Pular para o conteúdo principal

Planejamento de carreira em tempos de mudanças nas formas de trabalho

Pessoal,
Espero que vocês estejam bem!
Semana passada, recebendo um convite do INATEL, escola onde me graduei, fizemos uma palestra para ex-alunos, aliás com participantes muito interessados e participativos.
Aceitei, com muita honra, o convite do Prof. Eduardo Luiz de Almeida, com um tema muito desafiador para profissionais: Carreira em tempos de mudanças nas formas de trabalho.
Prof. Eduardo iniciou a apresentação com perguntas muito provocantes, como "o que você pretende fazer no futuro?"; "Você está preparado para o futuro?", além de discutir as alterações que já vivemos nas formas de trabalho e as tendências que encontraremos daqui para a frente.
Percebemos, durante as discussões, uma certa apreensão dos participantes com as incertezas que a economia traz para o mercado de trabalho. E não é para menos, pois estamos vivendo uma incerteza como nunca vivemos antes.
Em momentos de incertezas as dúvidas aumentam de como podemos planejar o nosso futuro profissional.
Nossa orientação tem seu foco voltado para a leitura do ambiente profissional, entendermos quais são as exigências das funções que ocupamos. 
Essas exigências podem ser encontradas nas descrições de cargos, preparados pela empresa. Caso a empresa não tenha, o não disponibilize, converse com seu gestor para entender, exatamente, o que se espera de resultados de suas entregas.
Outro ponto interessante é o de avaliar como andam os resultados de sua empresa. Esses resultados estão acima ou abaixo do previsto? Como você pode contribuir para a melhoria desses resultados? Faça sugestões e pense como contribuir para que os resultados possam atingir os objetivos.
Passando agora para podermos planejar a carreira em tempos de incertezas. Os participantes levantaram dúvidas de como planejarem a carreira, considerando que a evolução das atividades, com novas ferramentas e novas formas de administrar atividades e negócios mudam, são melhorados e aparecem novidades a cada dia.
Entre as decisões na hora do planejamento da carreira, passa pela escolha de um dos caminhos que queremos seguir, conforme segue: O que queremos fazer dentro de 5 ou 10 anos?
* Manter-se na área técnica;
* Gerir pessoas;
* Gerir negócios.

Depois desta definição, aprofundamos nos detalhes em cada uma das alternativas e vamos em busca das competências necessárias para que possamos estar preparados para assumir as funções de nossos objetivos.

Depois do planejamento, vamos atuar, diariamente, para nos prepararmos e nos capacitarmos para melhorar nossas entregas atuais e para as entregas futuras.

Muito bom avaliarmos, continuamente, os resultados de nossa capacitação.

Sucesso à vocês.

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...