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Como as empresas avaliam um bom candidato

Pessoal,
Muito bom dia! Espero que vocês estejam bem!

Tenho o hábito de anotar as perguntas que os entrevistadores fazem aos nossos clientes, durante as entrevistas de seleção.

A grande preocupação dos/das profissionais é de que eu indique a melhor resposta a ser dada. No início há uma frustração quando eu respondo que posso dar uma sugestão da estruturação da resposta, mas que eu não posso dar a resposta ideal. Depois os/as profissionais entendem o porquê.

Analisando as anotações temos visto alguns assuntos que têm se repetido de uma forma consistente, mais de 80% dos entrevistados tiveram falar sobre os seguintes tópicos:

1. Quais são seus pontos de "melhorias"?
2. Você é um profissional resiliente?
3. Onde (ou como) você imagina estar daqui a 10 anos?

Vamos avaliar o que os "entrevistadores" querem saber quando abordam estes assuntos.

Aproveitem um pouco e imaginem o que é possível obter de informações sobre os entrevstados quando respondem essas perguntas.

Melhor ainda, o que vocês responderiam se esses temas fossem abordados durante a entrevista?

Vamos lá. O que é possível interpretar das respostas e comentários:

1. Quais são seus pontos de "melhorias"?

Este assunto é abordado das mais diferentes formas, como por exemplo:
  • Defina seus pontos fracos (não gosto de chamar de pontos fracos, e sim de possibilidades de melhorias);
  • O que você mudaria em você?;
  • O que as pessoas em casa e no trabalho mais reclamam de você?
  • Qual é o seu comportamento que você não gosta?
  • Quais são as competências que você precisa desenvolver para atuar melhor em sua atual posição?
Informações que os entrevistadores cobseguem avaliar desses assuntos:

  • Como é a sua auto-crítica;
  • Habilidade que você tem de perceber seus pontos de melhorias;
  • Conhecimento das suas limitações pessoais e profissionais;
e o mais importante é, se você sabe o que precisa melhorar, qual é seu plano para isso? O que você já está fazendo para desenvolver suas competências e comportamentos para tornar-se um/uma profissional ou uma pessoa melhor.

Saber o que precisa melhorar é um ótimo começo. Se você sabe, quais foram os passos já dados para o seu desenvolvimento.

Minha sugestão de como estruturar a sua resposta:

Identifique as suas competências e comportamentos que você precisa melhorar. Comece com os 3 principais (tenho certeza de que vocês sabem quais são, pode até ser difícil admitir, mas sabem do que eu estou falando);
Trace um plano para desenvolver essas competências e comportamentos e, de preferencia, comece a executar o plano, buscarndo esses desenvolvimentos.

2. Você é um/uma profissional resiliente?

Resiliencia = característica emprestada da física, propriedade do material não se deformar depois de sofrer pressões.

Transportando este assunto para o trabalho, significa que não existem mais possibilidades do trabalharmos em ambientes sem pressões, ainda mais por entendermos que essas pressões serão crescentes, devido ao constante aumento da competitividade e da não fidelidade dos clientes.

Minha sugestão de como estruturar a sua resposta:

Definir como você vai se preparar para obter as competências e comportamentos necessários em sua função atual e nas próximas funções, ;
Como você faz para recompor suas energias, principalmente através das atividades que você gosta de fazer. Identificar como melhorar a qualidade dos seus raros momentos de lazer.

3. Onde (ou como) você imagina estar daqui a 10 anos?


Diferentemente de como viveram seus pais (menos) e avós, profissionalmente, hoje não vemos mais profissionais trabalhando a vida toda em uma única empresa. Hoje temos dados de que, em média, os profissionais trabalham de 4 a 5 anos em uma mesma empresa.

Presidentes trabalham, em média 2 anos nas empresas.

Esse tempo médio de permanencia dos/das profissionais nas nas empresas está diminuindo consistentemente, a cada ano, por motivos de mudanças de tecnologias, de diferentes formas de fazer negócio, de lançamentos de novos produtos, de busca de crescimento profissional acelerado, e novos aprendizados e desenvolvimentos profissionais.

Ter uma visão clara de onde se quer estar no longo prazo (10 anos) deixa os profissinais mais focados no seu desempenho profissional e nas qualificações que estão buscando, portanto o engajamento do profissional no aprimoramento torna-se mais evidente.

Ter uma visão de longo prazo para seu desenvolvimento permite que o exercício de traçar os objetivos de longo prazo da empresa possa ser interessante para ambos (empresa e profissional).

Minha sugestão de como estruturar a sua resposta:


Prepare seu plano de desenvolvimento profissional, indo primeiro para o longo prazo (identificando a posição ou função que te trará as suas realizações), depois para o plano de ação.
Identifique as competências e comportamentos que você precisa desenvolver para que seja elegível a ocupar a posição ou função,
Trace o plano de ação para obter essas competências e avalie as empresas ou as áreas dentro das empresas que possam te propiciar estas qualificações e trabalhe para que voce possa movimentar-se em busca desses conhecimentos e comportamentos.

Em um processo de busca de posições no mercado de trabalho, tenham a certeza de que não há uma resposta certa para as perguntas realizadas. Tem sim a sua resposta certa, onde a clareza de seu caminho a ser trilhado poderá trazer ganhos para as empresas por onde você passará e, claro, para você, que estará se capacitando.

Resumindo, um processo de gestão de carreira precisa de uma forte componente egoista por parte de quem está traçando seus caminhos.

Sucesso!

Floro




























Comentários

Navantino disse…
Caro José Floro:
Excelentes suas colocações. Sua experiência pessoal, de sucesso, compartilhada com pessoas que ainda podem estar em busca de seus melhores caminhos. Parabéns!

Abraços.

Navantino.

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