Pular para o conteúdo principal

Timidez interferindo na carreira profissional

Pessoal,

Muito bom dia!

Espero que vocês tenham tido um ótimo Natal e iniciado um 2013 de muitas realizações.

De baterias recarregadas, vamos inciar o melhor ano de nossas vidas. Não precisa esperar pelo carnaval para ligar os motores.

Me atrevo a dizer que a grande maioiria das pessoas e profissionais encontram-se no grupo dos/das tímidos/as, e que, na maioria das vezes, refletem-se para o mundo através da demonstraão de arrogancia, agressividade, superficialidade, introspecção, isolamento, depressão e algumas outras formas.

Quando olhamos as vagas de empregos e os profissionais que mais se destacam no mundo do trabalho, vemos profissionais com habilidade diferenciada de comunicação, que conseguem desenvolver relacionamentos de confiança (as pessoas confiam em você e te recomendam), trabalhar muito bem em equipe e que sejam pessoas assertivas (deixam claro seu posicionamento e conseguem colocar limites, tanto pessoais quanto profissionais).

Vemos que temos, cada vez menos espaço, nas empresas e corporações, para pessoas tímidas.

Quando falamos em menos espaço, estamos falando em menos espaço para o progresso profissional de quem busca um crescimento hierárquico. É claro que quando falamos de bons profissionais técnicos, nas empresas mais estruturadas, encontramos espaço para crescimento dos tímidos, principalmente em empresas que exercitam a carreira Y (profissionais de níveis, estritamente, técnicos podem ascender financeiramente nas empresas, sem ter exercer a gestão de pessoas). 

Se você é tímido ou tímida, você, certamente, se ressente disso. Grandes chances de você sentir-se mais à vontade com pessoas e ambientes conhecidos. Seu conforto em ambientes e convivência com pessoas está relacionado com o conhecimento prévio da situação. As situações novas colocam vocês em momentos desconfortáveis.

Sugermos aqui, nestes casos, exercitarem situações diferentes das situações conhecidas. Experimente ao menos uma coisa/situação nova por dia. Assim você habitua-se a novas situações, enferntado-as mais naturalmente.

Possivelmente você pode ter deixado/a de ser considerado/a para algumas promoções, oportunidades e posições de maior exposição e responsabilidade, devido à sua timidez.

Aqui podemos considerar as oportunidades que possibilitam a evolução profissional, processos de promoções internas dentro das empresas ou entrevistas externas que possibilitam assumir posições em outras empresas. 

Quando falamos de processos internos de promoções internas, a necessidade de articulações políticas (lado positivo da política, grupos olhando para os mesmos objetivos) permitem uma evolução para a chegada em posições de maior responsabilidade e, mais ainda, contribuem na permanência na função (autosustentabilidade). Pessoas muito tímidas têm uma certa dificuldade de trabalharem nesta articulação, pois imaginam que o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido vai acontecer naturalmente.

O desenvolvimento da rede de relacionamento, onde buscamos relacionamentos de confiança, é um fator fundamental para que a articulação política faça a diferença.

Nas entrevistas de emprego, a maioria das pessoas sentem-se desconfortáveis por estarem sendo avaliadas e as mais tímidas, além de que receiem a exposição através da abordagem questões pessoais e desempenho profissional, onde precisam enfatizar suas realizações. Reforçando a tendência natural à autocrítica, acabam não tendo facilidade de falarem sobre suas realizações.

Neste caso a rede de relacionamento ajuda no desenvolvimento das oportunidades. Depois disso a performance na entrevista vai depender da preparação de uma comunicação eficaz.

Pessoas tímidas precisam prepararem-se bem para uma entrevista de emprego. Pesquisa sobre a companhia e a função que está sendo buscada. Deve imaginar respostas e até treinar a entrevista com pessoas mais próximas. Recomendamos que repasse seus pontos fortes para que possa dar exemplos práticos das suas realizações.

Pessoas tímidas têm autocrítica muito pesada, exigindo de si próprio resultados perto da perfeição.

Sugestões para que os/as tímidos/as possam exercitar situações que possam aumentar sua autoconfiança;
* Entendermos nossa situação de tímidez;
* Entender que, se mudarmos esta condição, podemos melhorar nosso posicionamento pessoal e profissional; 
* Decidirmos que queremos trabalhar para que possamos desenvolver a nossa autoconfiança para podermos ter confiança em passar nossa visão, mostrar nossas idéias e as contribuições;

Passando por esses pontos, sugerimos algumas ações que ajudam a começarmos a mudar a condição de introversão: 
* Diminuirmos nossa autocrítica, nos permitindo dar nossa opinião de uma maneira mais natural, mesmo não tendo todo o conhecimento que os/as tímidos/as achem necessários/as;
* Puxarmos conversa com pessoas que não conhecidas, nos permitindo até preparar assuntos para nos sentirmos mais confiantes;
* Praticar fazermos apresentações sobre os assuntos que dominamos, como exercício de exposição;
* Desenvolvermos atividades de teatro;
* Acompanhamento terapêutico.

Estamos enfatizando o assunto da timidez, devido aos desenvolvimentos de liderança estarem embasados na comunicação eficaz, onde os/as tímidos/as acabam levando certa desvantagem.

Trabalhe em seu autoconhecimento e enfrente os desafios que possam contribuir com sua evolução profissional.

Sucesso!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof