Pular para o conteúdo principal

Head-Hunter

Pessoal,
Boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Tenho recebido vários contatos de clientes, solicitando um trabalho de head-hunting.

Acho que aqui cabem esclarecimentos práticos:

Head-hunter: adaptado do inglês "caçador de cabeças" voltado para Recursos Humanos, caçador de talentos".

As empresas contratam head-hunters para identificarem, pré-selecionarem, entrevistarem candidatos a participarem de processos para busca de profissionais qualificados no mercado.

Não vejo pessoas físicas contratarem serviços de head-hunting.

Imagino que pessoas (físicas) que tentam buscar um trabalho de head-hunting, querem sim serem apresentados às empresas e a participarem de processos seletivos, o que, definitivamente, não é o caso.

Quando uma empresa contrata os serviços de head-hunting, todos e quaisquer custos decorrentes, em todas as instâncias, a empresa deve arcar com tudo, não deixando nenhum ônus aos candidatos.

Quando falamos de o candiato viajar para ser entrevistado em outras cidades, outros estados ou mesmo outros países, todas essas despesas devem correr por conta das empresas contratantes.

Temos visto algumas empresas fora da linha ética, que solicitam pagamento dos candidatos para que estes possam vir a participar de processos seletivos.

Esclarecendo, o processo operacional acontece quando uma empresa precisa buscar profissionais no mercado de trabalho. Estas empresas (head-hunters) têm uma considerável base de dados, sabendo onde os principais executivos trabalham.

Quando esses profissionais são contatados, referente aos processos seletivos, e esses processoss não são de seus interesses, esses são solicitados a indicar profissionais da sua rede de relacionamento.

Sugestão básica: Caso seja convidado por um head-hunting a participar de um processo, aceite o convite. Neste ponto você só tem a ganhar, por exemplo: Vá conhecer o profissional que se lembrou de você, mesmo que a função não seja de seu total interesse, pois nesta oportunidade você pode se apresentar ao head-hunter para que este saiba suas qualificações e experiências profissionais, obtendo de você informações sobre seu perfil e seus interesses.

Uma outra forma de ganhar pontos com o head-hunter que te convidou, no caso de você não ter interesse na posição que está sendo buscada, indique profissionais, da sua rede de relacionamento, que possam vir a terem interesse em participar do processo seletivo.

Durante um contato com o head-hunter, responda todas as perguntas, não economizando nos exemplos referentes aos assuntos perguntados.

Explore as exigencias, as responsabilidades e os riscos que a atual função requer, compare com seu perfil e qualificações, veja se a sua habiliddade e seu aprendizado a ser desenvolvida durante este período de trabalho, pode estar alinhado com seus objetivos de longo prazo, avaliando também se o pacote de remuneração condiz com oe resultadossugeridos para a função.

Depois de avaliar todos os pontos, ponderando suas considerações adequadamente, você terá uma visão bastante clara da decisão a ser tomada, em aceitar ou não a oferta.

Sucesso à vocês.

Floro






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof