Pular para o conteúdo principal

Profissões do futuro

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que vocês estejam muito bem.

Guilherme Françoso, depois de assistir a uma palestra de profissionais que pesquisam as carreiras do futuro, nos mapresenta um resumo com os enfoques referentes ao que o mercado estará buscando e dará uma ênfase maior nos próximos anos.

Vejam a matéria abaixo, e estarei comentando os pontos mencionados:

Aproveitem:

Profissões do futuro: você sabe quais serão?


novembro 18th, 2011
By Guilherme Françoso

Na última quinta-feira, dia 10/11, estive na Câmara Americana de Comércio de São Paulo – AMCHAM – para ouvir um professor e dois profissionais de recursos humanos falarem sobre as profissões do futuro e o seu impacto no dia a dia das universidades e das empresas.

O Prof. Dr. James Wright da USP iniciou apresentando os resultados de uma pesquisa junto a 112 altos executivos no País, conduzida pela consultoria Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da Fundação Instituto de Administração (FIA) e reforçada por diversas outras sondagens informais.

Comentário Floro:
Prof. Dr. James Wright é coordenador dos cursos de negócios da FIA;

Segundo esse estudo as principais profissões do futuro no Brasil estarão ligadas às áreas de sustentabilidade, inovação, comércio internacional e qualidade de vida, sendo as seguintes carreiras com maiores oportunidades nos próximos anos:

Comentário Floro:
Sustentabilidade (Financeiro: Lucro; Social: Gerar emprego na região; Ambiente: Respeitar e cuidar do meio ambiente); Inovação: Acompanhar a demanda crescente dos clientes;

• Gerente de Eco-relações: com a função de comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos – 72% dos respondentes

Comentário Floro:
Devido ao aumento de conscientização dos clientes/cidadãos, será muito considerado, pelos consumidores que as empresas mostrem suas atuações dentro da sustentabilidade e da responsabilidade social. Este fator já começou a pesar nas decisões de compra dos consumidores e tende a aumentar muito mais nos próximos anos.

• Chief Innovation Officer: com a responsabilidade de interação com diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações – 67% dos respondentes

Comentário Floro:
Inovações no sentido de novidades, aplicações de novas tecnologias, novos e mais econômicos processos, aculturamento dos clientes na utilização das novas tecnologias. 

• Gerente de Marketing e-Commerce: com o objetivo de desenvolver e implementar estratégias web para vender produtos e serviços – 46% dos respondentes

Comentário Floro:
A TV digital, além da qualidade da imagem e som, traz a interatividade, onde será possível, com um simples click, acessar as lojas que vendem, por exemplo, um relógio que estiver sendo usado por um "ator/atriz" e, no dia seguinte, você já poderá estar usando o seu relógio, tendo recebido-o em sua casa. Esta nova fase vai demandar uma nova forma de fazer marketing, muito difrente da maneira que é feito hoje.

• Conselheiro de Aposentadoria: profissional responsável por ajudar a planejar a aposentadoria – 39% dos respondentes

Comentário Floro:
Nossa população está envelhecendo. As pesquisas mais atuais de longevidade, nos mostram que a vida média está subindo para 85 anos em pouquíssimos anos. A preparação para a aposentadoria estará sendo vista com todo o cuidado, pelas empresas para assessorar seus funcionários sobre as decisões das alternativas possíveis para continuar as atividades profissionais (remuneradas ou não) e pelas pessoas físicas preparando-se para encontrar atividades que possa trazer muitas realizações. Temos clientes que com idades de 30 a 35 anos que já começaram a buscar informações financeiras e as preparações sobre quais atividades tem interesse em continuar a fazer depois da aposentadoria corporativa.

• Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários a atingirem níveis avançados em suas áreas de especialização – 35% dos respondentes

Comentário Floro:
Dentro dos estudos voltados para a atração e retenção dos profissionais para a empresa, um dos motivos que mais traz realizações aos/as profissionais, está em serem desafiados e identificarem que suas atividades permitem que tornem-se melhores profissionais. Isso está diretamente ligado a capacitação e desenvolvimento dos profissionais, em todos os níveis.

• Bio-informationists: com a função de trabalhar com informações genéticas, servindo como uma ponte para cientistas que atuam no desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas – 34% dos respondentes

Comentário Floro:
Maior preocupação com a saúde, onde as pessoas buscam mais informações e mais medicamentos que permitem melhorar a qualidade de vida, permitindo um envelhecimento, ou passagem para uma 3a idade mais saudável, permitindo um melhor aproveitamento desta fase.

• Técnico em Telemedicina: especializado em oferecer diagnóstico médico para pessoas em áreas remotas – 34% dos respondentes

Comentário Floro:
Mesma vertente do ponto anterior, voltados para a qualidade de vida de pessoas que residem em áreas que não permitem acesso aos diagnósticos disponíveis nas cidades mais desenvolvidas.

A pesquisa da Profuturo identificou ainda as carreiras tradicionais que serão mais demandadas: Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Relações Internacionais, Turismo, Farmácia, Bioquímica e Administração de Empresas.

Comentário Floro:
Além da preocupação maior com o ambiente e com a saúde, que incentivam e requisitam muito da engenharia ambiental e Engenharia de alimentos, estas profissões estarão buscando esses profissionais com formação e experiência específicas para as áreas em que atuam, que também precisam de todos os profissionais que sustentam as empresas, mantendo e necessitando de todas as formações profissionais, como advogados, administradores de empresas, recursos humanos, financeiros, gestores de projetos (cada dia mais demandados), gestores, contadores, manutenção, treinamento, e mais uma infinidade de formações que temos hoje e continuarão a ser demandadas.
É muito bom ficarmos antenados e avaliarmos se nossa atual profissão vai sobreviver em um prazo de 5 ou 10 anos. Caso sua função possa vir a ser incorporada por outra, ou possa vir a ser eliminada, prepare-se para obter qualificação para atuar em outras áreas.

Alessandro Vay, Gerente de Recursos Humanos da Samsung, apresentou a carreira de Product Marketing como uma das mais promissoras para o futuro da empresa. Basicamente trata-se de um cargo da área de Marketing onde o profissional trabalha com desenvolvimento de produtos. Para os aspirantes a esse cargo não pode faltar espírito investigativo para entender o que o cliente final deseja, não se esquecendo da funcionalidade do produto para o dia a dia – pré requisito para qualquer produto da Samsung. “Será necessário desenvolver produtos e serviços que façam parte das vidas das pessoas. Para isso, serão fundamentais profissionais conectados com idéias”.

Comentário Floro:
Para as empresas fabricantes de produtos de tecnologia, estar conectado com idéias e com as necessidades e aspirações dos consumidores será essencial, avaliando também a convergência, aumentando as facilidades e funcionalidades dos novos aparelhos.

Outras carreiras citadas por Alessandro são ligadas a sustentabilidade e compliance (ações para conformidade com leis e regulamentações).

Comentário Floro:
Governança corporativa, onde a transparência será exigida pelos consumidores, da mesma forma onde a resonsabilidade social já exerce às empresas uma forte pressão vinda do mercado consumidor.

A Google para se preparar para o futuro antecipa a busca de profissionais em escolas de ensino médio. Segundo Monica Santos, head de Recursos Humanos da Google na América Latina, é fundamental que se estimulem os jovens para que escolham carreiras promissoras, onde haverá vagas de emprego, como por exemplo, engenharia de software.

Comentário Floro:
Com a convergência, as integrações entre produtos e aplicações, demandam uma inteligência onde a engenharia de software permite um trabalho de aproveitamento das funcionalidades exiestentes para que os produtos, em números menores, possam oferecer os mesmos aplicativos.

Atualmente, a Google no Brasil, conta com uma parceira, a Universidade Federal de Minas Gerais, visando criar um pólo de desenvolvimento de software. Além disso, investe em treinamentos, incluindo a preparação de profissionais para atuarem em funções que ainda não contam com cursos formais.

Comentário Floro:
As empresas estão se aproximando das universidades para o desenvolvimentos de cursos e conteúdos que possam preparar os/as profissionais para mercados cada vez mais específicos. Esta parceria tende a aumentar devido à velocidade em que as tecnologias estão sendo desenvolvidas e suas aplicações ficam obsoletas da noite para o dia.

Fique atento e acompanhe as mudanças que chegam de uma forma desenfreada. Esteja receptivo às mudanças, novas tecnologias, novas formas de trabalho, processos e atividades.

A gestão de carreira está em entender qual caminho seguir, sabendo que novas mudanças estarão exigindo uma preparação e atualização constante, inclusive prepara-se para outras atividades que continuem a trazer realização pessoal e profissional.

Grande abraço!

Floro
__________________________________________________________________

Andresa Cazarine Mendes

Bacharel em Psicologia pela PUC-SP, especializada em Administração de Empresas pela mesma instituição. Iniciou sua carreira profissional na área de recrutamento e seleção na empresa Natura Cosméticos. Atua de forma generalista na área de recursos humanos há 11 anos trabalhando em empresas de diferentes segmentos, tais como: cosmético, farmacêutico, TI, serviços e logística. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Pessoas na Proativa RH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...