Pular para o conteúdo principal

Despreparo na hora da demissão piora a situação

Pessoal,
Boa tarde!
Espero que estejam bem!

Tenho acompanhado profissionais que são desligados de empresas, suportando esses/essas profissionais à se reorientarem e encontrar, novamente, sua trajetória profissional.

A grande maioria desses/dessas profissionais saem das empresas em situações muito complicadas de baixa-estima e auto-sentimento de incompetência.

Entendo que o principal motivo está no despreparo de alguns dos profissionais que comunicam o desligamento à esses/essas colaboradores/as.

Se temos uma chance de fazermos bem-feito as coisas que decidimos fazer, e queremos ter essa filosofia de vida, essa é uma hora que precisamos exercitar, a forma e a contribuição que queremos fazer à esses/essas profissionais.

Dirigindo-se à uma pessoa, qualquer que seja a situação, faça tudo para que este contato possa contribuir para o seu crescimento e ao crescimento do/da interlocutor/a.

Quando estiver em uma situação que seja necessário comunicar um desligamento, esteja preparado para que este momento, que já é péssimo para quem está recebendo a notícia, possa ser aproveitado como um aprendizado e um momento de reflexão que os ajude a tornarem-se pessoas e profissionais melhores.

A franqueza e a transparência, neste momento, entendo serem as formas menos traumáticas (se isso é possível) neste momento. Entendo também que uma exposição dos reais motivos desta demissão, como baixa performance, falta de conhecimentos ou competências, técnicas e comportamentais, específicas e bem exemplificadas (esta é a maior contribuição que podemos passar nesta hora, para que haja uma avaliação e uma reflexão sobre as competências e comportamentos a serem desenvolvidos).

Neste momento, por mais penoso que seja, uma auto-crítica e entendimento do/da profissional desta situação atual, sem colocarem-se na defensiva, pode ajudar a entender, mais rapidamente, os motivos claros que embasaram na tomada desta decisão, permitindo que esses/essas profissionais prepararem-se para a retomada com a busca das competências a serem trabalhadas.

Demissões sem que hajam estas formas transparentes e francas nas comunicações, fazem com que se alimentem desconfianças entre as partes.

Também percebo que uma demissão inesperada, exceto em casos graves, mostra um despreparo da instituição ou da empresa que está realizando esta ação. Pois essas ações deveriam ser trabalhadas e encaminhadas da mehor forma possível, me atrevendo até que seja sim comentado, previamente, com a pessoa que estará sendo demitida.

Situações como esta, onde há a clareza e transparência nas relações profissionais, permite que o discurso sobre a empresa, estando o/a profissional do lado de fora, seja coerente e a mensagem passada seja que a empresa agiu com profissionalismo em todas as etapas.

Como saber como proceder no momento de uma comunicação de desligamento:
  • Você vai estar agindo em nome de uma organização, respeite-a; A imagem deste momento ficará presente por muito tempo na pessoa desligada;
  • Você vai estar interfaceando com um ser humano, trate-o/a da mesma forma como gostaria de ser tratado;
  • Contribua para que o/a profissional tenha a possibilidade de sair da empresa e do momento do desligamento, sabendo os reais motivos da sua saída, não economize em exemplos de situações vividas;
Seguramente, a comunicação de desligamento, não é uma das situações mais agradáveis, mas será imprescindível que você passe, a medida em que cresce na organização. Trabalhe na sua preparação e contribua, da melhor forma que puder, para transformar esse momento complicado em um momento um pouco menos traumático.

Acontece, com certa frequência, demissões por situações políticas.

Neste caso, nossa sugestão é de que não se comente nada.

Sucesso!

Floro

Comentários

Paulo Couto disse…
Salve Floro, excelente o artigo e muito apropriado.
Me permita fazer pequenos acrécimos, pois o tema é realmente apaixonante:
Uma situação em que o feedback permanente é incentivado, diminue a situação de surpresa ao demitido. Outro aspecto que devemos estar atentos é quanto reflexo da demissao nos funcionários que permanecem na empresa. Tem um pensamento popular que diz: "Se voce quer saber como é a limpeza de uma cozinha de um restauramnte, visite o seu banheiro", e creio que podemos aproveitar e dizer: "Se voce quer saber como uma empresa respeita seus funcionários, observe como ela os demite".
Na verdade, creio que este momento tão duro na vida de qualquer profissional pode se tornar um diferencial competitivo pelas empresas que souberem utiliza-lo de forma adequada.
Forte abraço,
Paulo Couto

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...