Pular para o conteúdo principal


Pessoal,

Marcelo Sartori, publicou recentemente um apanhado das principais preocupações das áreas de Recursos Humanos, voltados para atrair e reter talentos e contribuir para os resultados da empresa.
Coloco meus comentários em azul, na sequência.

Quais serão as tendências da área de RH para 2017?

Quanto mais modernos e antenados sobre gestão de pessoas, mais competentes tendem a ser os gestores da área de RH

Marcelo Sartori , Administradores.com, 
iStock
Se nós somos seres em constante transformação e dinâmicos, nada mais natural que exista uma área no ambiente de trabalho que se dedique a extrair das pessoas todo o seu potencial. Esse setor é mais conhecido como RH, ou Recursos Humanos, que é um dos mais vibrantes e essenciais dentro de uma empresa.
A cada ano, novas pesquisas de neurociência e psicologia comportamental, aliadas às condições econômicas da empresa e do mercado, agregam novidades à maneira de se lidar com os funcionários.
Comentário Floro: Gestão de pessoas realmente é o que diferencia o ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados das empresas que têm essa filosofia e enfatizam essa capacitação.
Tenho visto uma tendência onde, além da área de Recursos Humanos preocupar-se com a Gestão de Pessoas, os próprios gestores das áreas estão sendo exigidos que desenvolvam esta habilidade, pois podem ser muito mais efetivos acompanharem o desenvolvimento dos seus funcionários, por estarem em linha direta com seus funcionários.
E em 2017 não será diferente. Novidades surgem e novos métodos são aplicados. Portanto, quanto mais modernos e antenados sobre gestão de pessoas, mais competentes tendem a ser os gestores da área de RH. Para tentar ajudar este time tão importante e mantê-los informados sobre o que deve pautar a atenção de quem gere o capital humano, listo algumas tendências para esta área:
1) Busca pelo Trabalho Flexível : opções de jornada que respeitem a rotina de vida pessoal do colaborador são uma das principais tendências para 2017 e serão cada vez mais valorizadas. Isso porque talentos mais jovens costumam valorizar condições de trabalho que permitam conciliar emprego e estudos.
Há muitas formas de obter estes resultados, como a adoção de políticas de home office eventual ou integral, flexibilidade no horário de entrada e saída do colaborador, regime de trabalho freelancer, entre outros.
Este tipo de solução pode fazer a diferença para reter um talento valioso, como os “nômades digitais“, que que dispensam supostos confortos e benefícios da carteira assinada em nome da liberdade de programar suas próprias vidas.
Comentário Floro: Realmente percebo que profissionais buscam um equilíbrio entre vida pessoal (família, sociedade, espiritualidade, corpo) e vida profissional. Ambas com importância relativa que variam conforme o momento. Mantendo, naturalmente, um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, quando houver demandas que exijam desequilibrios, estes momentos serão enfrentados de uma maneira menos traumática.
2) Adoção das redes sociais para buscar talentos: a atenção do RH sobre o perfil de funcionários nas redes sociais já é realidade há algum tempo. Aliás, aquilo que é dito por colaboradores em posts sobre colegas ou sobre a empresa já serviu, em alguns casos, para a demissão justificada. Algumas organizações, no entanto, têm usado as redes sociais como pré-seleção de talentos.
Ainda assim, é claro que tal recurso demanda quantidade extra de precaução, afinal, as redes estão cheias de perfis “fakes” e mentirosos. Logo, nenhuma contratação deve se basear exclusivamente no conteúdo das redes sociais. Alie a ele outras ferramentas, como dinâmicas, testes e entrevistas;
Comentário Floro: Cuidados com o perfil profissional nas redes sociais é sim um fator diferencial devido a ser uma ferramenta poderosa nas buscas por profissionais. Ainda vejo fotos sem camisa, fotos na praia e outras fotos que me deixam em dúvida sobre o perfil profissional. Não estou aqui julgando, estou mostrando minha visão e sentimento quando eu vejo uma foto que vai me ajudar a decidir se chamo ou não profissionais para processos seletivos. As redes sociais estão aí, e nossa imagem será definida pelo conteúdo que colocamos disponível em nossos perfis.
