Pular para o conteúdo principal

Planejamento de carreira



Pessoal.

Boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.
Fui convidado a falar para os alunos da área de Marketing da Universidade Metodista, no Campus de São Bernardo.
Foi registrado desta forma no jornal da Metodista.

Abraços!

Floro 

Candidato com planos para 10 anos na carreira sai na frente, afirma consultor

05/05/2015 19h25 Contraste | A A+ A++


Houve épocas em que um currículo bem encorpado enchia os olhos dos selecionadores, outras em que uma apresentação enxuta das competências tinha mais peso do que enumerar passagens por inúmeros cargos, e outras ainda em que a performance em dinâmicas de grupo valia mais do que cursos feitos no exterior. Agora é a vez de o candidato mostrar que tem um planejamento para até 10 anos na carreira, além de ser muito “in” receber indicação de quem já está na empresa que se quer trabalhar ou para ser promovido.  
  
“Hoje as empresas não exigem que se fique 20, 30 anos em um emprego. Mas é cada vez mais comum nas entrevistas perguntarem o que você quer ser ou onde quer estar daqui 10 anos”, aponta o consultor José Floro Barros, diretor da Floro Gerenciamento de Carreiras, que falou dia 4 último a alunos de Marketing da Universidade Metodista. Ele é enfático nessas duas vertentes: quem traça uma linha cronológica de médio prazo para a vida mostra que sabe planejar-se, o que as empresas apreciam, e quem estabelece relações de confiança no ambiente de trabalho consegue estruturar um bom networking.
“Pelo menos 95% das movimentações profissionais atualmente são feitas por indicação interna. Quando as vagas aprecem na internet ou nos jornais, é porque não houve recomendações na empresa e, portanto, a concorrência ficará muito maior com a abertura para o mercado. Daí vem a importância de se relacionar bem no ambiente onde se trabalha, porque uma promoção ou uma transferência podem ser encorajadas por colegas que confiam em você. Não significa que são amigos, mas que confiam em você”, reforça José Floro.
Networking não é só carisma. Pesam também na projeção de um profissional a competência e se fazer percebido pelos superiores. Não adianta medir força com chefes prepotentes. A saída é ser colaborativo e ajudá-los a atingir as metas da empresa, por exemplo. “Mas se o chefe roubar suas ideias e não te der crédito, comece a procurar outro emprego”, diz o gerenciador de carreiras.
Competência está muito relacionada à comunicação, ensina ele. Fazer-se bem entender é fundamental para evitar retrabalhos ou equívocos que comprometem os negócios do empregador. “Na dúvida, pergunte se a pessoa entendeu bem, porque não basta você dominar uma tarefa e o outro não”, afirma José Floro.
Sem jogo de adivinhação     José Floro: planejamento
Falar em gestão de carreira para daqui 10 anos é algo novo no Brasil, sobretudo nas gerações Y e Z extremamente ansiosas e desapegadas de fincar raízes por muito tempo em uma mesma empresa. Mas planejar é bom em qualquer ocasião e idade, porque significa antecipar o que pode acontecer e evitar o jogo de adivinhações.
O gerenciador de carreiras José Floro sugere três passos: 1 – Analisar o momento atual (no que sou bom, que assunto domino?) para avaliar não apenas cenários promissores, mas também inevitáveis dificuldades. 2—Estabelecer a linha cronológia para direcionar recursos físicos e financeiros ao objetivo. Exemplo: se quer ser gerente de autopeças, analise quais suas habilidades para liderar equipes e quais cursos capacitam para o aprimoramento da profissão. 3 – Identificar as competências necessárias para alcançar o objetivo (quais especializações fazer, que livros ler etc).
Mais competência, mais tarefas
Mas há vida além do trabalho, adverte José Floro. Por isso, um planejamento de carreira não envolve apenas performance profissional. É preciso atenção para a vida pessoal, buscando ser alguém melhor a partir da autocrítica de atos e omissões, da revisão de ações que afastam pessoas próximas. Da mesma forma, é necessário planejar o tempo disponível para a família – valorizando a qualidade e não a quantidades de horas juntos -- e para os cuidados com corpo e mente.
“Todos acham que ao chegar ao cargo de CEO vão trabalhar menos. Ao contrário, as tarefas mais pesadas recaem sobre quem tem mais competência”, alerta o consultor, sugerindo buscar sempre bem-estar físico e espiritual.
Finalmente, um quarto elemento do planejamento de carreira deve contemplar a vida social. Melhorar o ambiente onde se trabalha é o primeiro passo para se estar bem e estruturar a tão almejada rede de networking, ensina José Floro. Ele recomenda também a dedicação a trabalhos voluntários. “Depois de esse planejamento estar pronto, leia-o todos os dias. É bom para implementar as ações e até antecipar decisões”, diz. No www.floro.com.br é possível baixar gratuitamente um Projeto de Vida e Carreira.



Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.
COORDENADOR
FULVIO CRISTOFOLIMinicurrículo



marketing.png
Receba informações de oferecimento sobre esse curso:
Nome
E-mail
Contato (ddd + celular)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof