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7 Fatores que impulsioam o sucesso de um negócio

Pessoal,

Espero que vocês estejam bem!
Achei muito interessante uma coletânea de fatores que contribuem com os bons resultados dos negócios. 
Resumo publicado pela FGV IDE Corporativo Management Online, escrito por Paulo Roberto O. da Costa (não identifiquei a data da publicação).
Seguem meus comentários na sequência dos parágrafos destacados.

7 fatores que impulsionam o sucesso de um negócio

Comentário Floro: Acredito que são fatores importantes, mas não são unicamente definitivos em todos o ambientes. Muito importante avaliar e entender como funciona o ambiente específico que você convive. Essa leitura do ambiente define, também, o caminho de sucesso profissional.

Primeiro fator: dominar o negócio. O mercado não perdoa a falta de conhecimento

Em um cenário de recessão de mercado, o que observo em diversos setores da economia é um grande desânimo, muitas vezes condizente com a realidade, em outras, representam um pouco de falta de visão dos empreendedores para o crescimento. Por isso, se torna relevante pontuar caminhos a serem tomados.
Gerencio uma associação de redes de farmácias, a Farmarcas, que obteve um grande feito recentemente. Para se ter ideia, a rede tinha, em junho de 2015, 361 lojas; no decorrer do ano, foram abertas mais 130 lojas, sendo que já estamos chegando na marca de 500 estabelecimentos. Um crescimento acima de 38%.
Lógico que são muitos os fatores que se conjugaram para a obtenção desses resultados. Contudo, existem alguns pontos em comum que podem ser replicados pelas empresas na busca de crescimento. Pensando nisso, acredito ser importante detalhar alguns deles:
 1. Dominar o negócio
O mercado não perdoa a falta de conhecimento. É importante que, antes de iniciar qualquer negócio, se tenha profundo conhecimento do ramo, suas peculiaridades, situação do mercado e concorrência, fatores que serão primordiais nas decisões estratégicas.

Comentário Floro: Você estará contribuindo para que o negócio em que você esta envolvido, esteja em destaque. Isso só é possível com o aprofundamento e conhecimento do negócio, pois para contribuir significativamente, o domínio do negócio torna-se imprescindível.
2. Ter um perfil empreendedor
Muitos profissionais são sensacionais tecnicamente, mas são péssimos empreendedores. Ao ter um negócio, é importante saber lidar com as incertezas e adaptar-se às mudanças que acontecem por fatores externos e/ou internos. Estar sempre preparado para enfrentar imprevistos, sem medo, estar disposto a correr riscos e lidar com as consequências. Em poucas palavras: se deve tomar uma posição de protagonista nos negócios.

Comentário Floro: Existem pessoas que apresentam maior facilidade neste quesito. Porém é possível desenvolver e se capacitar para gerir os negócios. É sim muito possível desenvolver esta habilidade, como integrante de uma empresa, como colaborador. Entender quais são os pontos prioritários para o sucesso do negócio da empresa e como você contribui para esses resultados.
3. Ter engajamento no seu negócio
Ser empresário de sucesso não requer apenas investimento financeiro, mas também a doação de esforços e de tempo. Não entenda por isso ter que ficar atrás de um balcão por doze horas, pois tomar a frente do operacional de nada vai resolver. É preciso ter uma visão ampla do negócio, quais são as necessidades implícitas e saber liderar, coordenar sua equipe para alcançar a meta.

Comentário Floro: Neste quesito, dominar o negócio faz a diferença, pois as definições estratégicas, motivação para repassar o engajamento para a equipe.
4. Tenha uma estratégia vencedora
Para atingir o sucesso, é necessário traçar metas e pensar estrategicamente em como atingi-las. Sendo assim, se torna primordial um bom planejamento de seu negócio, traçando rumos e ideias a fim de concretizar essa estratégia, como por exemplo, uma boa política de compra, que possibilitará estabelecer preços diferenciados do mercado.

Comentário Floro: Entender como pode contribuir, de uma forma efetiva para destacar o negócio, considerando os possíveis ajustes nos produtos e serviços, além de colocar foco na evolução e novas demandas do mercado.
5. Ter excelência em gestão
Um grande empreendedor tem seu negócio controlado de forma bastante assertiva, para tanto, é importante acompanhar todos os números que são relevantes para tomada de decisões, bem como os seus indicadores de desempenho. Além disso, é preciso saber interpretar os números para criar ações que possam corrigir qualquer deficiência ainda no seu início.

Comentário Floro: Poder de avaliar, saindo da operação, atuando nos ajustes necessários, tanto na gestão dos resultados dos negócios, quanto na gestão das pessoas integrantes do negócio.
6. Não atuar sozinho
Esqueça a imagem do empreendedor solitário; hoje, com o espaço conquistado pelas grandes redes, o mercado se torna ainda mais acirrado, cruel e capaz de “engolir” facilmente os pequenos, pelo fraco poder que têm comparado aos grandes grupos. Os empresários devem buscar ações associativistas para sobreviver. Esse fato proporcionará um poder muito maior de negociação e a troca constante de conhecimento e estratégias de mercado.

Comentário Floro: Algum tempo atrás, o conceito da independência dominou, exigindo capacitação para aumentar a autonomia. Hoje, os tempos exigem uma interdependência, os principais destaques estão em pessoas que conseguem uma articulação identificando parcerias e composições mais efetivas. Networking é a palavra.
7. Busque ferramentas de apoio
Ferramentas de gestão fazem toda a diferença para as empresas, possibilitando simplificar ações que antes se mostravam complexas. Assim, é importante que se faça a diferença por meio do uso de ferramentas e de recursos tecnológicos. Por exemplo: ter um cadastro centralizado de compras, trabalhar com cartão fidelidade, etc.

Comentário Floro: Neste quesito, vivemos um momento onde são criadas novas ferramenta e novas formas de fazer e gerir negócios a toda hora. Portanto a abertura para aceitar e experimentar o novo, contribuem para que a evolução seja continuada e possamos acompanhar o dia-a-dia.
Fonte: Paulo Roberto O. da Costa em Administradores.com

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