Pular para o conteúdo principal

Workshop Assumindo o controle da sua carreira profissional

Palestra Anhembi-Morumbi: Assumindo o controle da sua carreira profissional

Data: 16/11/2017

Local: Auditório na Rua Casa do Ator, 260

Resumo:

Vivemos uma grande instabilidade econômica e política que demandam uma maior atenção dos profissionais com a evolução da sua carreira profissional.

 A leitura do ambiente requer ainda mais atenção para a percepção das mudanças que vivenciamos no dia-a-dia, exigindo mais fortemente as suas decisões referentes aos seus rumos.

Autoavaliação constante e busca de autocapacitação, para melhorar suas entregas, internas e externas, podem contribuir com a sua empregabilidade em um mercado cada vez mais competitivo.

Mostramos as tendências das carreiras que serão mais demandadas para os próximos anos, conforme uma pesquisa realizada por um jornal de Santa Catarina:

Cientista de dados;
Estatístico;
Gerontólogo e geriatra;
Gerente comercial;
Biotecnólogo;
Controlador financeiro;
Marketing digital;
Técnico em drone.

Além das profissões específicas, as empresas que trabalham e atendem esses mercados, as funções internas recorrentes, também serão demandadas. Essa é a movimentação das posições e das profissões no mercado.

Foram levantadas dúvidas sobre a evolução profissional e comentamos que a autoavaliação, o entendimento das exigências do mercado (interno e externo) e o entendimento de como acontecem essas evoluções trabalhando em mostrar nossos resultados e contribuições.

As oportunidades de trabalho estão mudado de endereço e aumentado consideravelmente os trabalhos por projetos, com durações definidas.

Trabalhamos também na montagem de um Projeto de vida e carreira, identificando os pontos a serem considerados na construção individual do projeto.

Estiveram presentes em nosso workshop, que muito contribuíram e enriqueceram as discussões durante a palestra.

Regina Nogueira, parceira em trabalhos de preparação de profissionais para o momento pós-carreira;
Vicente Carlos Cavallari, um de meus primeiros gestores, que contribui com minha formação profissional e hoje é professor universitário e coach e
Marcela Butazzi, gestora de carreira e coach, que foi sorteada para um programa de Revisão de carreira profissional;

Agradeço muito o convite feito pela Carla Klockner, que dirige a área de carreiras da Universidade Anhembi-Morumbi.

As discussões ativas dos participantes contribuiu no esclarecimento das dúvidas e avaliações dos momentos em que vivem em suas carreiras.


Abraços! Sucesso à vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...