Pular para o conteúdo principal

Carreiras promissoras em 2018

Carreiras: Analista de BI (Business Inteligent) é o profissional que analisa dados coletados e os qualifica


5 carreiras promissoras em 2018

Quem quer boas carreiras em 2018 precisa de algo fundamental: ter curiosidade


Comentário Floro: Esta é mais visão interessante de profissões promissoras. Gosto destes estudos pois estamos tendo uma grande quantidade de novas profissões e áreas que estão sendo cada vez mais demandadas. Acho que sempre vale a pena olhar as carreiras promissoras através de diferentes pontos de vista. Aproveitem!  
Redação, Administradores.com, 
istock

É fato que com o advento da tecnologia, avanço no compartilhamento de dados\ informações e a troca de experiências entre as pessoas resultaram na criação de novas profissões e ampliou a chamada interdisciplinaridade. Na geração X e Y os profissionais eram especialistas em algo e não tinham a necessidade de ter sinergia com outras áreas. Este cenário mudou e o mundo digital nos traz a distribuição de conteúdo. Quem quer boas carreiras em 2018 precisa de algo fundamental: ter curiosidade.
Comentário Floro: Profissionais precisam desenvolver a habilidade de interações interpessoais entre as áreas, agregando os diversos conhecimentos para as soluções exigidas pelos mercados e consumidores. A habilidade de integrar e articular com diversas áreas de conhecimento definirão os profissionais que possam se destacar no mercado.

Curiosidade nos remete à acompanhar a evolução e novas formas de negócios e novas exigências dos clientes internos e externos. A abertura para experimentar o novo, as novas tecnologias, familiarizar-se com as novidades do dia-a-dia, contribuem com estar aberto e mesclar conhecimentos e as novas formas e ferramentas de trabalho.

Pensando neste intrincado, porém desafiador cenário profissional, a CEO da rede Minds Idiomas, Leiza Oliveira, lista algumas carreiras promissoras em 2018 e o que é preciso para conseguir uma vaga na tão sonhada função:
1. Gerente de SEO (Search Engine Optimization)
Supervisiona atividades da área de SEO para garantir que a arquitetura de navegação, estrutura de links, código HTML e conteúdo de páginas do site gerem primeiras posições de busca da internet (buscas orgânicas de preferência). Profissionais desta área são cada vez mais procurados pelas empresas, principalmente pelas agências de marketing digital.

Comentário Floro: Mercado virtual com crescimento ascendente demanda profissionais que contribuem para aumentar a visibilidade das empresas que utilizam essas ferramentas como divulgação dos produtos e serviços. 

É importante aperfeiçoar-se no inglês, pois muitos conteúdos e plataformas utilizadas para exercer a função são nesse idioma. O ideal é estar no nível intermediário para se conseguir uma posição na área de SEO.
2
2. Analista de BI (Business Inteligent)
A geração já nasce online, logo ter um profissional que consiga "ler" dados, quantificá-los e entender o comportamento do consumo dessa geração é o diferencial de muitas empresas. O analista de BI além de ter que dominar muito bem a matemática precisa ter o domínio avançado do inglês.

Comentário Floro: Entender, analisar e avaliar as tendências dos consumidores através das crescentes informações disponíveis, coletadas, legal ou ilegalmente, dos nossos aplicativos. Esta profissão está cada vez mais demandada para balizar os direcionamentos dos recursos que as empresas precisam investir.
3. Gerontologia
No Brasil já temos mais de 22 milhões de idosos, a estimativa do IBGE é desse número triplicar em 20 anos. Assim, o gerontólogo será cada vez mais demandado, as pessoas estão vivendo mais, buscando qualidade de vida e equilíbrio na saúde. Logo, se especializar neste público tem perspectiva salarial boa e é uma das profissões que mais traz felicidade no exercer. Há poucas universidades gratuitas para estudar gerontologia, mas a concorrência não é tão acirrada quanto medicina e enfermagem.

4. Conselheiro de aposentadoria
Seguindo a tendência de envelhecimento da população brasileira e das medidas governamentais entorno da previdência, o número de pessoas que querem planejar a aposentadoria por conta própria cresce na mesma proporção. O profissional precisa entender do mercado financeiro, possibilidades de aplicação e gostar de cálculos.

Comentário Floro: Demanda crescente de profissionais buscando cuidar da saúde, respeitando o envelhecimento e também repensar e replanejar as atividades que querem desenvolver depois de encerrada a etapa corporativa. Profissionais que se dedicaram muitos anos como colaboradores, apresentam alguma dificuldade de planejarem o que fazer depois de aposentados. Precisa ficar bem claro que depois de exercido o benefício da aposentadoria, os/as profissionais terão alguma remuneração mensal garantida e tempo disponível para realizar atividades que tragam suas realizações.

5. Agroecólogo ( Agroecologia)

O agronegócio é um dos ramos mais importantes do PIB ( Produto Interno Bruto) brasileiro, cerca de 20%. Muitos estudantes ao escolher uma carreira miram os grandes centros esquecendo das possibilidades que os produtos florestais oferecem. A profissão possibilita unir o aprendizado na sustentabilidade e aplicá-lo na indústria do campo. O profissional precisa gostar de se relacionar, pois a função exige também um viés social. Conversar com o entorno da indústria rural e entender o contexto do local. 

Comentário Floro: Agronegócio está e estará em alta sempre, devido à necessidade de prover alimentos básicos com a exigência de cuidar ecologicamente do planeta, exigência também crescente dos consumidores cada vez mais conscientes.

Lembro que, além das funções técnicas das profissões promissoras, podemos avaliar as diversas profissões no entornos dessas áreas, que suportarão o crescimento do setor.  

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Carreira interna x Carreira externa

    Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

    Qual curso fazer?

    Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

    Propulsores da carreira

    A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...