Pular para o conteúdo principal

Workshop Assumindo o controle da sua carreira profissional

Palestra Anhembi-Morumbi: Assumindo o controle da sua carreira profissional

Data: 16/11/2017

Local: Auditório na Rua Casa do Ator, 260

Resumo:

Vivemos uma grande instabilidade econômica e política que demandam uma maior atenção dos profissionais com a evolução da sua carreira profissional.

 A leitura do ambiente requer ainda mais atenção para a percepção das mudanças que vivenciamos no dia-a-dia, exigindo mais fortemente as suas decisões referentes aos seus rumos.

Autoavaliação constante e busca de autocapacitação, para melhorar suas entregas, internas e externas, podem contribuir com a sua empregabilidade em um mercado cada vez mais competitivo.

Mostramos as tendências das carreiras que serão mais demandadas para os próximos anos, conforme uma pesquisa realizada por um jornal de Santa Catarina:

Cientista de dados;
Estatístico;
Gerontólogo e geriatra;
Gerente comercial;
Biotecnólogo;
Controlador financeiro;
Marketing digital;
Técnico em drone.

Além das profissões específicas, as empresas que trabalham e atendem esses mercados, as funções internas recorrentes, também serão demandadas. Essa é a movimentação das posições e das profissões no mercado.

Foram levantadas dúvidas sobre a evolução profissional e comentamos que a autoavaliação, o entendimento das exigências do mercado (interno e externo) e o entendimento de como acontecem essas evoluções trabalhando em mostrar nossos resultados e contribuições.

As oportunidades de trabalho estão mudado de endereço e aumentado consideravelmente os trabalhos por projetos, com durações definidas.

Trabalhamos também na montagem de um Projeto de vida e carreira, identificando os pontos a serem considerados na construção individual do projeto.

Estiveram presentes em nosso workshop, que muito contribuíram e enriqueceram as discussões durante a palestra.

Regina Nogueira, parceira em trabalhos de preparação de profissionais para o momento pós-carreira;
Vicente Carlos Cavallari, um de meus primeiros gestores, que contribui com minha formação profissional e hoje é professor universitário e coach e
Marcela Butazzi, gestora de carreira e coach, que foi sorteada para um programa de Revisão de carreira profissional;

Agradeço muito o convite feito pela Carla Klockner, que dirige a área de carreiras da Universidade Anhembi-Morumbi.

As discussões ativas dos participantes contribuiu no esclarecimento das dúvidas e avaliações dos momentos em que vivem em suas carreiras.


Abraços! Sucesso à vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Novas profissões surgindo. Como acompanhar?

Pessoal, Muito boa tarde! Espero que vocês estejam bem. Tenho recebido várias consultas sobre as carreiras mais requisitadas no Brasil nesses próximos anos. Muitos me perguntando se eu recomendo a engenharia de petróleo para quem está para iniciar a faculdade. Vamos lá! Estamos vivendo no Brasil o boom do petróleo, ainda mais nos aproximando da era pré-sal, onde nos próximos anos, até 2020 todos os holofotes estarão voltados para a exploração e a perfuração de poços em águas cada vez mais profundas, onde a PETROBRÁS já dá as cartas a muito tempo. Portanto, logicamente, é obvio imaginar que a hora é de partir para a Engenharia de petróleo. Em termos de evolução profissional, eu tenho uma visão mais abrangente sobre este assunto: Quero começar pela descrição da vaga que encontrei no site www.g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras , que discorre sobre esta carreira: Guia de carreiras: engenharia de petróleo Organização prevê criação de 2 milhões de ...