Pular para o conteúdo principal

Aula de Sonho, Planejamento, Networking, Determinação e Comemoração

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que todos estejam bem.

Neste último final de semana, entre os meus momentos familiares, fui assistir, muito despretensiosamente, ao filme "A travessia".
Este filme foi lançado recentemente, dia 8/10/2015, e relata um momento bastante interessante, de um jovem  equilibrista e sonhador francês, Philippe Petit.
Philippe encantou-se com a arte do equilíbrio na corda bamba, e iniciou seu treinamento. Desde o início da estória é possível perceber sua determinação e empenho nos treinamentos.
Durante os treinamentos e suas andanças conhece pessoas e desenvolve uma amizade onde os objetivos comuns entre as pessoas os unem com fortes laços profissionais, de respeito e admiração.
Durante os treinos foi aprendendo que o excesso de auto-confiança podem tirar a concentração, principalmente nos momentos finais das travessias e, belos tombos aconteceram. Doloridos e suficientes para confirmar que a concentração e foco devem estar firmes até o último momento dos trabalhos.
Com o tempo, Philippe teve a idéia de se aventurar e cruzar entre 2 monumentos em Paris, através da corda bamba. Treinou, planejou e foi um sucesso, apesar dos protestos dos agentes de segurança.
Enquanto ainda comemorava seu feito, viu em um jornal, na doca de 70, que em Nova York estavam sendo finalizadas as obras das do World Trade Center, as Torres Gêmeas, covardemente abatidas em 11/09/2001.
A partir desse momento, decidiu fazer a travessia das Torres Gêmeas através de uma corda bamba.
Procurou imediatamente, seu mentor, que passava seus ensinamentos da arte do equilíbrio e começaram a falar sobre o assunto e iniciaram o planejamento. Neste momento surgiu a primeira surpresa, pois não seria apenas lançar um cabo, porquê à aquela altura e devido aos ventos, Philippe não suportaria os ventos e cairia.
Este planejamento mostrou que a operação seria muito mais complicada, mas traçaram todas as etapas necessárias, colocando todos os calços e suportes necessários para que a estrutura pudesse suportar o peso, os ventos e toda a travessia, dentro dos mínimos padrões de segurança.
Depois outra crise, o mentor sugeriu que Philippe estivesse conectado a um cabo de segurança, no caso de se desequilibrar, ficaria preso neste cabo de segurança. Philippe se recusou, pois tinha a convicção de que precisava ser leal com suas idéias e com que estivesse o assistindo durante a performance, mesmo que a platéia não pudesse ver que estivesse usando um equipamento de segurança.
Além do planejamento técnico, foram necessários desenvolver contatos, de dentro do prédio, que pudessem facilitar sua movimentação durante a preparação do evento, que, evidentemente, não seria nunca autorizada pelas autoridades de segurança.
Em nenhum momento, as pessoas fizeram atividades ilegais, apenas permitiram que algumas passagens fossem abertas para que o sonho se realizasse Quando as pessoas percebem a busca dos sonhos, a grande maioria contribui.
Todos os detalhes foram exaustivamente trabalhados e implementados, sendo que todos os pontos cruciais fossem checados, pessoalmente, pelo próprio Philippe.
Com muita dificuldade, tudo transcorre dentro dos planejamentos e previsões feitas previamente.
No dia previsto (4/4/1973) , muitas coisas acontecem que pudessem demover o Philippe da idéia, mas sua determinação e a união da equipe o mantém no objetivo original e, na hora estabelecida, que seria ao nascer do sol, do dia determinado, começa a atravessar, sob os olhares atentos e incrédulos dos pedestres que circulavam no local, naquele momento.
Depois de realizar o sonho da travessia, veio a celebração da realização de seu sonho, foi o de ir e voltar por 8 vezes, de uma torre à outra, enquanto policiais o aguardavam para prendê-lo
assim que concluísse sua façanha.
Foi ovacionado por todos, inclusive pelo chefe da segurança, preso e solto na sequência.

Trazendo este aprendizado para nosso dia-a-dia do trabalho, podemos comparar:

Sonho ==> Objetivo principal a ser alcançado, onde chegar e como contribuir;

Preparação ==> Obtenção das competências e comportamentos necessários para sua realização;

Planejamento ==> Toas as etapas que precisam acontecer para que consigamos realizar os objetivos;

Networking ==> Contatos que "compraram a idéia e apenas contribuíram para que o sonho fosse realizado, é claro, com muito trabalho;

Celebração ==> Comemoração de ter conseguido superar todos os obstáculos e atingir seu objetivo, passando através da quebra de algumas regras que bloqueariam o sucesso da realização.

Assistam ao filme, vale a pena!

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...