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Despreparo na hora da demissão piora a situação

Pessoal,
Boa tarde!
Espero que estejam bem!

Tenho acompanhado profissionais que são desligados de empresas, suportando esses/essas profissionais à se reorientarem e encontrar, novamente, sua trajetória profissional.

A grande maioria desses/dessas profissionais saem das empresas em situações muito complicadas de baixa-estima e auto-sentimento de incompetência.

Entendo que o principal motivo está no despreparo de alguns dos profissionais que comunicam o desligamento à esses/essas colaboradores/as.

Se temos uma chance de fazermos bem-feito as coisas que decidimos fazer, e queremos ter essa filosofia de vida, essa é uma hora que precisamos exercitar, a forma e a contribuição que queremos fazer à esses/essas profissionais.

Dirigindo-se à uma pessoa, qualquer que seja a situação, faça tudo para que este contato possa contribuir para o seu crescimento e ao crescimento do/da interlocutor/a.

Quando estiver em uma situação que seja necessário comunicar um desligamento, esteja preparado para que este momento, que já é péssimo para quem está recebendo a notícia, possa ser aproveitado como um aprendizado e um momento de reflexão que os ajude a tornarem-se pessoas e profissionais melhores.

A franqueza e a transparência, neste momento, entendo serem as formas menos traumáticas (se isso é possível) neste momento. Entendo também que uma exposição dos reais motivos desta demissão, como baixa performance, falta de conhecimentos ou competências, técnicas e comportamentais, específicas e bem exemplificadas (esta é a maior contribuição que podemos passar nesta hora, para que haja uma avaliação e uma reflexão sobre as competências e comportamentos a serem desenvolvidos).

Neste momento, por mais penoso que seja, uma auto-crítica e entendimento do/da profissional desta situação atual, sem colocarem-se na defensiva, pode ajudar a entender, mais rapidamente, os motivos claros que embasaram na tomada desta decisão, permitindo que esses/essas profissionais prepararem-se para a retomada com a busca das competências a serem trabalhadas.

Demissões sem que hajam estas formas transparentes e francas nas comunicações, fazem com que se alimentem desconfianças entre as partes.

Também percebo que uma demissão inesperada, exceto em casos graves, mostra um despreparo da instituição ou da empresa que está realizando esta ação. Pois essas ações deveriam ser trabalhadas e encaminhadas da mehor forma possível, me atrevendo até que seja sim comentado, previamente, com a pessoa que estará sendo demitida.

Situações como esta, onde há a clareza e transparência nas relações profissionais, permite que o discurso sobre a empresa, estando o/a profissional do lado de fora, seja coerente e a mensagem passada seja que a empresa agiu com profissionalismo em todas as etapas.

Como saber como proceder no momento de uma comunicação de desligamento:
  • Você vai estar agindo em nome de uma organização, respeite-a; A imagem deste momento ficará presente por muito tempo na pessoa desligada;
  • Você vai estar interfaceando com um ser humano, trate-o/a da mesma forma como gostaria de ser tratado;
  • Contribua para que o/a profissional tenha a possibilidade de sair da empresa e do momento do desligamento, sabendo os reais motivos da sua saída, não economize em exemplos de situações vividas;
Seguramente, a comunicação de desligamento, não é uma das situações mais agradáveis, mas será imprescindível que você passe, a medida em que cresce na organização. Trabalhe na sua preparação e contribua, da melhor forma que puder, para transformar esse momento complicado em um momento um pouco menos traumático.

Acontece, com certa frequência, demissões por situações políticas.

Neste caso, nossa sugestão é de que não se comente nada.

Sucesso!

Floro

Comentários

Paulo Couto disse…
Salve Floro, excelente o artigo e muito apropriado.
Me permita fazer pequenos acrécimos, pois o tema é realmente apaixonante:
Uma situação em que o feedback permanente é incentivado, diminue a situação de surpresa ao demitido. Outro aspecto que devemos estar atentos é quanto reflexo da demissao nos funcionários que permanecem na empresa. Tem um pensamento popular que diz: "Se voce quer saber como é a limpeza de uma cozinha de um restauramnte, visite o seu banheiro", e creio que podemos aproveitar e dizer: "Se voce quer saber como uma empresa respeita seus funcionários, observe como ela os demite".
Na verdade, creio que este momento tão duro na vida de qualquer profissional pode se tornar um diferencial competitivo pelas empresas que souberem utiliza-lo de forma adequada.
Forte abraço,
Paulo Couto

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