Pular para o conteúdo principal

Trabalhos temporários

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Nesta semana vou participar de uma entrevista falando sobre empregos temporários.
Com a proximidade do final do ano, principalmente o comércio busca profissionais para atender á demanda sazonal, altamente demandante.

Uma das perguntas que ouço com mais frequencia, é se um trabalho temporário ajuda ou não na carreira? Como é por tempo limitado, pode atrapalhar?

Entendo que nos próximos anos estaremos vivendo uma revolução na forma dos relacionamentos de trabalho entre empregadores e empregados.

Os trabalhos por tempo determinado estarão crescendo muito mais que os trabalhos com carteira assinada. As empresas estarão trabalhando por projetos, onde equipes serão montadas para a realização de um trabalho específico, com profissionais que estejam preparados para realizar e coordenar atividades até a conclusão de sua implementação. Depois essas equipes serão desfeitas até que outro trabalho ou projeto venha demandar novamente essa reunião de profissionais.

Uma das premissas básicas que veremos mudar está na constante "venda" do trabalhoe da competências profissional. Ao final dos projetos que esses/as profissionais estiverem trabalhando, precisam mostar que estão disponíveis para outros projetos. Neste caso o marketing pessoal deve ser trabalhado para que possamos mostrar os resultados e as competências desenvolvidas. O Curriculum Vitae deve ser atualizado a cada nova atividade realizada.

Outra demanda que estará sendo colocada nas mãos dos profissionais é a de gerenciar suas finanças, guardar e administrar a parte do "FGTS" (tenho certeza que que vocês farão seu dinheiro render muito mais do que os 3% ao ano que o governo te remunera), sua parte das férias e as outras partes que, atualmente, a empresa administra por você.

Percebo que hoje ter uma empresa aberta, para prestar os seus serviços, já é um diferencial interessante na hora da procura e contratação de profissionais pelas empresas.

Também vejo uma outra vantagem na abertura de uma empresa para prestar seus serviços. No caso da demanda do serviço aumentar, é possível que você contrate outros profissionais para que os trabalhos adicionais sejam prestados, não limitando os serviços prestados apenas às suas horas de trabalho. Vimos uma infinidade de empresas se desenvolvendo e crescendo através desta forma de trabalho.

Os custos com a abertura de uma empresa está por volta de R$ 500,00 e paga-se um valor ao contador de aproximadamente 1 salário mínimo quando houver movimentação (entrada e saída de dinheiro).

Entendo que precisamos estar preparados para trabalharmos de uma forma voltada para projetos, buscando uma qualificação diferenciada, conquistada a cada novo projeto, enfatizando muito a forma de marketing pessoal que devemos desenvolver para mostrar nosso potencial atrelados aos resultados que vamos incoporar às empresas e aos projetos em que estivermos engajados.

O motivo principal que vejo para embasar esta nova forma de trabalho está nos altíssimos custos dos encargos sociais que o Brasil é obrigado a praticar. Eu não sou contra os encargos sociais que os empregados e colaboradores conquistaram, mas vejo que se tornam quase proibitivos nos períodos em que as empresas estejam desenvolvendo projetos, ainda mais quando as empresas estão em fase de baixa de projetos e trabalhos, obrigando essas empresas a reduzirem seu efetivo para que suportem os custos nos momentos de baixa atividade profissional.

Esta nova forma de relacionamento entre empregados e empregadores vai exigir uma atenção muito maior por parte dos profissionais, no que tange sua visibilidade, e também dos empregadores que precisarão ficar atentos para atrair e reter os bons profissionais nos projetos em que estiverem trabalhando.

Grande abraço!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...