Pular para o conteúdo principal

Workshifiting, a tendência do trabalho remoto

Pessoal,
Muito boa noite!
Espero que vocês estejam bem.

Uma pesquisa que comprova o que já estamos experimentando na prática, já a algum tempo.

Como nos preparamos para não perder o contato e a rede de relacionamento com as pessoas que precisam saber dos nossos resultados? Os resultados que conseguimos ou ajudamos a conseguir devem ser mostrados, para que fique registrado e possam contar para a nossa evolução profissional.

Vou colocar meus comentários em azul.

Não poderia de deixar de colocar meu comentário sobre os protestos realizados pelos jovens e pela população nas principais cidades e capitais do mundo onde vivem brasileiros e brasileiras.

Sinto-me orgulhoso e, posso perceber que os rumos, a partir deste momento, podem mudar.

Meu orgulho foi duplo, pois meu filho de 14 anos esteve, pacificamente, protestando, levando sua indignação sobre o que já consegue perceber mesmo com seus poucos anos de vida. Filho continue construindo e mostrando sua posição!

Aproveitem e enviem seus comentários!

Floro

05/06/2013 - Série RH do futuro: Workshifting, a tendência do trabalho remoto

Autor: Caio Lauer

More Sharing ServicesCompartilhe
Share on emailShare on print Até o fim de 2013, 93% das empresas devem aderir ao estilo móvel de trabalho. Este é o resultado do Índice de Workshifting Global da Citrix, uma pesquisa mundial realizada com os principais tomadores de decisão de TI. O workshifting, denominação dada pela prática do trabalho executado em local, horário e recursos diferentes para otimizar o tempo dos profissionais, também vem conquistando seu espaço no Brasil.
Comentário Floro:
Vários fatores estão acelerando o incentivo desta forma de trabalho. Principalmente áreas comerciais e áreas de projetos não necessitam estar 100% do tempo dentro da empresa. 

Muito além da ideia de homeoffice, o workshifting permite com que, através de aparelhos como smarphones, tablets e os mais recentes ultrabooks, o trabalho seja executado em qualquer lugar e com total produtividade. Estratégias como essa estão transformando o modo como os profissionais e empresas realizam negócios. Além da flexibilidade para os trabalhadores, as empresas também reduzem seus custos – investimentos em escritórios fixos e gastos com viagens e mão de obra ficam bastante reduzidos, por exemplo.
Comentário Floro:
Seguramente os investimentos são menores com a diminuição dos custos através da redução da necessidade de espaço físico.
Nestes casos, o gerenciamento dos profissionais deve ser diferenciado, exigindo muito mais dos gestores, que terão que acompanhar, de longe, o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores.

“O funcionário remoto passa a ter uma melhor qualidade de vida e a empresa é beneficiada com a queda no turnover e com a entrega de alta qualidade nos serviços prestados. Com isso, a remuneração tende a aumentar, o custo com alimentação diminui e a locomoção entre casa e trabalho não existe mais”, reforça Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil.
Comentário Floro:
Vemos ser uma forte tendência a busca por redução de custos, onde as empresas certamente precisam buscar mais cmpetitividade.
Essa nova forma de trabalho requer um aprofundamento na gestão de pessoas, as quais, mesmo distantes, precisam ser acompanhadas em seu desenvolvimento e crescimento profissional.
Empresas com gestão no momento presente, acham a nova forma de trabalho ótima, pois reduz seus custos. Empresas com gestão voltada para o longo prazo entendem a importancia da redução dos custos, mas temem a desagregação das equipes, que deixarão de respirar juntos no dia-a-dia.   
Workshifting e Tecnologia

O acesso a desktops e aplicativos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo é fundamental para esta prática. Os profissionais devem ter a capacidade de trabalhar da mesma maneira que fariam no escritório, com acesso a toda rede e arquivos da empresa; a boa comunicação é outro ponto, que precisa ser feita tão facilmente como se todos estivessem fisicamente no mesmo lugar; a segurança das informações é imprescindível, e o departamento de TI precisa proteger e controlar informações de negócios.
Comentário Floro:
Pontos técnicos a serem considerados, mais diretamente com relação à proteção das informações, disciplina e entrega de resultados.

A virtualização (em termos práticos, é utilizar a tecnologia ociosa existente nos servidores e equipamentos, e conseguir otimizá-los para outras aplicações – plataformas, equipamentos, gadgets etc) é uma forte aliada no processo de inserção do workshifting nas empresas. Ela permite que funcionários façam reuniões online e serviços de compartilhamento de arquivos, fomentando a colaboração independentemente da localização de cada indivíduo.
Comentário Floro:
Novamente estamos analisando pontos técnicos referentes à realização dos serviços de uma forma focada em otimização de recursos e redução dos custos.
De acordo com Cíntia Bortotto, especialista em Recursos Humanos, gestores que eventualmente gerenciem observando a pessoa trabalhar ou controlando horário de trabalho têm mais dificuldade neste no sistema. “Para gerenciar quem trabalha remotamente, é importante ter organização e capacidade de desenvolver relacionamentos profissionais baseados em confiança e resultados”, aponta Cíntia.
Comentário Floro:
O desenvolvimento de ambientes de confiança, entre os profissionais, podem assegurar que o trabalho remoto manterá o mesmo resultado dos trabalho desenvolvidos nos ambientes das empresas e, além disso o desenvolvimento e o crescimento dos profissionais não sofrerão atrasos.

10 razões para adotar o workshifting

A Citrix, empresa que comandou a pesquisa sobre mobilidade no trabalho, listou os principais motivos para que as empresas adotem o workshifting. Confira:

Potencializa o crescimento dos negócios da empresa;

Melhora o potencial para fusões e aquisições;

Aumenta a retenção de funcionários através de um melhor equilíbrio entre vida e trabalho;

Possibilita recrutar os melhores profissionais onde quer que estejam;

Permite a colaboração sem fronteiras, sem o custo e a interrupção de viagens;

Reduz custos de instalação;

Acelera a velocidade dos negócios, permitindo negociações em qualquer hora e local;

Melhora a qualidade e a velocidade do serviço e atendimento ao cliente;

Aprimora o controle e a segurança de dados corporativos;

Dá mais transparência ao negócio.

Comentário Floro:
Vejo como uma forma revolucionária e sem volta. Todas as formas que forem encontradas que possam otimizar e reduzir custos são e serão sempre muito bemvindas. A implementação e manutenção do ambiente virtual está na percepção do crescimento profissional dos colaboradores, onde é recomendável os contatos pessoais de uma forma frequente que possibilite manter a interação entre as idéais e que o espírito de cooperação continue presente.

Fonte: Série RH do futuro: Workshifting, a tendência do trabalho remoto
Portal Carreira & Sucesso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof