Pular para o conteúdo principal

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Tenho recebido consultas sobre as diferenças entre os serviços disponíveis no mercado.

Seguem as diferenciações básicas entre os serviços:

Coaching:
Vem do inglês Coach que significa técnico ou treinador (muito usado como o técnico/treinador de esportes), que gerou o termo Coaching que pode ser traduzido como treinando pessoas para obter resultados.

Neste caso, referindo-nos ao esporte, o treinador pode treinar, preparar e orientar o time ou o esportista, para seus objetivos, porém quem joga são os próprios jogadores.

Trazendo esta análise para os programas de Coaching, o Coach prepara o Coachee (pessoa que está sendo treinada) para que possa ter consistência no desenvolvimento de suas competências técnicas ou comportamentais, necessárias para alcançar os resultados que querem ou precisam alcançar.

Existe a escolha do Coach pelo Coachee, devido à empatia, necessária entre as duas partes. Esta escolha acontece através de entrevistas entre o/a Coachee e alguns Coachs, individualmente, é claro.

Os programas de Coaching normalmente são contratados pelas empresas que querem contribuir no desenvolvimento de competências específicas dos profissionais.
Também é possível que os profissionais contratem, diretamente, programas de Coaching para desenvolver competências que precisam para alcançar seus objetivos.

Os programas de Coaching devem ser finitos, concluidos após o profissional entender que já desenvolveu sua competência. Esses programas têm duração variável entre 6 meses e 12 meses, o que depende da competência a ser desenvolvida e da dedicação do Coachee.

Existe também o Life Coaching, normalmente contratado por pessoas físicas, que decidiram redirecionar suas vidas e querem um Coach para contribuir na definição e acompanhamento desse redirecionamento, no que tange o seu desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais.

Neste caso são discutidas todas as competências e comportamentos que serão trabalhados para que esse redirecionamento possa se desenvolver de uma forma mais sistemática, e possa ser acompanhado e medido.
Este tipo de Coaching pode acontecer de uma forma mais continuada, porém o Coach e o/a Coachee devem estabelecer, desde o início os objetivos e o tempo estimado para que deverá durar o programa de Life Coaching.

Mentoring:
Termo vem do inglês mentor, que gerou o termo mentoring, que significa alguém que contribui para que o orientado possa desenvolver outras visões sobre os assuntos de seu interesse.

Estes programas de Mentoring são mais abrangentes, discutindo-se questões pessoais e profissionais, de acordo com os pontos que o orientado queira discutir.

As contratações desses programas podem acontecer pelas empresas que oferecem esses programas aos seus/suas executivos/as de maior nível, ou os/as próprios/as profissionais contratam diretamente esses programas.

Programas de Mentoring têm uma duração maior, não tendo limites pré-estabelecidos. A duração costuma ser definida pelo Coachee, quando este entende ter atingido seus objetivos pessoais e profissionais.


Career Counseling (aconselhamento de carreira).
Programas, normalmente contratados por profissionais que decidem buscar uma evolução da sua carreira profissional.

Profissionais que se sentem, por diversas razões, desmotivados/as, sem perspectivas de crescimento e que buscam atividades que possam tarzer mais realizações profissionais.

Entre os principais motivadores dos/das profissionais buscarem este tipo de assessoria, está na dúvida entre a sua permanência ou saída da empresa em que atuam.

O programa de Career counseling é finito, tendo seu tempo definido antes do início do programa e com a indicação, definidos conjuntamente, de todos os assuntos que serão discutidos durante as sessões definidas.

O orientador desses programas precisam incentivar os orientandos a avaliarem, de uma forma técnica e conforme os critérios escolhidos, para que tome as decisões que estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo.

Dentro dos programas de Career Counseling, importantes etapas são desenvolvidas, como a avaliação do momento atual do orientado (fotografia de como chegou e como está no momento, seus desconfortos e suas atuais visões de evolução), seus objetivos de longo prazo e o plano de ação com as metas de curto prazo.

Dentro dos programas de Career Couseling, utiliza-se as técnicas de Coaching para que, depois de definido o objetivo, possamos pensar no desenvolvimento das competências e comportamentos necessários.

Depois de concluido o programa, orientado e orientador definem datas para que aconteçam o acompenhamento das atividades em desenvolvimento.


A operacionalização de todos esses programas - Coaching, Mentoring e Career counseling - podem ser feitos presencialmente ou através de contatos telefônicos, permitindo também que profissionais que não ficam em bases fixas, possam trabalhar em seu desenvolvimento.

Estamos à disposição para esclarecimentos.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...