Pular para o conteúdo principal

Head-Hunter

Pessoal,
Boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Tenho recebido vários contatos de clientes, solicitando um trabalho de head-hunting.

Acho que aqui cabem esclarecimentos práticos:

Head-hunter: adaptado do inglês "caçador de cabeças" voltado para Recursos Humanos, caçador de talentos".

As empresas contratam head-hunters para identificarem, pré-selecionarem, entrevistarem candidatos a participarem de processos para busca de profissionais qualificados no mercado.

Não vejo pessoas físicas contratarem serviços de head-hunting.

Imagino que pessoas (físicas) que tentam buscar um trabalho de head-hunting, querem sim serem apresentados às empresas e a participarem de processos seletivos, o que, definitivamente, não é o caso.

Quando uma empresa contrata os serviços de head-hunting, todos e quaisquer custos decorrentes, em todas as instâncias, a empresa deve arcar com tudo, não deixando nenhum ônus aos candidatos.

Quando falamos de o candiato viajar para ser entrevistado em outras cidades, outros estados ou mesmo outros países, todas essas despesas devem correr por conta das empresas contratantes.

Temos visto algumas empresas fora da linha ética, que solicitam pagamento dos candidatos para que estes possam vir a participar de processos seletivos.

Esclarecendo, o processo operacional acontece quando uma empresa precisa buscar profissionais no mercado de trabalho. Estas empresas (head-hunters) têm uma considerável base de dados, sabendo onde os principais executivos trabalham.

Quando esses profissionais são contatados, referente aos processos seletivos, e esses processoss não são de seus interesses, esses são solicitados a indicar profissionais da sua rede de relacionamento.

Sugestão básica: Caso seja convidado por um head-hunting a participar de um processo, aceite o convite. Neste ponto você só tem a ganhar, por exemplo: Vá conhecer o profissional que se lembrou de você, mesmo que a função não seja de seu total interesse, pois nesta oportunidade você pode se apresentar ao head-hunter para que este saiba suas qualificações e experiências profissionais, obtendo de você informações sobre seu perfil e seus interesses.

Uma outra forma de ganhar pontos com o head-hunter que te convidou, no caso de você não ter interesse na posição que está sendo buscada, indique profissionais, da sua rede de relacionamento, que possam vir a terem interesse em participar do processo seletivo.

Durante um contato com o head-hunter, responda todas as perguntas, não economizando nos exemplos referentes aos assuntos perguntados.

Explore as exigencias, as responsabilidades e os riscos que a atual função requer, compare com seu perfil e qualificações, veja se a sua habiliddade e seu aprendizado a ser desenvolvida durante este período de trabalho, pode estar alinhado com seus objetivos de longo prazo, avaliando também se o pacote de remuneração condiz com oe resultadossugeridos para a função.

Depois de avaliar todos os pontos, ponderando suas considerações adequadamente, você terá uma visão bastante clara da decisão a ser tomada, em aceitar ou não a oferta.

Sucesso à vocês.

Floro






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Novas profissões surgindo. Como acompanhar?

Pessoal, Muito boa tarde! Espero que vocês estejam bem. Tenho recebido várias consultas sobre as carreiras mais requisitadas no Brasil nesses próximos anos. Muitos me perguntando se eu recomendo a engenharia de petróleo para quem está para iniciar a faculdade. Vamos lá! Estamos vivendo no Brasil o boom do petróleo, ainda mais nos aproximando da era pré-sal, onde nos próximos anos, até 2020 todos os holofotes estarão voltados para a exploração e a perfuração de poços em águas cada vez mais profundas, onde a PETROBRÁS já dá as cartas a muito tempo. Portanto, logicamente, é obvio imaginar que a hora é de partir para a Engenharia de petróleo. Em termos de evolução profissional, eu tenho uma visão mais abrangente sobre este assunto: Quero começar pela descrição da vaga que encontrei no site www.g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras , que discorre sobre esta carreira: Guia de carreiras: engenharia de petróleo Organização prevê criação de 2 milhões de ...