Pessoal,
Boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.
Tenho recebido vários contatos de clientes, solicitando um trabalho de head-hunting.
Acho que aqui cabem esclarecimentos práticos:
Head-hunter: adaptado do inglês "caçador de cabeças" voltado para Recursos Humanos, caçador de talentos".
As empresas contratam head-hunters para identificarem, pré-selecionarem, entrevistarem candidatos a participarem de processos para busca de profissionais qualificados no mercado.
Não vejo pessoas físicas contratarem serviços de head-hunting.
Imagino que pessoas (físicas) que tentam buscar um trabalho de head-hunting, querem sim serem apresentados às empresas e a participarem de processos seletivos, o que, definitivamente, não é o caso.
Quando uma empresa contrata os serviços de head-hunting, todos e quaisquer custos decorrentes, em todas as instâncias, a empresa deve arcar com tudo, não deixando nenhum ônus aos candidatos.
Quando falamos de o candiato viajar para ser entrevistado em outras cidades, outros estados ou mesmo outros países, todas essas despesas devem correr por conta das empresas contratantes.
Temos visto algumas empresas fora da linha ética, que solicitam pagamento dos candidatos para que estes possam vir a participar de processos seletivos.
Esclarecendo, o processo operacional acontece quando uma empresa precisa buscar profissionais no mercado de trabalho. Estas empresas (head-hunters) têm uma considerável base de dados, sabendo onde os principais executivos trabalham.
Quando esses profissionais são contatados, referente aos processos seletivos, e esses processoss não são de seus interesses, esses são solicitados a indicar profissionais da sua rede de relacionamento.
Sugestão básica: Caso seja convidado por um head-hunting a participar de um processo, aceite o convite. Neste ponto você só tem a ganhar, por exemplo: Vá conhecer o profissional que se lembrou de você, mesmo que a função não seja de seu total interesse, pois nesta oportunidade você pode se apresentar ao head-hunter para que este saiba suas qualificações e experiências profissionais, obtendo de você informações sobre seu perfil e seus interesses.
Uma outra forma de ganhar pontos com o head-hunter que te convidou, no caso de você não ter interesse na posição que está sendo buscada, indique profissionais, da sua rede de relacionamento, que possam vir a terem interesse em participar do processo seletivo.
Durante um contato com o head-hunter, responda todas as perguntas, não economizando nos exemplos referentes aos assuntos perguntados.
Explore as exigencias, as responsabilidades e os riscos que a atual função requer, compare com seu perfil e qualificações, veja se a sua habiliddade e seu aprendizado a ser desenvolvida durante este período de trabalho, pode estar alinhado com seus objetivos de longo prazo, avaliando também se o pacote de remuneração condiz com oe resultadossugeridos para a função.
Depois de avaliar todos os pontos, ponderando suas considerações adequadamente, você terá uma visão bastante clara da decisão a ser tomada, em aceitar ou não a oferta.
Sucesso à vocês.
Floro
Boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.
Tenho recebido vários contatos de clientes, solicitando um trabalho de head-hunting.
Acho que aqui cabem esclarecimentos práticos:
Head-hunter: adaptado do inglês "caçador de cabeças" voltado para Recursos Humanos, caçador de talentos".
As empresas contratam head-hunters para identificarem, pré-selecionarem, entrevistarem candidatos a participarem de processos para busca de profissionais qualificados no mercado.
Não vejo pessoas físicas contratarem serviços de head-hunting.
Imagino que pessoas (físicas) que tentam buscar um trabalho de head-hunting, querem sim serem apresentados às empresas e a participarem de processos seletivos, o que, definitivamente, não é o caso.
Quando uma empresa contrata os serviços de head-hunting, todos e quaisquer custos decorrentes, em todas as instâncias, a empresa deve arcar com tudo, não deixando nenhum ônus aos candidatos.
Quando falamos de o candiato viajar para ser entrevistado em outras cidades, outros estados ou mesmo outros países, todas essas despesas devem correr por conta das empresas contratantes.
Temos visto algumas empresas fora da linha ética, que solicitam pagamento dos candidatos para que estes possam vir a participar de processos seletivos.
Esclarecendo, o processo operacional acontece quando uma empresa precisa buscar profissionais no mercado de trabalho. Estas empresas (head-hunters) têm uma considerável base de dados, sabendo onde os principais executivos trabalham.
Quando esses profissionais são contatados, referente aos processos seletivos, e esses processoss não são de seus interesses, esses são solicitados a indicar profissionais da sua rede de relacionamento.
Sugestão básica: Caso seja convidado por um head-hunting a participar de um processo, aceite o convite. Neste ponto você só tem a ganhar, por exemplo: Vá conhecer o profissional que se lembrou de você, mesmo que a função não seja de seu total interesse, pois nesta oportunidade você pode se apresentar ao head-hunter para que este saiba suas qualificações e experiências profissionais, obtendo de você informações sobre seu perfil e seus interesses.
Uma outra forma de ganhar pontos com o head-hunter que te convidou, no caso de você não ter interesse na posição que está sendo buscada, indique profissionais, da sua rede de relacionamento, que possam vir a terem interesse em participar do processo seletivo.
Durante um contato com o head-hunter, responda todas as perguntas, não economizando nos exemplos referentes aos assuntos perguntados.
Explore as exigencias, as responsabilidades e os riscos que a atual função requer, compare com seu perfil e qualificações, veja se a sua habiliddade e seu aprendizado a ser desenvolvida durante este período de trabalho, pode estar alinhado com seus objetivos de longo prazo, avaliando também se o pacote de remuneração condiz com oe resultadossugeridos para a função.
Depois de avaliar todos os pontos, ponderando suas considerações adequadamente, você terá uma visão bastante clara da decisão a ser tomada, em aceitar ou não a oferta.
Sucesso à vocês.
Floro
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