Pular para o conteúdo principal

Computadores e sistemas substituindo posições de trabalho

Olá,
Muito bom ter você por aqui!

Interessante entrevista realizada pela reporte Renata Colombo, veiculada pela CBN, no dia 1o de Março, dia do trabalho, com Fernando Amaral, cientista de dados e instrutor da Udemy Brasil referente à evolução tecnológica, forçando profissionais a se readequarem às novas formas de trabalho, onde computadores e sistemas serão capazes de substituir atividades repetitivas, burocráticas e também que exigem decisão.

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/179303/computadores-vao-ser-capazes-de-substituir-ativida.htm

Presenciamos, diariamente, atividades que passam a ser realizadas e automatizadas por computadores e sistemas, eliminando uma série de postos de trabalho.

Isso não é nenhuma novidade, já faz tempo, e sabemos que o avanço tecnológico, em prazos muito curtos, trarão ainda mais desconfortos para os profissionais, que serão sim substituídos.

A velocidade com que as mudanças ocorrem e a evolução dos negócios, com a utilização de muitas plataformas novas, as empresas são constantemente surpreendidas pela enxurrada de novidades todos os dias.

As decisões da evolução da carreira profissional está cada vez mais nas mãos dos colaboradores, ainda mais nos tempos em que os resultados estão sendo buscados cada vez mais no curtíssimo prazo, as empresas cada vez mais se afastam das decisões das carreiras dos colaboradores.

Os colaboradores que precisam exercitar, cada vez mais, o conceito da resiliência (manter-se calmo e tranquilo nas condições de extrema pressão), terão que exercitar, com muito mais afinco, as decisões dos caminhos da sua carreira.

A leitura do ambiente da empresa, do mercado e dos concorrentes é que mostrarão os caminhos das competências e dos comportamentos necessários para adaptarem-se rapidamente às novas exigências.

Fique atento!

Abraços!












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof