Pular para o conteúdo principal

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Tenho recebido consultas sobre as diferenças entre os serviços disponíveis no mercado.

Seguem as diferenciações básicas entre os serviços:

Coaching:
Vem do inglês Coach que significa técnico ou treinador (muito usado como o técnico/treinador de esportes), que gerou o termo Coaching que pode ser traduzido como treinando pessoas para obter resultados.

Neste caso, referindo-nos ao esporte, o treinador pode treinar, preparar e orientar o time ou o esportista, para seus objetivos, porém quem joga são os próprios jogadores.

Trazendo esta análise para os programas de Coaching, o Coach prepara o Coachee (pessoa que está sendo treinada) para que possa ter consistência no desenvolvimento de suas competências técnicas ou comportamentais, necessárias para alcançar os resultados que querem ou precisam alcançar.

Existe a escolha do Coach pelo Coachee, devido à empatia, necessária entre as duas partes. Esta escolha acontece através de entrevistas entre o/a Coachee e alguns Coachs, individualmente, é claro.

Os programas de Coaching normalmente são contratados pelas empresas que querem contribuir no desenvolvimento de competências específicas dos profissionais.
Também é possível que os profissionais contratem, diretamente, programas de Coaching para desenvolver competências que precisam para alcançar seus objetivos.

Os programas de Coaching devem ser finitos, concluidos após o profissional entender que já desenvolveu sua competência. Esses programas têm duração variável entre 6 meses e 12 meses, o que depende da competência a ser desenvolvida e da dedicação do Coachee.

Existe também o Life Coaching, normalmente contratado por pessoas físicas, que decidiram redirecionar suas vidas e querem um Coach para contribuir na definição e acompanhamento desse redirecionamento, no que tange o seu desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais.

Neste caso são discutidas todas as competências e comportamentos que serão trabalhados para que esse redirecionamento possa se desenvolver de uma forma mais sistemática, e possa ser acompanhado e medido.
Este tipo de Coaching pode acontecer de uma forma mais continuada, porém o Coach e o/a Coachee devem estabelecer, desde o início os objetivos e o tempo estimado para que deverá durar o programa de Life Coaching.

Mentoring:
Termo vem do inglês mentor, que gerou o termo mentoring, que significa alguém que contribui para que o orientado possa desenvolver outras visões sobre os assuntos de seu interesse.

Estes programas de Mentoring são mais abrangentes, discutindo-se questões pessoais e profissionais, de acordo com os pontos que o orientado queira discutir.

As contratações desses programas podem acontecer pelas empresas que oferecem esses programas aos seus/suas executivos/as de maior nível, ou os/as próprios/as profissionais contratam diretamente esses programas.

Programas de Mentoring têm uma duração maior, não tendo limites pré-estabelecidos. A duração costuma ser definida pelo Coachee, quando este entende ter atingido seus objetivos pessoais e profissionais.


Career Counseling (aconselhamento de carreira).
Programas, normalmente contratados por profissionais que decidem buscar uma evolução da sua carreira profissional.

Profissionais que se sentem, por diversas razões, desmotivados/as, sem perspectivas de crescimento e que buscam atividades que possam tarzer mais realizações profissionais.

Entre os principais motivadores dos/das profissionais buscarem este tipo de assessoria, está na dúvida entre a sua permanência ou saída da empresa em que atuam.

O programa de Career counseling é finito, tendo seu tempo definido antes do início do programa e com a indicação, definidos conjuntamente, de todos os assuntos que serão discutidos durante as sessões definidas.

O orientador desses programas precisam incentivar os orientandos a avaliarem, de uma forma técnica e conforme os critérios escolhidos, para que tome as decisões que estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo.

Dentro dos programas de Career Counseling, importantes etapas são desenvolvidas, como a avaliação do momento atual do orientado (fotografia de como chegou e como está no momento, seus desconfortos e suas atuais visões de evolução), seus objetivos de longo prazo e o plano de ação com as metas de curto prazo.

Dentro dos programas de Career Couseling, utiliza-se as técnicas de Coaching para que, depois de definido o objetivo, possamos pensar no desenvolvimento das competências e comportamentos necessários.

Depois de concluido o programa, orientado e orientador definem datas para que aconteçam o acompenhamento das atividades em desenvolvimento.


A operacionalização de todos esses programas - Coaching, Mentoring e Career counseling - podem ser feitos presencialmente ou através de contatos telefônicos, permitindo também que profissionais que não ficam em bases fixas, possam trabalhar em seu desenvolvimento.

Estamos à disposição para esclarecimentos.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof