Pular para o conteúdo principal

Gestão de carreira

Pessoal,
Muito boa noite!
Espero que vocês estejam bem.

Muito bom estar novamente com vocês!


Juliana Galdino escreveu uma forma interessante, de como visualiza gestão de carreiras. Entendo ser uma forma interessante de visualizar e poder assumir o controle de sua carreira.
Coloco abaixo do texto, meus comentários em azul.

Considerando que carreira significa caminho e uma das facetas da administração é dirigir. Por que não dirigir sua carreira?

Comentário Floro:

Este ponto tem uma grande importancia.
Podemos ver nas recentes pesquisas de que mais de 75% dos profissionais estão infelizes em seus trabalhos. Este número aumenta a cada ano.
Muito poucos reclamam da remuneração. A infelicidade vem de não atuar em atividades profissionais que não encontram suas realizações. Ou seja, não escolheram estar nas suas posições.

O gerenciamento de carreira é equiparado a uma ciência exata no Brasil e tem como propósito fazer com que seus objetivos de cunho profissional e pessoal sejam alçados num intervalo menor de tempo.

Comentário Floro:


Interessante aproximação, mas não consigo concordar que seja uma ciência exata. Entendo que o planejamento de carreira seja o traçado do caminho para chegarmos onde identificamos ser nossa atividade que trará mais realizações profissionais, com o desenvolvimento e a quantidade e qualidade dos objetivos que traçamos e conseguimos atingir.


É digno, distinguir carreira de profissão. Enquanto aquela é relativa aos cargos ocupados, esta é concernente a formação do indivíduo. Dessa forma, para conquistar uma carreira de sucesso é necessário estar atento as oportunidades.

Comentário Floro:
Estar atento às oportunidades é sempre muito interessante para entender o que o mercado está buscando, em termos de competências e comprtamentos. Poder avaliar o valor pago pelo seu trabalho em outras empresas. A valorização de suas competências e comportamentos no mercado de trabalho. Quanto valem seus conhecimentos específicos, que o diferencia de outros profissionais.

Quanto à distinção de carreira e profissão, discordo parcialmente.
Carreira: Posições e cargos ocupados pelo profissional durante sua trajetória de trabalho;
Profissão: Área de atuação que estiver contida sua atividade. Por exemplo: um engenheiro (formação acadêmica) que atua como analista de sistemas (sua área de atuação) entendo que este seja um analista de sistemas e não um engenheiro (graduação que conseguiu através de um diploma reconhecido, porém não exerce a função de engenheiro); 


As oportunidades poderão surgir a qualquer momento. E neste contexto, o gerenciamento de carreira revela-se muito eficaz e funciona como uma ponte que o ligará ao seu objetivo.

Comentário Floro:


Concordo plenamento. Acrescento apenas que gerenciamento de carreira está composto de 2 etapas, a saber: Planejamento de carreira e Gerenciamento de carreira:

Planejamento de carreira: Identificar seus objetivos de longo prazo e traçar o plano de ação de curto prazo para alcançarmos os objetivos identificados;

Gerenciamento de carreira: Gestão das atividades relativas ao plano de carreira, corrigindo o caminho para que estejamos mais próximos de nossos objetivos.

Esta gestão de carreira vai nos permitir tomarmos a decisão com mais consistência, nos levando por caminhos que nos aproximem das competências que precisamos desenvolver para chegarmos aos nossos objetivos.

Então a pergunta chave é: qual o seu objetivo?

Comentário Floro:

Essa é a pergunta-chave!

Essa é a resposta mais difícil de todas, para a grande maioria dos/as profissionais.

Algumas dicas para identificar seus objetivos (longo prazo) para 10 anos:
Como se imagina estar realizado daqui a 10 anos?
O que gostaria de estar fazendo?
Esta atividade pode te trazer a remuneração adequada?


Ao traçar um plano de gerenciamento de carreira devem ser observados vários aspectos, entre eles: o perfil profissional e pessoal; as tendências; objetivos financeiros; o mercado e o talento. Essas caraterísticas são ver analisadas como um "todo" a fim de assegurar o seu destaque.

Comentário Floro:

Eu acrescento identificar as atividades que permitam uma realização profissional, ser uma referencia na atividade profissional que exerce, onde você faz a diferença.

É indispensável, o estabelecimento de metas, a curto, médio e longo prazo. E em face do dinamismo social, essas metas devem sempre ser revistas. Assim transcrevo uma frase do Augusto Cury - "Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada."

Comentário Floro:

Concordo com com os ítens em traçar os objetivos a curto, médio e longo prazo, mas não nesta ordem;

Planejamento e gestão de carreira direciona que sejam definidos os objetivos de longo prazo, identificando-se as competências e comportamentos que você precisa desenvolver para poder ser elegível às atividades ou funções que deseja realizar.

Depois vamos para as metas de curto e médio prazo: Desta forma, vamos direcionar os esforços e as decisões de curto prazo para podermos desenvolver as competências e comportamentos necessários.

Fantástica a frase de Augusto Cury, por isso sugerimos a revisão a cada 30 dias até que você tenha a certeza de que a direção escolhida está certa.

Vale destacar que, a responsabilidade para o crescimento profissional é do indivíduo, a empresa apenas o auxiliará.
Comentário Floro:

Alguns conceitos para entendermos o mecanismo de gestão de carreira:

Carreira interna: Sua trajetória vista por você. Uma trajetória contínua;

Carreira externa: Sua trajetória analisada pela empresa, no momento em que estiver atrelado à ela. Período estanque.

Dentro do conceito de gestão de carreira, avaliamos a trajetória vista por você, onde você assume o caminho e as decisões a seguir.

Enquanto você estiver atrelado à empresa, esta pode contribuir para seu crescimento e desenvolvimento profissional, desde que seja de interesse da empresa.


Finalizando, o gerenciamento de carreira é de suma importancia, tanto para um iniciante quanto para aquele que deseja prolongar ou inovar sua trajetória. Assim sendo, convido os colegas a traçar iminentemente um plano de gerenciamento de carreira sob pena de ter seus sonhos adiados.

Comentário Floro:

Vejo o planejamento e a gestão de carreira como uma forma de canalisar seus recursos (R$ e tempo), facilitando as decisões a serem tomadas que te capacitem para seus objetivos.

Sucesso!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof