Pular para o conteúdo principal

Qual é o melhor perfil: Introvertido ou Extrovertido?


Introvertido ou extrovertido? Qual é seu perfil? Qual é o melhor perfil?

Existem pessoas tão espontâneas, que nos divertem tanto e nos fazem sentirmos leves que esquecemos as complicações de nossas vidas atribuladas e existem pessoas que com sua seriedade em ver as coisas, atreladas à sua profundidade, nos incitam a sermos melhores do que somos.

A maneira como as pessoas enxergam o mundo e suas atitudes perante essas situações, diferencia uma pessoa da outra. Nós trazemos ambas as características de introversão e a extroversão, porém apenas uma delas se sobressai e define a nossa  caracterização individual, conforme afirma o psiquiatra Carl Gustav Jung.


Vejo uma certa confusão entre as compreensões e as definições das características dos introvertidos, tímidos, extrovertidos e expansivos.

Essa é a sua definição? Introvertido = tímido e extrovertido = expansivo?

Isso acontece porque na maioria das famílias expansivas, sempre achamos alguém mais quieto, aparentemente menos simpático, menos falante, como a maioria da família, logo é chamado de tímido, quieto, antipático ou mesmo de introvertido.

Algumas pessoas tímidas conseguem, através de decisão, treinos e terapias, serem mais comunicativos, falantes, expressando suas opiniões, colocando-se de uma forma mais natural.

Se formos buscar as definições constantes nos dicionários disponíveis, temos:

Timidez: Pessoa que tem muita preocupação com as reações, comentários e aceitação das outras pessoas;

Aqui começamos a entender um pouco mais as diferenças entre pessoas tímidas e introvertidas.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/4-tipos-personalidades-introvertidas/

Quanto às definições de Introvertidos, temos 4 tipos, conforme link acima, transcrito abaixo:

Introvertido reservado

São aquelas pessoas que apresentam comportamentos mais reflexivos (preferem refletir sobre os temas do que falar sobre os temas).

Costumam explorar muito mais seu pensamento na hora de falar e atuar. Não costumam ter um caráter impulsivo, precisando de tempo para sentir confiança dentro de seu círculo social. Isso não quer dizer que se sintam incomodados. Simplesmente que sua segurança se sustenta em observar o grupo determinado e depois se integrar.

Introvertido de pensamento

Parecido ao anterior, mas com tendência a ser mais introspectivo. Devido a essa característica, costumam  ser pessoas que se mantêm em seu próprio mundo pessoal, apartando-se e submergindo-se em seus pensamentos, seja na solidão ou acompanhados por outras pessoas.

Introvertido social

São aquelas pessoas que se afetam com o fato de se relacionar socialmente. Por isso, costumam preferir grupos pequenos com tendência a desejar mais a solidão total ou a companhia de uma só pessoa. Esse tipo de introversão é o mais comum, sendo a característica que mais se repete.

Introvertido ansioso

Nessas pessoas costumam surgir sensações de ansiedade diante de algumas experiências sociais. Pensam que não são aptos a se desenvolverem em grupos de várias pessoas. Se sentem incomodados com outras pessoas devido a uma falta de confiança em suas próprias habilidades pessoais para se relacionar com seu entorno.

Entendendo, de uma forma mais abrangente, a definição do perfil introvertido é deste não necessitar da interação e aceitação das pessoas. Seu conteúdo e sua introspecção são suficientes. Introvertidos sentem-se bem quando estão sozinhos.

Fácil perceber que nossa sociedade e nossos ambientes, naturalmente favorecem apenas aos extrovertidos, parecendo que os introvertidos já começam em desvantagem.

No entanto, segundo Susan Cain, escritora do livro “O poder dos introvertidos em um mundo que não consegue parar de falar“, confirma que aproximadamente 40% dos seres humanos apresentam essa característica (contra 40% de extrovertidos e 20% de pessoas “intermediárias“).

Essa situação nos leva a expor a pergunta de: “Fazer-se notar é a única forma de conseguir o sucesso?”

Não, fazer-se notar não é a única forma de conseguir sucesso. Pessoas com perfil extrovertido aparecem mais naturalmente e são notadas, causando uma primeira impressão, boa ou ruim.

Quanto às pessoas introvertidas, suas imagens são construídas durante um tempo, tendo mais consistência depois que teve a oportunidade de mostrar sua forma mais profunda de analisar o entorno.
Características das pessoas introvertidas:

Seguem algumas vantagens apontadas para os introvertidos, cujos gestores prestam atenção e buscam no mercado profissionais com estas características:

Fonte: Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/4-tipos-personalidades-introvertidas/

·      São calados e sabem ouvir: Quando uma pessoa introvertida fala, não está acostumado a fazê-lo correndo. Geralmente prefere estar calado, mas presente na situação. Não é porque tem medo de intervir, mas sim porque não justifica romper o silêncio sem ter algo benéfico para contribuir com a conversa. Isso é louvável, já que vivemos em uma sociedade cheia de conversas vazias, sem empatia, e na qual um não escuta verdadeiramente o outro;
·      São comprometidos e sérios com suas ideias;
·      São mais sensíveis: ao contrário do que estamos acostumados a pensar, as pessoas que se mantêm afastadas e tranquilas não são frias;
·      A solidão é seu maior tesouro. Para um introvertido, a solidão é o momento de recuperar a energia. Não costumam se sentirem sozinhos, já que sua mente estará sintonizada em aproveitar o tempo em tranquilidade. Estar isolado é seu estado natural, não dependendo de ninguém mais para alcançá-lo;
·      São, geralmente, partidários dos poucos e bons amigos, precisamos de tempo (em silêncio) no seu casulo para recuperar a energia e entendem que as redes sociais foram um presente dos deuses, pois podem expressar suas opiniões e até arriscar um pouco mais de intimidade, coisa que jamais fariam na frente de muitos pessoas;
·      Têm um universo interior fascinante, uma imaginação criativa e rica em detalhes, mas pouco revelada. São seres sensitivos e observadores ao extremo (quando o assunto interessa, claro!);
·      São pessoas que refletem sobre as suas atitudes, são ponderadas no pensar e no agir, procuram ser reservadas e não gostam de estar no meio de multidões, suas preferências estão relacionadas à privacidade e ao convívio dos que elas consideram seus verdadeiros amigos;
·      As dificuldades delas se refletem na sociedade, já que o introvertido se sente retraído e retém parte de suas emoções, mas ainda assim possuem discrição na exposição e têm muita facilidade na escrita;
·      O introvertido nem sempre é uma pessoa tímida, ele apenas se reserva com seus pensamentos, ao invés de se expor para o mundo. Eles estão sempre observando tudo e todos;
·      Se entendiam de conversas fúteis, carecem de assuntos sadios e profundos. Caso você queira convidá-las para uma festa, elas irão pela festa, e não porque terão oportunidades de estar com pessoas diferentes. Elas até podem estar cercadas de muitas pessoas, mas, podem vir a sentirem-se sozinhas;
·      Amam a filosofia e assuntos que aprofundam seu conhecimento. Se houver excesso de estímulos, acabam por se sentir sufocadas. Possuem uma necessidade gigantesca de recarregar as forças e as energias, sozinhas,  quando se sentem acumuladas de trabalho.

·      Devido ao caráter sério que elas possuem, elas tendem a se apaixonar por pessoas extrovertidas, apenas pelo fato de terem um pouco mais de diversão para suas vidas. Já que se divertir é o que a pessoa extrovertida faz de melhor.



Características das pessoas extrovertidas
·      As pessoas extrovertidas são sempre muito otimistas, comunicativas, sociáveis e possuem a capacidade de transmitir tudo o que sabem sem timidez alguma;
·      São pessoas sempre ativas e carecem de muita atenção, porque elas adoram ser o "centro das atenções";
·      Não suportam a solidão, são impulsivas e nem sempre controlam suas ansiedades, devido à necessidade de estarem rodeadas de pessoas para se comunicarem;
·       Algumas dessas pessoas acabam por serem exageradas e extravasam diante de qualquer situação, transformando o ambiente que os cercam num lugar difícil de estar;
·      Possuem "jogo de cintura" para lidar com qualquer situação, sabem encantar, tem facilidade em conhecer pessoas, adoram estar em público;
·      O individuo se preocupa e canaliza sua energia para o ambiente, para o mundo externo, sentindo-se muito bem quando está num ambiente agitado, com outras pessoas, em grupo. Fala o que pensa. Dá valor ao mundo externo, foca em objetivos.


·      Recarrega suas energias em ambientes mais agitados onde pode interagir

Extrovertidos precisam da aceitação de outras pessoas, para poderem trocar e interagir. Não suportam a solidão. Extrovertidos buscam energia em ambientes agitados, sempre com muitas pessoas.
                                               
Diferente dos introvertidos que anseiam por estar no seu próprio "mundo" e se tiver que estar rodeada, será sempre por poucas pessoas das quais ela confia plenamente. Introvertidos buscam energias em seu ambiente calmo e de confiança e, muitas vezes, preferem estar sozinhos.

O objetivo deste artigo é que você identifique seu perfil e o perfil das pessoas com as quais você convive.
Não existe um perfil melhor ou pior. Cada perfil tem as suas características próprias.
Assim podemos compreender melhor nossas reações e o que precisamos fazer para enfrentar situações incômodas.
Interessante que seu perfil dominante entenda as situações te podem te levar ao stress, e como podemos nos prevenir e nos prepararmos para que os nossos objetivos e os resultados aconteçam mais naturalmente.  
Gestores que considerarem os devidos perfis na montagem das equipes e na colocação das atividades  mais condizentes com os perfis, encontrarão os resultados esperados mais naturalmente.                     
                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof