Pular para o conteúdo principal

Entendendo a Internet das coisas (IoT)



Imagem: AlgarTelecom
Imagem: AlgarTelecom


Afinal o que é Internet das Coisas? Entenda de uma vez por todas


Revolução tecnológica que interliga dispositivos do dia a dia na internet.
A "Internet das coisas - Internet of Things" (IoT) está se tornando um assunto cada vez mais crescente em conversas, tanto no local de trabalho como fora dele. É um conceito que não só tem o potencial de impactar o modo em que vivemos, mas também como trabalhamos. Mas o que exatamente é a "Internet das coisas" e qual o impacto que isso terá sobre você, se houver? Há muitas complexidades em torno da "Internet das coisas", mas eu quero manter o básico. Muitas conversas técnicas e relacionadas com políticas estão sendo realizadas, mas muitas pessoas ainda estão apenas tentando entender as bases sobre o que são as conversas sobre esse assunto.
Comentário Floro: Esta e outras mudanças estão chegando de uma forma muito rápida. Hoje profissionais, além de entregar as atividades do dia-a-dia, cuja demanda está cada vez mais forte em termos de produtividade.
Comecemos por entender algumas coisas.
A Internet de banda larga tornou-se amplamente disponível, o custo da conexão está diminuindo, mais dispositivos estão sendo criados com recursos Wi-Fi e sensores incorporados, os custos da tecnologia estão baixando e a introdução do smartphone é um processo que cresce de forma exponencial. Todas essas coisas estão criando uma "tempestade perfeita" para a IoT.
Então, o que é a Internet das coisas?
Simplificando, trata-se de conectar dispositivos do nosso dia a dia através da internet, deixando-os conversarem conosco, através de aplicativos que geralmente possuem uma chave on-off. Isso inclui tudo, desde celulares, cafeteiras, máquinas de lavar roupa, fones de ouvido, lâmpadas, dispositivos portáteis e quase qualquer outra coisa que você possa pensar. Isso também se aplica a componentes de máquinas, por exemplo, um motor a jato de um avião ou a broca de uma plataforma de petróleo. Como eu mencionei, se tem um interruptor on-off, as chances são de que pode ser uma parte da IoT. A analista Gartner diz que, até 2020, haverá mais de 26 bilhões de dispositivos conectados. Isso é um monte de conexões (alguns até estimam que esse número seja muito maior, mais de 100 bilhões). A IoT é uma rede gigante de "coisas" conectadas (que também inclui pessoas). O relacionamento será entre pessoas-pessoas, pessoas-coisas e coisas-coisas.
Como esse impacto chega até você?
A nova regra para o futuro será: "Qualquer coisa que possa ser conectada, será conectada". Mas por que você quer que tantos dispositivos conectados conversem um com o outro? Diga, por exemplo, você está a caminho de uma reunião; Seu carro pode ter acesso ao seu calendário e já conhece a melhor rota a seguir. Se o tráfego for pesado, seu carro pode enviar um texto para a outra parte notificando-os que você estará atrasado. E se o seu despertador o acordar às 6 da manhã e então notifica sua cafeteira para começar a preparar café para você? E se o dispositivo portátil usado no local de trabalho pudesse dizer quando e onde você estava mais ativo e produtivo e compartilhou essa informação com outros dispositivos que você usou enquanto trabalhava?
Em uma escala mais ampla, a IoT pode ser aplicada a coisas como redes de transporte: "cidades inteligentes" que podem nos ajudar a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência de coisas como o uso de energia. Isso nos ajuda a entender e melhorar a forma como trabalhamos e vivemos.
A realidade é que a IoT permite oportunidades e conexões praticamente infinitas, muitas das quais nem sequer podemos pensar ou entender completamente o impacto de hoje. Não é difícil ver como e por que a IoT é um tema tão quente hoje. Certamente abre a porta para muitas oportunidades, mas também para muitos desafios. A segurança é um grande problema que muitas vezes é criado. Com bilhões de dispositivos conectados entre si, o que as pessoas podem fazer para garantir que suas informações permaneçam seguras? Alguém será capaz de invadir sua torradeira e assim obter acesso a toda a sua rede? A IoT também abre empresas em todo o mundo para mais ameaças à segurança. Então temos a questão da privacidade e do compartilhamento de dados. Outra questão em que muitas empresas se depararão especificamente é em torno das enormes quantidades de dados que todos esses dispositivos vão produzir. As empresas precisam descobrir uma maneira de armazenar, rastrear, analisar e dar sentido as enormes quantidades de dados que serão gerados.
Comentário Floro: Aqui podemos avaliar novas oportunidades de profissionais trabalhando com segurança da internet e otimização das redes. Esta otimização traz mais qualidade de vida às pessoas que podem utilizar melhor o tempo que ganharão. 
E agora?
As conversas sobre a IoT vão (e foram durante vários anos) ocorrendo em todo o mundo enquanto buscamos entender como isso afetará nossas vidas. Também estamos tentando entender o que as muitas oportunidades e desafios serão, à medida que mais e mais dispositivos começam a se juntar a IoT. Por agora, o melhor que podemos fazer é educar-nos sobre o que é a IoT e os impactos potenciais que podem ser vistos em como trabalhamos e vivemos.
Comentário Floro: Vejam os aplicativos que estão mudando a vida e a forma de trabalho. Esta leitura frequente do ambiente, contribui na avaliação dos impactos da evolução tecnológica em nossa vida, nosso trabalho, trazendo os riscos de mudanças constantes e as novas oportunidades.
Fonte: MAX dicas
Acesse: http://bit.ly/2IXLlUu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...