Pular para o conteúdo principal

Prioridades ou Objetivos

Pessoal,
Boa tarde!

Estava lendo uma matéria do Amauri Nóbrega que escreveu, de uma forma muito pertinente, sobre um dilema que enfrentamos todos os dias.

Coloco meus comentários em azul.
Aproveitem:

Estabelecer prioridades ou objetivos? Um desafio diário


Temos um desafio diário que é fazer escolhas. Antes mesmo de dormir no dia anterior, temos que ter em mente planejado o que iremos fazer no dia seguinte para programar no despertador o horário certo que temos que acordar. Isso tudo é fruto de um planejamento elencado com metas e objetivos.

Comentário Floro:

Defino aqui o palavreado que vou usar.

Objetivo: Visão de longo prazo. Para exercício, utilizo o prazo de 10 anos, para que possamos visualizar a atividade ou a função que queremos estar desempenhando neste prazo.
Não estou preocupado com a empresa que estarei e sim com a função que quero estar realizando;

O objetivo de longo prazo tem sido uma das etapas mais difíceis de se realizar, devido à falta de tempo que dedicamos para esta atividade.

Nossa sugestão é de que você dedique 30 minutos do seu dia para colocar no papel esse objetivo. Esta dedicação continuada, onde todos os dias você lê sobre seu objetivo, permite que você o refine a cada dia, até que tenha ajustado para a atividade que te trará realizações.

Uma das melhores definição de sucesso que eu li foi:

"Sucesso não é um destino e sim a sua realização durante a jornada." Nao me lembro quem escreveu, sorry!

Meta: Atividades de curto prazo que vou realizar, a partir de hoje, para que eu possa buscar as capacitações ou comportamentos que me qualifiquem para assumir a posição que eu quero no longo prazo (10 anos).

Agora, se ao acordar, você não sabe o que fazer, o que priorizar, ou ainda qual é o objetivo disso tudo, vejo que você está com problemas sérios quanto ao seu futuro. Todos nós temos uma razão de ser, o que precisamos é descobrir e assim desenhar um objetivo de longo prazo a ser atingido. E ele tem que ser realista e, ao mesmo tempo, visionário. Como assim? Nesse momento, tenho que colocar meus objetivos de longo prazo a quilômetros de altura, ou seja, tem que ser visionário e desafiador. Agora tenho que definir: o que preciso fazer hoje para atingir esse objetivo no futuro? É aqui que entram as prioridades. Não tenho a pretensão, neste post, de ensinar uma “receita de bolo” para que você, assim que acabar de ler, em um estalar de dedos, passe a saber definir prioridades. O que quero destacar é que as prioridades têm que estar relacionadas ao futuro, não ao presente.

Comentário Floro:


Interessante está em termos a identificação de saber, com o máximo de detalhes possíveis, quais são as competências e comportamentos que precisamos desenvolver para sermos elegíveis à função que pretendemos ter no longo prazo (10 anos para nosso exercício).

Identificar as prioridades, conforme mencionado pelo Amauri Nóbrega, vai nos permitir traçar nossas metas para buscarmos essas competências e comportamentos.

Neste caso, depois de identificados as competências e os comportamentos, as decisões, de ficar ou sair da empresa, escolher que curso fazer, buscar projetos que nos permita desenvolver essas competências e comportamentos, ficam mais fáceis de se tomar.

Decisões tomadas apenas com a visibilidade de curto prazo não nos colocam dentro do contexto que contém, longo e curto prazo, para gestão de carreira efetiva, devem manter esta ordem (minha visão do assunto).


Sei que serei criticado por alguns tantos leitores, mas essa é uma verdade em que acredito. Se passarmos a maior parte do tempo com “prioridades” de curto prazo, não iremos chegar ao tão sonhado objetivo futuro. Enquanto os sonhos estão nas nuvens, fixe prioridades aqui em terra firme, mas direcionadas para o objetivo futuro.

Comentário Floro:

Esta é a única forma de não sermos engolidos pelo nosso dia-a-dia, pelo stress causado devido aos resultados que temos que buscar, pela falta de planejamento de outros (ou mesmo nossa).Existem alguns critérios para classificar as prioridades como: importância, urgência, curto prazo, longo prazo, etc. Agora, o que gostaria de deixar claro é que um sonho continua sendo um sonho até você quantificá-lo e definir uma data. Nesse momento, ele se transforma em objetivo e, a partir daí, é preciso definir metas temporárias para serem atingindas até chegar a esse objetivo.

Comentário Floro:


Para quem gosta de ler, recomendo o livro "Os sete hábitos das pessoas eficientes", escrito pelo Sthephen Covey. Um livro relativamente antigo, mas com contribuições muito interessantes.

Ele sugere classificarmos nossas ações nos seguintes quadrantes:

Urgente                                        Importante

Não urgente                                 Não importante

Hoje, pelo acúmulo de atividades, não dedicamos tempo para nada que não seja Urgente e Importante.

A idéia é de preparar seu planejamento para que possamos dedicar um tempo, mesmo que pequeno, para as atividades Não importantes e Não uregentes. 
Pois essas atividades, com o passar do tempo, serão Urgentes e Importantes.
Nesta caso temos que parar tudo para realizarmos o que somos obrigados a fazer. Aí que entramos na espiral contínua de ficarmos apagando incendios. 

Para atingir essas metas, você deverá relacionar tarefas, classificá-las conforme exposto acima e avaliar, ao cumprir uma tarefa, se está no caminho do cumprimento da meta estabelecida, que levará ao objetivo final. Contudo, se ao cumprir uma tarefa, você andou no caminho oposto ao objetivo, está na hora de avaliar o seu planejamento e/ou objetivo real, mas ai é assunto para um novo post.

Comentário Floro:

A revisão constante dos objetivos e metas (pelo menos 1 vez por semana, ajuda em nosso envolvimento para buscar algo que realmente nos traga realização) vai nos permitir corrigir rumos e reavaliarmos nossos objetivos para que esteja alinhado com nossa realizações.


O desafio não é somente estabelecer prioridades, mas também definir objetivos claros.

Comentário Floro:


Ambos (objetivos e prioridades) andando em paralelo, possibilita que possamos dar conta das crescentes demandas do dia-a-dia, sem deixar de lado a realização de nossos sonhos.

Abraços!

Floro __



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u
Comentários Floro: Muito interessante a bordagem do "Novo mercado de trabalho", desenvolvida pelo José Luis Amâncio, mostrando de uma forma clara os principais pontos que ajudam a fazer a diferença; Reputo como sendo a comunicação clara uma fonte efetiva de possibilidades de abertura das portas; Durante muito tempo eu encontrava a definição de comunicação como a troca de informações entre 2 pessoas ou 2 pontos; Hoje, na convivência corporativa, este requisito apresenta-se como um diferencial capaz de alavancar progresso profissional, destacando-se a comunicação como tendo a certeza de que o emissor da mensagem conseguiu fazer-se entender. Enfatizo a importância de quem precisa comunicar alguma coisa, deve passar a informação da forma mais clara possível e assegurar que o receptor ou receptores entenderam o conteúdo e a intenção do que se quiz passar. Exercite sua comunicação assumindo a responsabilidade pela certeza de que a parte receptora pode compreender tudo.