Pular para o conteúdo principal

Carreiras promissoras em 2018

Carreiras: Analista de BI (Business Inteligent) é o profissional que analisa dados coletados e os qualifica


5 carreiras promissoras em 2018

Quem quer boas carreiras em 2018 precisa de algo fundamental: ter curiosidade


Comentário Floro: Esta é mais visão interessante de profissões promissoras. Gosto destes estudos pois estamos tendo uma grande quantidade de novas profissões e áreas que estão sendo cada vez mais demandadas. Acho que sempre vale a pena olhar as carreiras promissoras através de diferentes pontos de vista. Aproveitem!  
Redação, Administradores.com, 
istock

É fato que com o advento da tecnologia, avanço no compartilhamento de dados\ informações e a troca de experiências entre as pessoas resultaram na criação de novas profissões e ampliou a chamada interdisciplinaridade. Na geração X e Y os profissionais eram especialistas em algo e não tinham a necessidade de ter sinergia com outras áreas. Este cenário mudou e o mundo digital nos traz a distribuição de conteúdo. Quem quer boas carreiras em 2018 precisa de algo fundamental: ter curiosidade.
Comentário Floro: Profissionais precisam desenvolver a habilidade de interações interpessoais entre as áreas, agregando os diversos conhecimentos para as soluções exigidas pelos mercados e consumidores. A habilidade de integrar e articular com diversas áreas de conhecimento definirão os profissionais que possam se destacar no mercado.

Curiosidade nos remete à acompanhar a evolução e novas formas de negócios e novas exigências dos clientes internos e externos. A abertura para experimentar o novo, as novas tecnologias, familiarizar-se com as novidades do dia-a-dia, contribuem com estar aberto e mesclar conhecimentos e as novas formas e ferramentas de trabalho.

Pensando neste intrincado, porém desafiador cenário profissional, a CEO da rede Minds Idiomas, Leiza Oliveira, lista algumas carreiras promissoras em 2018 e o que é preciso para conseguir uma vaga na tão sonhada função:
1. Gerente de SEO (Search Engine Optimization)
Supervisiona atividades da área de SEO para garantir que a arquitetura de navegação, estrutura de links, código HTML e conteúdo de páginas do site gerem primeiras posições de busca da internet (buscas orgânicas de preferência). Profissionais desta área são cada vez mais procurados pelas empresas, principalmente pelas agências de marketing digital.

Comentário Floro: Mercado virtual com crescimento ascendente demanda profissionais que contribuem para aumentar a visibilidade das empresas que utilizam essas ferramentas como divulgação dos produtos e serviços. 

É importante aperfeiçoar-se no inglês, pois muitos conteúdos e plataformas utilizadas para exercer a função são nesse idioma. O ideal é estar no nível intermediário para se conseguir uma posição na área de SEO.
2
2. Analista de BI (Business Inteligent)
A geração já nasce online, logo ter um profissional que consiga "ler" dados, quantificá-los e entender o comportamento do consumo dessa geração é o diferencial de muitas empresas. O analista de BI além de ter que dominar muito bem a matemática precisa ter o domínio avançado do inglês.

Comentário Floro: Entender, analisar e avaliar as tendências dos consumidores através das crescentes informações disponíveis, coletadas, legal ou ilegalmente, dos nossos aplicativos. Esta profissão está cada vez mais demandada para balizar os direcionamentos dos recursos que as empresas precisam investir.
3. Gerontologia
No Brasil já temos mais de 22 milhões de idosos, a estimativa do IBGE é desse número triplicar em 20 anos. Assim, o gerontólogo será cada vez mais demandado, as pessoas estão vivendo mais, buscando qualidade de vida e equilíbrio na saúde. Logo, se especializar neste público tem perspectiva salarial boa e é uma das profissões que mais traz felicidade no exercer. Há poucas universidades gratuitas para estudar gerontologia, mas a concorrência não é tão acirrada quanto medicina e enfermagem.

4. Conselheiro de aposentadoria
Seguindo a tendência de envelhecimento da população brasileira e das medidas governamentais entorno da previdência, o número de pessoas que querem planejar a aposentadoria por conta própria cresce na mesma proporção. O profissional precisa entender do mercado financeiro, possibilidades de aplicação e gostar de cálculos.

Comentário Floro: Demanda crescente de profissionais buscando cuidar da saúde, respeitando o envelhecimento e também repensar e replanejar as atividades que querem desenvolver depois de encerrada a etapa corporativa. Profissionais que se dedicaram muitos anos como colaboradores, apresentam alguma dificuldade de planejarem o que fazer depois de aposentados. Precisa ficar bem claro que depois de exercido o benefício da aposentadoria, os/as profissionais terão alguma remuneração mensal garantida e tempo disponível para realizar atividades que tragam suas realizações.

5. Agroecólogo ( Agroecologia)

O agronegócio é um dos ramos mais importantes do PIB ( Produto Interno Bruto) brasileiro, cerca de 20%. Muitos estudantes ao escolher uma carreira miram os grandes centros esquecendo das possibilidades que os produtos florestais oferecem. A profissão possibilita unir o aprendizado na sustentabilidade e aplicá-lo na indústria do campo. O profissional precisa gostar de se relacionar, pois a função exige também um viés social. Conversar com o entorno da indústria rural e entender o contexto do local. 

Comentário Floro: Agronegócio está e estará em alta sempre, devido à necessidade de prover alimentos básicos com a exigência de cuidar ecologicamente do planeta, exigência também crescente dos consumidores cada vez mais conscientes.

Lembro que, além das funções técnicas das profissões promissoras, podemos avaliar as diversas profissões no entornos dessas áreas, que suportarão o crescimento do setor.  

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Carreira interna x Carreira externa

    Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

    Brainstorming na gestão da sua carreira

    Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

    Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

    Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof