Pular para o conteúdo principal

Decisões da carreira e influencia na qualidade de vida

Pessoal,
Espero que vocês estejam bem.
Semana passada defendi minha dissertação de mestrado na Faculdade de Medicina da USP.
Foram quase 4 anos de muito estudo, muitas conversas, muitas descobertas e alguns aprendizados muito interessantes.
Durante este período tive a chance de conhecer e discutir com pessoas das mais diversas formações e  de diferentes formas de pensar, que muito contribuíram com a execução da pesquisa e da minha dissertação, para os quais já fiz os agradecimentos e reforço novamente esses agradecimentos aqui.
Escolhi o tema das decisões da carreira na qualidade de vida em todas as fases da carreira, pois percebi, durante minha trajetória profissional como gestor de carreira, que profissionais que tem uma visibilidade de onde querem chegar são mais efetivos nas decisões que tomam no dia-a-dia.
Este foi o objetivo principal do tema que escolhi para aprofundar os estudos.
Profissionais, em todas as fases da carreira, que desenvolvem um projeto de carreira, identificando objetivos claros de longo prazo e as respectivas metas de curto prazo, apresentam índices de qualidade de vida.
Projetos sobre a evolução da carreira facilitam as decisões de obtenção das competências necessárias e das articulações a sejam feitas para que você possa trilhar seu caminho de capacitação  possa mostrar para as pessoas certas os resultados e contribuições que partem de você.
Quando falamos nas decisões que precisam ser tomadas para a evolução da carreira, reforçamos que essas decisões devem partir da pessoa interessada em crescer em termos de responsabilidades e poder gerir também equipes para a obtenção do reconhecimento dos resultados que pode entregar.
A estruturação da decisão passa por aprofundar a visão das competências e os comportamentos desenvolvidos até o momento e a identificação das novas competências e comportamentos que precisam ser desenvolvidos para que seja considerado para novas funções de maior responsabilidade.
Parar para pensar no assunto e definir os possíveis caminhos ajudam muito a direcionar seus recursos (tempo e dinheiro) buscando as capacitações prioritárias.
Sucesso na construção do seu caminho e de uma qualidade de vida decorrente das suas ações..
Abraços!
Floro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof