Pular para o conteúdo principal

Serviços disponíveis para o mercado de trabalho - Entenda as diferenças!

Pessoal,
Muito bom dia! Espero que vocês estejam bem.

Recebi muitos pedidos de esclarecimentos sobre os serviços voltados para mercado de trabalho. Segue um material que distingue os diversos servias e apresenta um resumo de seus processos.

Head Hunter (Hunting):
Termo em inglês, que em português significa "caçador de cabeça", ajustado para a realidade do trabalho, caçador de talentos; Gerando e expressão: Hunting, buscando talentos.

Atividade contratada, exclusivamente, pelas empresas que assessoram empresas que estão buscando profissionais no mercado; Consequentemente os honorários das empresas de Hunting são pagos 100% pelas empresas contratantes, nunca pelos/as candidatos/as.

Esta atividade, normalmente, é utilizada na busca de executivos/as de níveis mais elevados (Gerentes seniores, Diretores/as, Vice-presidentes e Presidentes); As presidentes mulheres, estão incluídas no termo Presidentes;

Os Hunters mapeiam no mercado onde estão os profissionais que podem atender às exigencias das vagas e começam a entrar em contato, através da rede de relacionamento e dos contatos já desenvolvidos pelo próprio Hunter;

Neste momento, aos profissionais que não tem interessem em continuar a participar do processo, os Hunters solicitam indicações desses profissionais. Neste momento a Rede de relacionamento funciona até chegar esta indicação ao Hunter sobre você. Por isso você recebe ligações de Head Hunters mesmo sem ter enviado seu CV.

Ao utilizar o processo de Hunting, as vagas trabalhadas, quase nunca são divulgadas. Muitas vezes até pelo fato dessas contratações estarem sendo feitas para substituir o executivo/a que, atualmente, ainda ocupa a posição.

O Head-Hunter entra em contato, normalmente via telefone, diretamente com os/as possíveis candidatos/as e as entrevistas são realizadas até sejam identificados profissionais que atendam aos requisitos e se interessem pelos desafios da vaga, pré-selecionando alguns candidatos;

Esses/as candidatos/as pré-selecionados são encaminhados para as empresas onde serão entrevistados/as e, para o/a escolhido/a será feita uma proposta de trabalho, contendo os desafios e as condições financeiras que esta vaga proporciona.

Caso o/a primeiro/a candidato/a escolhido/a aceite, o processo é encerrado e o/a candidato/a é contratado/a. Caso o/a candidato/a não aceite, o processo continua ainda com os/as pré-selecionados/as ou reunicia-se o processo.

Recrutamento e seleção:
Basicamente o mesmo processo apresentado no caso do Hunting, porém em níveis de profissionais mais iniciais.

Atividade contratada, exclusivamente, pelas empresas que buscam profissionais, sendo o pagamento dos honorários dos recrutadores, feitos pela empresa contratante.

Neste caso, geralmente as vagas são divulgadas atravésda rede de relacionamento das empresas de Recrutamento e Seleção, jornais, revistas, internet.

Também neste momento são aceitas indicações de profissionais que possam ter os requisitos solicitados.

Algumas empresas contratantes divulgam seus nomes e outras não. Isso fica à critério das próprias empresas que tem as vagas.

Os/As interessados/as enviam seus Currículos, respondendo aos anúncios ou expontaneamnete, para as empresas de Recrutamento e Seleção, que triam os Currúculos e entrevistam os/as candidatos/as pré-selecionados/as, encaminhando os/as candidatos/candidatas que mais aderem às expectativas das vagas.

O/A escolhido/a pela empresa recebe uma proposta de trabalho, caso aceite, o processo é encerrado e o/a profissional é contratado/a. Caso o/a candidato/a não aceite, ofertas são realizadas ainda aos pré-selecionados ou reinicia-se o processo.

Em alguns casos, acordo entre as empresas contratantes e as empresas recrutadoras, as empresas recrutadoras são autorizadas a cobrarem os honorários dos candidatos. Essa é uma prática que eu, particularmente, não gosto. Sugiro que se você estiver em uma situação dessa, onde a empresa recrutadora estiver cobrando de você, que pense bem e veja as condições que esta empresa contratante está. Se não tem condições de pagar para empresas buscarem candidatos, como poderá estar esta empresa em termos de consistência e saúde financeira. Cuidado!

Outplacement:
Termo em inglês, que em português significa "recolocação".

Atividade geralmente contratada por empresas que demitem funcionários/as e desejam prover um acompanhamento e orientação deste/a para a reaproximação do mercado de trabalho.
Esta é uma atividade de responsabilidade social das empresas que retribuem a dedicação e empenho dos profissionais, na hora que esses cuidados não são mais necessários.

Os/as profissionais demitidos/as são assistidos/as psicologicamente, no momento do impacto do desligamento e na preparação para reaproximação do mercado, em atividades como desenvolvimento de networking, preparação de Currículo e entrevistas,

No caso de outplacement, existe uma série de empresas que oferecem este trabalho para pessoas físicas, cujos honorários devem ser pagos pelos próprios candidatos; Pesquise essas empresas para ver se existem reclamações registradas (reclame aqui, por exemplo), antes de contratar.

