Pular para o conteúdo principal

Crise é o momento de capitalizar sua carreira

Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.

Estamos no meio de uma pesada crise na economia mundial.

Crise esta incrementada, no Brasil,  por falta de ética generalizada, escândalos infindáveis, propinas, cartéis, desvios, falta de confiança nos órgãos governamentais, total impunidade, desmandos, Supremo controlado e consequente redução dos investimentos no Brasil, o que agrava ainda mais as movimentações profissionais.

Antes de solicitar aquela promoção ou aquele aumento, lembre-se de avaliar os resultados da empresa. Se os resultados estiverem abaixo do planejado, não é o momento. Não queime seu filme.

O momento requer toda a dedicação e empenho para que os resultados reais estejam se aproximando dos resultados previstos.

Estamos com uma taxa de desemprego muito alta e ainda pode aumentar.

A forma de capitalizar sua carreira está em buscar capacitações com o objetivo de se fortalecer profissionalmente. Atividade que está totalmente sob seu controle, só depende de você.

Vamos começar por avaliar suas competências e comportamentos necessários para atuar em sua atual função. Entenda com profundidade suas responsabilidades (habilidade de dar a resposta, assumir compromissos) os resultados que são esperados de sua função. Entenda também o quanto a realização de suas responsabilidades contribuirão no todo e veja como pode melhorar sua entrega. Pesquise na sua descrição do seu cargo e em suas metas anuais.

Quais competências e comportamentos seus precisam ser trabalhadas e ajustadas para que você sente-se com mais propriedade na "sua" cadeira e contribua para buscar os resultados.

Neste momento a sua auto-crítica precisa ser exercitada de uma forma profissional. Quais competências e comportamentos que melhorados contribuem para turbinar o seu desempenho profissional? 

Escolas oferecem cursos com bons preços. Mesmo que você precise fazer o investimento, o diferencial vai aparecer através dos conhecimentos absorvidos e resultados que virão.

Aproxime-se de profissionais referências nas áreas de atuação, demonstre interesse em aprender.

Trace um plano para buscar e desenvolver as competências e os comportamentos necessários. 

Dedique-se em estudar e buscar as soluções que contribuirão com os resultados. Exercite seu aprendizado.

A pressão neste momento será forte, cuide-se para manter-se engajado, ativo e criativo. 

Outra forma de se fortalecer está no desenvolvimento continuado das relações de confiança, resgatando e se aproximando de seus contatos. Sempre temos pouco tempo para dedicarmos ao networking (responsável pela grande maioria das movimentações no mercado de trabalho através das indicações e recomendações).

Para podermos desenvolver novos contatos de networking, sugiro a participação em clubes de serviços (Lions, Rotary, Maçonaria e outros), para desenvolver trabalhos voluntários à comunidade. 

Crie hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas, de preferência que te tragam prazer. Será a forma de equilibrar o lazer para enfrentar o stress que ainda virá por aí.

Abraços!

Floro








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...