Pular para o conteúdo principal

Decisões da carreira e influencia na qualidade de vida

Pessoal,
Espero que vocês estejam bem.
Semana passada defendi minha dissertação de mestrado na Faculdade de Medicina da USP.
Foram quase 4 anos de muito estudo, muitas conversas, muitas descobertas e alguns aprendizados muito interessantes.
Durante este período tive a chance de conhecer e discutir com pessoas das mais diversas formações e  de diferentes formas de pensar, que muito contribuíram com a execução da pesquisa e da minha dissertação, para os quais já fiz os agradecimentos e reforço novamente esses agradecimentos aqui.
Escolhi o tema das decisões da carreira na qualidade de vida em todas as fases da carreira, pois percebi, durante minha trajetória profissional como gestor de carreira, que profissionais que tem uma visibilidade de onde querem chegar são mais efetivos nas decisões que tomam no dia-a-dia.
Este foi o objetivo principal do tema que escolhi para aprofundar os estudos.
Profissionais, em todas as fases da carreira, que desenvolvem um projeto de carreira, identificando objetivos claros de longo prazo e as respectivas metas de curto prazo, apresentam índices de qualidade de vida.
Projetos sobre a evolução da carreira facilitam as decisões de obtenção das competências necessárias e das articulações a sejam feitas para que você possa trilhar seu caminho de capacitação  possa mostrar para as pessoas certas os resultados e contribuições que partem de você.
Quando falamos nas decisões que precisam ser tomadas para a evolução da carreira, reforçamos que essas decisões devem partir da pessoa interessada em crescer em termos de responsabilidades e poder gerir também equipes para a obtenção do reconhecimento dos resultados que pode entregar.
A estruturação da decisão passa por aprofundar a visão das competências e os comportamentos desenvolvidos até o momento e a identificação das novas competências e comportamentos que precisam ser desenvolvidos para que seja considerado para novas funções de maior responsabilidade.
Parar para pensar no assunto e definir os possíveis caminhos ajudam muito a direcionar seus recursos (tempo e dinheiro) buscando as capacitações prioritárias.
Sucesso na construção do seu caminho e de uma qualidade de vida decorrente das suas ações..
Abraços!
Floro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...