Pular para o conteúdo principal

A efetividade da rede de relacionamento (networking)

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que todos estejam bem!

Semana passada participei de uma palestra na FIA (Fundação Instituto de Administração) reforçando a importância e a efetividade das nossas redes de relacionamento - Networking.

Não cabe aqui falarmos da importância de trabalharmos para construir, continuadamente, nossa rede de relacionamento, o que já é de conhecimento de todos.

Um dos pontos mais abordados durante as discussões desta manhã, foi que, mesmo sabendo da importancia, poucas vezes, ou nenhuma vez, na maioria dos casos, decidimos tomar as iniciativas para que possamos vencer as barreiras do "medo" da exposição ou do "medo" de fazermos coisas diferentes dos nossos hábitos.
Hábitos (atividades que realizamos automaticamente, sem pensar) nos bloqueiam e nos mantém dentro dos ambientes de conforto, que insistimos em continuar,  mesmo sabendo que não estamos colaborando para nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Como dizem os nordestinos, com muita propriedade, se não houver "querência", as decisões não serão tomadas e os hábitos tomam as decisões por nós.

Desenvolvemos a rede de relacionamento para que sejamos escolhidos, de várias formas: como amigos, como conjuges, como profissionais liberais e como profissionais.

Quero sugerir algumas ações para que posssamos superar a quebra da inércia.

Identifique uma lista de pessoas do seu relacionamento (pessoas que te conhecem e confiam em você, além dos amigos/as);

Faça contato com eles, individualmente e pessoalmente, se possível, para que você possa desenvolver sua rede de relacionamento:
  • Mesmo que estas pessoas te conhecem, apresente-se resumidamente, enfatizando sua experiência e os trabalhos que você realizou;
  • Deixe espaço para que seu contato também faça um resumo de sua trajetória;
  • Apresente suas expectativas profissionais para os próximos anos;
  • Deixe espaço para seu contato falar sobre a expectativa dele;
  • Ofereça algumas pessoas da sua rede de relacionamento para que seu contato possa interagir;
  • Avise as pessoas que você indicou para seu contato, que eles serão procurados para que colaborem na rede de relacionamento do seu contato;
  • Peça algumas pessoas da rede de relacionamento do seu contato, para que você possa interagir e desenvolver sua rede de relacionamento;
  • Peça que seu contato avise as pessoas que você irá entrar em contato para desenvolver a rede de relacionamento;
Se você tiver a oportunidade de falar com 2 novos contatos por semana, você poderá ser lembrado por 8 novos contatos por mês. Os mais arrojados buscam, pelo menos 1 novo contato por dia.

Depois de conhecer a pessoa, não deixe de colocar na sua agenda a manutenção do contato.

Lembre-se de que rede de relacionamento (networking) é um tripé de confiança, troca e escolha. Os resultados mostram-se muito melhores se houver uma continuidade dos contatos, evitando recorrermos aos nossos contatos apenas nas horas em que precisamos de alguém.

Estarmos presentes frequentemente, faz com que possamos ficar presentes nas lembranças da nossa rede de relacionamento.

Cuidem de manter sua rede de relacionamento e, mais importante, expandir sua rede de relacionamento. O que permitirá que você se possa ser lembrado e reconhecido.

Sucesso à vocês.

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...