Pular para o conteúdo principal

6 dicas para você encontrar o emprego certo

Pessoal,
Boa tarde!
Espero que estejam muito bem!

Não gosto muito de dicas prontas, pois, cada caso é um caso.
Achei interessante dividir com vocês uma abordagem interessante, feita pelo Rômulo Martins, que engloba os principais pontos a serem considerados para quem busca um crescimento profissional.

Fiz alguns comentários no meio do texto, expressando minha opinião sobre os pontos levantados:

Vejam o texto:

6 dicas para você encontrar o emprego certo.


08set

Confira os principais fatores que determinam a realização profissional, de acordo com especialistas.

Por Rômulo Martins

Ser feliz no trabalho é o desejo de todos, no entanto, privilégio de apenas metade dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Right Management, consultoria em gestão de carreira e talentos, 48% dos profissionais diz estar infeliz no trabalho. Os mais descontentes são os jovens na faixa dos 20 aos 30 anos.

Comentário Floro: Precebo este número crescer a cada dia;

De acordo com consultores de carreira o descontentamento no trabalho pode estar relacionado a escolhas erradas. Pode ainda estar ligado à dificuldade de casar objetivos pessoais com valores organizacionais.

Comentário Floro: Escolhas baseadas em modismos e carreiras que podem ser mais rentáveis;

Para ajudar você a encontrar o emprego certo consultamos Tais Targa, manager partner da TTarga Career Consulting e especialista em Entrevista doEmpregos.com.br, e o consultor Fernando Montero da Costa, diretor de operações da Human Brasil. Confira as dicas.

1. Invista no autoconhecimento

A realização profissional não vem antes da pessoal. Saber o que motiva você, quais suas habilidades e pontos a ser desenvolvidos é imprescindível para o sucesso profissional. “É fundamental avaliar o que você busca em termos profissionais. É estabilidade financeira ou uma recompensa maior?”, questiona Tais.

Tudo começa com a escolha adequada, diz o consultor Fernando Montero da Costa. “O profissional deve escolher uma carreira que combine com os gostos dele, que tenha a ver com suas aptidões.”
Comentário Floro: O alinhamento das aptidões, qualificações e realizações, permitem que um/a profissional possa desenvolver um trabalho que encante, que vá além das expectativas e que possa permitir remunerações mais atraentes;

2. Avalie se o seu jeito e o da empresa combinam

Segundo a especialista Tais Targa, grande parte dos profissionais se equivoca com o status de determinadas companhias. “Às vezes o profissional faz parte do quadro de funcionários das Melhores Empresas para Trabalhar, mas tem o azar de ter um mau gestor.”
Tais afirma que o profissional deve pesquisar sobre a companhia para saber se a cultura dela é compatível com o valores pessoais. “Você prefere trabalhar em uma empresa competitiva ou de cultura amigável?”, pergunta a especialista.
Comentário Floro: A identificação dos valores entre empresa e profissional mostra-se como um passo primordial para que haja o crescimento de ambos. Nesta caso um líder que permita que você tenha novos desafios e que possa ter espaço para crescer, profissinalmente, melhora muito o ambiente, independente do stress positivo que a área apresenta;

3. Tenha um plano de carreira

Para dar certo uma carreira precisa ser bem planejada, considerando fatores externos, como a economia e as transformações do mercado de trabalho. Segundo Tais, o profissional deve avaliar ainda o que determinada experiência agrega ao seu currículo. “Muitas vezes a atividade não oferece ao profissional uma oportunidade melhor no futuro.”
Comentário Floro: Um plano de carreira permite identificarmos as competências necessárias para que possamos ser reconhecidos e considerados para a função que pretendemos alcançar. Neste momento ter a visibilidade se existe espaço na empresa, pode facilitar a evolução. Não havendo espaço, estando preparados para ocupar a função, podemos buscar as oportunidades em outras empresas;

4. Saiba administrar o “lado chato” do trabalho

Narizes tortos, chefes fracos, tarefas burocráticas. Por mais que você goste do que faz e que a empresa lhe proporcione crescimento pessoal e profissional não existe emprego perfeito. “Mas o ideal é que na maior parte do tempo o profissional se sinta realizado no trabalho”, afirma Fernando Montero, da Human Brasil. Segundo o consultor, pelo menos 70% das atividades devem satisfazer o profissional. “Os 30% restantes são tarefas ou situações inerentes a qualquer organização.”
Para Tais, circunstâncias não muito agradáveis devem ser encaradas como “laboratório”. “A maioria dos profissionais esbarra na parte relacional. É preciso aprender com a situação para sair fortalecido dela.”
Comentário Floro: Precisamos aprender tirar proveito das atividades que desenvolvemos, mesmo as mais chatas, para que estejamos desenvolvendo o conhecimento necesssário para nossa evolução. Tudo o que puder ser automatizado ajuda a nos ocuparmos menos, liberando espaço para que o desenvolvimento de outras competências sejam trabalhadas;

5. Construa boas redes de relacionamento profissional

Grande parte das vagas de emprego não é divulgada no mercado. São postos preenchidos por meio do networking. O relacionamento construído nas mídias sociais também é importante. “As redes sociais têm tornado os processos seletivos e a busca por candidatos muito mais rápidos”, confirma Fernando. “Com certeza as redes tornam os profissionais mais visíveis e contribuem na busca do emprego ideal”, completa.
Comentário Floro: Este ponto entendo ser o de maior importância pela força que as indicações feitas pela rede de relacionamento tem. Escuto muito profissionais reclamando disso, enfatizando que se trata de proteção e apadrinhamento. É claro que isso também acontece. Por outro lado, as indicações ocorrem apenas entre as pessoas que desenvolvem relacionamentos de confiança, o que dá a tranquilidade de que nossos contatos possam indicar os profissionais de sua confiança para as posições que ainda não foram divulgadas na mídia;

6. Conte com a sorte

Não pense que o recrutador vai entrar em contato com você sem o mínimo esforço e vontade de sua parte. Mas não podemos negar que alguns casos de sucesso ocorreram por acaso – se é que se pode chamar assim. “Diria que é 90% esforço e persistência e 10% sorte”, diz Fernando.
O fato é que algumas circunstâncias, continua o consultor, colaboram ou não para o êxito na busca do emprego dos sonhos. “Localidade, formação e nível social do profissional pesam, com certeza. Mas a internet minimiza um pouco isso”. Identificar-se com o trabalho, contudo, é – e sempre será – o principal fator de realização profissional, afirmam consultores.

Comentário Floro: Um pouco de sorte é sempre muito bom, mas não adianta ter sorte, se não houver a preparação das competências técnicas e comportamentais através do esforço e a persistência, para buscarmos as atividades e posições que nos permitam chegarmos muito perto de nossas realizações pessoais e profissionais.

Um grande abraço! Sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof