalhar conosco? Aqui requer uma pesquisa sobre a empresa e avaliar como você pode contribuir para o crescimento da empresa e também o seu crescimento profissional;
  • Qual é seu plano de carreira? Esta resposta deixa claro se você tem ou não um plano de carreira, ou seja, se você tem uma visibilidade de sua evolução como profissional;
  • Quais são seus diferenciais em relação à outros/as profissionais? Esta questão permite ao entrevistados avaliar seu grau de autoconhecimento; Por isso é bom que você estude, previamente, quais são seus pontos de destaque; Novamente, abuse de exemplos;
  • Quais são os pontos que você precisa melhorar? Uma outra forma de perguntar sobre seus pontos fracos. O que se quer saber neste caso, é se você tem idéia de suas limitações, e se você sabe o que precisa melhorar. Muito importante que você tenha uma lista (isso mesmo, uma lista) com esses pontos, decorrente de autoconhecimento, e indique o que você já está fazendo para reverter esses pontos; 
  • Quais foram as principais barreiras que você enfrentou em sua carreira e como você conseguiu superá-las? Nesta pergunta o entrevistador estará avaliando como você enfrenta os desafios e como trabalha para resolvê-los, incluindo também o entendimento de como você trabalha sob stress;
  • Quais os valores éticos que você aprendeu com seus pais e como se aplicam em seu trabalho? Neste quesito se avaliam seus valores éticos e morais, exemplificar também é muito interessante, se houver espaço;
  • Perguntas sobre salários, geralmente, acontecem em fases mais adiantadas dos processos, porém, em entrevistas por telefone, a pergunta sobre a pretensão salarial acontece, também como um filtro para agilizar o processo. Portanto estejam preparados/as para esta resposta. Sugiro que você diga seu salário e seus benefícios atuais. Comece indicando que você está aberto/a a estudar as ofertas. No caso dos/as entrevistadores/as insistirem, o que realmente pode acontecer, tenha feito uma pesquisa sobre a média salarial paga pelas empresas, e avalie seu "valor", pensando no resultado que você pode trazer para a empresa. Estude qual será a faixa salarial, identificando o máximo e o mínimo aceitável, diga a pretensão, conforme o que você realmente gostaria de receber, deixando aberto a possibilidade de negociação, conforme os desafios que lhe forem propostos;
Algumas perguntas que você pode fazer para o/a entrevistador/a, durante a entrevista:
  • Quais são os desafios do cargo que está sendo preenchido? Aqui você pode obter uma idéia das dificuldades que esta função apresenta, considerando a visão do gestor da vaga;
  • Por quê o cargo está vago? Aqui você pode obter informações se é motivo de crescimento ou motivo de troca de funcionário, neste caso é interessante perguntar por quê este funcionário está sendo substituido, para sentir quais são os pontos prioritários considerados pelo gestor;
  • Qual é a evolução possível para quem ocupa esta posição? Neste pontos podemos avaliar a abertura do gestor para que os profissionais que trabalham com ele possam evoluir;
  • Como você descreve seu estilo gerencial? Aqui você pode ouvir como o gestor desta vaga se autoavalia;
Considerando este conjunto de informações, atrelados com o pacote de benefícios e, principalmente, aos desafios profissionais e conhecimentos que serão absorvidos pelos profissionais ao longo dos anos, você está apto a decidir, depois de convidado a fazer parte da empresa, se você quer ou não enfrentar esse desafio, avaliando o quanto está alinhado com a sua expectativa de crescimento profissional.

Ficou longo, mas acho que consegui abordar os assumtos mais importantes em uma entrevista por telefone, do meu ponto de vista.

Estou á disposição para discutir sobre dúvidas e situações já vivenciadas.

Sucesso!

Floro

Comentários

Roger disse…
Floro, passei recentemente por um processo seletivo: duas entrevistas por telefone, sendo que uma foi um "conf. call" com duas pessoas, tudo em inglês. Sem dúvida preparar-se para as perguntas (vale também para entrevista presencial) e estar num ambiente adequado pode fazer a diferença.

Abraços!
Anônimo disse…
Caro Floro.
ja passei por entrevista por telefone e realmente tem q se preparar. No meu caso fui pego de surpresa mesmo, mas consegui contornar com respostas objetivas.
Valeu o material !!!
giustib disse…
É uma forma de entrevista muito utilizada pelas empresas e consultorias de RH, principalmente no início de carreira.

Nos processos seletivos dos programas de trainee, pude participar de diversas entrevistas por telefone.

Como dito no texto, uma boa preparação é conhecer bem o próprio currículo e realizações/ambições, para saber "contar uma história" e se expressar de forma clara, objetiva, estruturada e interessante!

Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u
Comentários Floro: Muito interessante a bordagem do "Novo mercado de trabalho", desenvolvida pelo José Luis Amâncio, mostrando de uma forma clara os principais pontos que ajudam a fazer a diferença; Reputo como sendo a comunicação clara uma fonte efetiva de possibilidades de abertura das portas; Durante muito tempo eu encontrava a definição de comunicação como a troca de informações entre 2 pessoas ou 2 pontos; Hoje, na convivência corporativa, este requisito apresenta-se como um diferencial capaz de alavancar progresso profissional, destacando-se a comunicação como tendo a certeza de que o emissor da mensagem conseguiu fazer-se entender. Enfatizo a importância de quem precisa comunicar alguma coisa, deve passar a informação da forma mais clara possível e assegurar que o receptor ou receptores entenderam o conteúdo e a intenção do que se quiz passar. Exercite sua comunicação assumindo a responsabilidade pela certeza de que a parte receptora pode compreender tudo.