Uma forma fácil de reconhecer se a empresa é ou não séria, é no caso desta empresa estipular um preço para que você participe dos processos de recrutamento e seleção; Muitas dessas empresas aceitam até cartão de crédito e dividem os preços em várias vezes.

Empresas de outplacement sérias são as que desenvolvem um trabalho de acompanhamento dos profissionais e orientação para a busca e avaliação das oportunidades de mercado, não prometendo a participação em entrevistas.

Coaching:
Vem do inglês Coach que significa técnico ou treinador (muito usado como o técnico/treinador de esportes), que gerou o termo Coaching que pode ser traduzido como treinando e preparando pessoas para obterem resultados. Coachee será o/a profissional assessorada pelo/a Coach.

Neste caso, referindo-nos ao esporte, o treinador pode treinar, preparar e orientar o time ou o esportista, para seus objetivos, porém quem joga são os próprios jogadores. A contribuição maior está na visualização de alternativas e possibilidades de trabalhos. A escolha do caminho será do profissional que contrata os serviços.

Trazendo esta análise para os programas de Coaching, o Coach prepara o Coachee (pesssoa que está sendo treinada) para que possa ter consistência no desenvolvimento de suas competências técnicas ou comportamentais, necessárias para alcançar os resultados que querem ou precisam alcançar.

O/A Coach não tem o direito de influenciar o/a Coachee na decisão. O/A Coach pode abrir e organizar várias alternativas possíveis, mas a decisão será sempre do/ca Coachee.

Existe a escolha do Coach pelo Coachee, devido à empatia, necessária entre as duas partes. Esta escolha acontece através de entrevistas entre o/a Coachee e alguns Coachs.

Os programas de Coaching normalmente são contratados pelas empresas que querem contribuir no desenvolvimento de competências dos profissionais.
Também é possível que os profissionais contratem, diretamente, programas de Coaching para desenvolver competências que precisam para alcançar seus objetivos.

Os programas de Coaching devem ser finitos, concluidos após o profissional entender que já desenvolveu sua competência. Esses programas têm duração variável entre 6 meses e 12 meses, o que depende da competência e da dedicação do Coachee.

Existe também o Life Coaching, normalmente contratado por pessoas físicas, que decidiram redirecionar suas vidas e querem um Coach para contribuir na definição e acompanhamento desse redirecionamento, no que tange o seu desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais.

Neste caso são discutidas todas as competências e comportamentos que serão trabalhados para que esse redirecionamento possa se desenvolver, de uma forma mais sistemática, e possa ser acompanhado e medido. Este tipo de Coaching pode acontecer de uma forma mais continuada, porém o Coach e o/a Coachee devem estabelecer, desde o início do processo, os objetivos e o tempo estimado de duração do programa de Life Coaching. Evitando assim uma dependência. O/A Coach deve preparar o/a Coachee para que este/esta andem sozinhos, depois da decisão do caminho a seguir.

Mentoring:
Termo vem do inglês mentor, que gerou o termo mentoring, que significa alguém que contribui para que o orientado possa desenvolver outras visões sobre os assuntos de seu interesse. Mentorado é o nome que se dá ao profissional que será assistido.

Estes programas de Mentoring são mais abrangentes, discutindo-se questões pessoais e profissionais, de acordo com os pontos que o orientado queira discutir durante todo o processo.

As contratações desses programas podem acontecer pelas empresas que oferecem esses programas aos seus/suas executivos/as de maior nível, ou os/as próprios/as profissionais contratam diretamente esses programas.

Programas de Mentoring têm uma duração maior, não tendo limites pré-estabelecidos. A duração costuma ser definida pelo Mentorado/a, quando este entende ter atingidos seus objetivos pessoais e profissionais.

Career Counseling (aconselhamento de carreira).
Programas, normalmente contratados por profissionais que decidem buscar uma evolução da sua carreira profissional.

Profissionais que se sentem, por diversas razões, desmotivados/as, sem perspectivas de crescimento e que buscam atividades que possam tarzer mais realizações profissionais.

Entre os principais motivadores dos/as profissionais buscarem este tipo de assessoria, está na dúvida entre a sua permanência ou saída da empresa em que atuam.

O programa de Career counseling é finito, tendo seu tempo definido antes do início do programa e com a indicação, definidos conjuntamente, de todos os assuntos que serão discutidos durante as sessões pré-definidas.

O orientador desses programas precisa incentivar os orientandos a avaliarem, de uma forma técnica e conforme os critérios escolhidos, para que tome as decisões que estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo.

Dentro dos programas de Career Counseling, importantes etapas são desenvolvidas, como a avaliação do momento atual do orientado (fotografia de como chegou e como está no momento, seus desconfortos e suas atuais visões de evolução), seus objetivos de longo prazo e o plano de ação com as metas de curto prazo.

Depois de concluido o programa, orientado e orientador definem datas para que aconteçam o acompanhamento das atividades em desenvolvimento.

A operacionalização de todos esses programas - Coaching, Mentoring e Career counseling - podem ser feitos presencialmente ou através de contatos telefônicos ou skype, permitindo também que profissionais que não ficam em bases fixas, podem trabalhar em seu desenvolvimento.

Estamos à disposição para esclarecimentos. Faça seus comentários e nos encaminhem as perguntas.

Abraços!

Sucesso à vocês!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof