Pular para o conteúdo principal

Mudança de emprego. Agora é a hora certa?

Pessoal,

Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.

A hora certa de mudar de emprego é uma dúvida que a grande maioria dos/das profissionais trazem.

Nestes últimos anos a preocupação com evitar a "acomodação", profissionais buscam entender como identificar o melhor momento para decidirem mudar de emprego.

Quando falamos de gestão de carreira, entendemos que a auto-avaliação, no que se refere às realizações e aprendizado, nas atividades que estamos realizando, devem ser feitas continuamente (pelo menos uma vez a cada 15 dias).

Esta auto-avaliação deve ser analisada e entendida, considerando se o aprendizado, que estamos tendo, está nos capacitando, está fazendo com que estejamos evoluindo profissionalmente.

Outra avaliação que sugerimos está em acompanhar o mercado de trabalho, as oportunidades que aparecem e são divulgadas e as qualificações e perfis que são solicitados para cada uma das vagas.

Importante! Principalmente quando você estiver bem na empresa, continue entendendo o que e quais habilidades e perfis o meecado está solicitando.

Headhunters trabalham na busca de profissionais através da rede de relacionamento. Portanto vocês podem ser indicados por pessoas conhecidas que recomendam seu perfil e suas competências.

Acompanho profissionais que quando estão trabalhando, deixam de olhar o mercado, inclusive não respondendo à convites de headhunters, indicando que estão bem na empresa e não tem interesse em conversar sobre oportunidades.
 
Profissionais são reconhecidos e valorizados pelo "valor agregado" do seu trabalho, além das pessoas que conhecem e, principalmente, as pessoas que confiam em seu trabalho, a ponto de o/a indicar para as oportunidades que aparecem..
 
Estando em um mercado aquecido, como estamos vivendo hoje, e devemos continuar assim pelos próximos 6 anos, as oportunidades devem continuar aparecendo. Decemos ficar atentos.
 
Não consigo responder à essa pergunta, referente a hora certa de mudar de emprego, com apenas uma resposta com quantificação do tempo.
 
A avaliação de uma oportunidade (ficar X sair) precisa levar em consideração os seguintes pontos:
 
  1. Já aprendi o suficiente na atual empresa? ou parei de aprender na atual empresa?
  2. A mudança de empresa está alinhada com a meus objetivos de longo prazo?
  3. Como será minha visibilidade para o mercado considerando esssa decisão?
  4. Qual será a projeção dos próximos passos da carreira considerando essa decisão?

  5. As condições financeiras estão alinhadas com os desafios propostos?
  6. A decisão será benéffica para a família?
  7. Avaliar a performance e o reconhecimento no mercado das empresas em questão;
  8. Avaliar os planos das empresas em questão para os próximos anos;
  9. Pesquisar sobre o ambiente de trabalho;

É evidente que em cada uma das fases da carreira, os ítens acima têm pesos diferentes. Identifique seu momento de carreira e veja quais os ítens deverão ter maior peso. Depois de analisado e com os pesos considerados, você terá uma avaliação mais clara das vantagens e desvantagens da decisão a ser tomada.

Sucesso na decisão!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u
Comentários Floro: Muito interessante a bordagem do "Novo mercado de trabalho", desenvolvida pelo José Luis Amâncio, mostrando de uma forma clara os principais pontos que ajudam a fazer a diferença; Reputo como sendo a comunicação clara uma fonte efetiva de possibilidades de abertura das portas; Durante muito tempo eu encontrava a definição de comunicação como a troca de informações entre 2 pessoas ou 2 pontos; Hoje, na convivência corporativa, este requisito apresenta-se como um diferencial capaz de alavancar progresso profissional, destacando-se a comunicação como tendo a certeza de que o emissor da mensagem conseguiu fazer-se entender. Enfatizo a importância de quem precisa comunicar alguma coisa, deve passar a informação da forma mais clara possível e assegurar que o receptor ou receptores entenderam o conteúdo e a intenção do que se quiz passar. Exercite sua comunicação assumindo a responsabilidade pela certeza de que a parte receptora pode compreender tudo.