A rede de relacionamento efetiva ainda faz uma grande diferença na recomendação de profissionais para ocupar novas funções.
3) Chegada do Big Data para analisar equipes: a tecnologia Big Data, aquela que agrega grande quantidade de informações quantitativas e qualitativas para obter novos cruzamentos e revelar dados, também será incorporada pelo setor de RH para ajudar a desvendar quais são as fragilidades e necessidades do quadro de funcionários.
A combinação de certos dados, como o número de faltas, as notas de desempenho e as competências do funcionário indicarão, por exemplo, se um quadro deve ser substituído. Ou se uma equipe carece de reforços ou, ainda, se seria possível custear um curso específico para aprimorar habilidades dos funcionários. Este sistema pode se tornar um grande aliado para orientar investimentos e decisões do gestores de RH;
Comentário Floro: As novas tecnologias armazenarão e estarão disponíveis todas as informações pertinentes aos perfis individuais e, sem dúvida, ajudarão a tomarmos decisões gerenciais que nos auxiliarão nos resultados que precisamos entregar nas diversas funções que ocupamos. Mais  coerência ainda nas informações que disponibilizamos, mais cuidado com o que pensamos e deixamos à vista em nossos perfis.
4) A promoção à vida saudável como uma meta: a equipe de RH deve estreitar cada vez mais sua relação com o pessoal de segurança no trabalho e de medicina laboral. A ideia é promover um estilo de vida cada vez mais saudável ao funcionário, já que, com isso, os colaboradores têm um ganho em seu bem-estar e a empresa diminui a quantidade de afastamento por doenças.
Pausas para alongamento, orientação sobre postura laboral, fornecimento de aparelhos que evitem lesões por esforço repetitivo, além de remodelações que propiciem um espaço mais ventilado e clean, devem ser pensados e planejados pela equipe de RH.
Ainda há outras políticas que podem ser implementadas, como o incentivo estímulo à alimentação saudável e à prática de exercícios físicos por meio de um benefício de atividade física
Tudo isso costuma ser valorizado pelos funcionários e visto como benefícios atraentes no momento de decidir em que empresa trabalhar.
Comentário Floro: Incentivos dos mais variados devem ser oferecidos e sugeridos para os colaboradores. Alternativas para que os profissionais encontrem atividades que gostem de fazer e tragam ganhos para sua saúde.
5) A aposta na carreira em W: até pouco tempo a evolução de um funcionário em uma empresa se dava em formato de “Y“:depois de se destacar como um profissional em uma equipe, a promoção implicava em uma escolha entre tornar-se um gerente ou um técnico. Isso mudou graças a uma demanda das gerações mais jovens, que não se sentiam bem encaixadas nessas duas categorias.
Surgiu, então, o que chamamos de carreira W, que é a possibilidade de ser um gestor de projetos. De modo geral, se trata de uma opção para unir as habilidades de coordenação com o talento operacional
Comentário Floro: A função de gestão de projetos, que agrupa a habilidade e a capacidade de coordenação com o talento operacional, que têm a responsabilidade de fazer acontecer e contribuir para isso buscando recursos e capacitando a equipe, estão sendo cada vez mais valorizada. 
Por fim, para satisfazer alguns talentosos profissionais, os gestores de RH precisam estar conscientes de que, talvez, seja necessário criar novos cargos e posições para encaixá-los na empresa. Afinal, as categorias profissionais não podem ser estanques ou afugentar os bons cérebros da empresa.
Então, ao analisarmos estas tendências e o comportamento das novas gerações, concluímos que o ideal é saber se adaptar a todas as mudanças para usufruir das vantagens competitivas que elas trarão para todos.
Comentário Floro: Os cuidados com a leitura do mercado, as exigências dos clientes, como nos aproximarmos para contribuir com as necessidades desses clientes nos direciona a abandonarmos os padrões que usamos até agora e vamos para uma adaptação ao novo momento, entendendo como atender às novas exigências. Enfrentar o novo e pensarmos em novas soluções diferenciarão profissionais que serão mais valorizados no mercado. 
Marcelo Sartori - Diretor de Recursos Humanos do Gympass, benefício corporativo de atividade física.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof