Pular para o conteúdo principal

Qual curso fazer?

Pessoal,
Tudo bem com vocês?
Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso.
Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher.

Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver.

Vamos propor um exercício:

Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral.
Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes.

Que curso seria interessante você fazer?
......
Vamos lá:
Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão:

Por que você deseja fazer esse curso?
Aprofunde a avaliação da resposta; Pense na competência que este curso te ajudará na função atual

Mesmo que a resposta venha com clareza, continue a seguir a avaliação proposta abaixo.

Se as respostas parecerem vazias e não respondam à essas perguntas básicas, vamos contextualizar com seu momento da carreira:

  • Existe alguma competência ou comportamento que esteja fazendo falta no desempenho de sua função atual?;
  • Avalie este ítem conforme a dificuldade que encontra para desenvolver suas atividades e manter ou melhorar a qualidade de sua entrega no dia-a-dia; Coloque sua autocrítica para ser exercitada de uma forma madura e profissional;
  • Lembre-se dos feedbacks que recebe no dia-a-dia e em sua avaliação de final de ano;
  • Caso ainda não tenha identificado a competência ou o comportamento que precisam ser trabalhados, tenha uma conversa franca com seu gestor e pergunte à ele/ela se existe alguma competência ou comportamento urgente que precisem ser trabalhados; 

Caso identifique o que precisa ser trabalhado, OK! Respondeu a pergunta. Agora é só procurar a escola, o curso e o valor que pode pagar para fazer o curso.

Outra hipótese: Você tem as capacitações e os comportamentos para desempenhar a função atual. Isto significa que não precisa buscar cursos para esse fim.

Neste caso, vamos avaliar qual será a próxima função que pretende ocupar dentro ou fora da empresa atual.

Identificando a posição que pretende ocupar, busque as competências e os comportamentos que são exigidos para essa nova função.

Essas informações podem ser obtidas:

  • nas descrições de cargo dentro do departamento de recursos humanos;
  • nas descrições das vagas de empresas que buscam profissionais no mercado;
  • conversando com os/as profissionais que ocupam essas posições na empresa;
  • avaliando você mesmo, exercitando a sua crítica profissional, os/as profissionais que ocupam esses cargos. 

Obtendo essas respostas: competências e comportamentos exigidos para a função identificada, vamos procurar as instituições que oferecem esses cursos, avaliar os períodos disponíveis e negociar os valores a serem investidos.

Neste momento de crise, observamos que as empresas disponibilizam-se a incentivar profissionais que buscam capacitação. Vemos casos de bolsas de estudo que variam de 20 à 100%. Portanto pergunte na empresa a disponibilidade e a política de reembolso de cursos de capacitação, desde que dentro da função atual.

Essa forma de avaliação contribui na tomada de decisão direcionada para melhorar a performance na função atual ou preparar-se para ser elegível para a próxima função.

Evidente que estar preparado para a próxima função, dentro ou fora da empresa, torna você elegível, mas não garante o movimento. Juntamente com essa capacitação, você precisa exercitar o marketing pessoal, mostrando para as "pessoas certas" que você é a melhor opção para continuar na função atual ou para a nova função que você busca.

Esse será um assunto para uma próxima conversa.

Sucesso!

Abraços!

Floro


Comentários

Os quatro pontos de contextua;ização são0 "na mosca". Obrigado!
Teresa Furlan disse…
Muito bom esse texto, momento de buscar oportunidades na crise.
Daniele Sparma disse…
Excelente texto, com esclarecimentos e dicas para quem busca recolocação neste período de crise.

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u
Comentários Floro: Muito interessante a bordagem do "Novo mercado de trabalho", desenvolvida pelo José Luis Amâncio, mostrando de uma forma clara os principais pontos que ajudam a fazer a diferença; Reputo como sendo a comunicação clara uma fonte efetiva de possibilidades de abertura das portas; Durante muito tempo eu encontrava a definição de comunicação como a troca de informações entre 2 pessoas ou 2 pontos; Hoje, na convivência corporativa, este requisito apresenta-se como um diferencial capaz de alavancar progresso profissional, destacando-se a comunicação como tendo a certeza de que o emissor da mensagem conseguiu fazer-se entender. Enfatizo a importância de quem precisa comunicar alguma coisa, deve passar a informação da forma mais clara possível e assegurar que o receptor ou receptores entenderam o conteúdo e a intenção do que se quiz passar. Exercite sua comunicação assumindo a responsabilidade pela certeza de que a parte receptora pode compreender tudo.