Pular para o conteúdo principal

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá,
Muito bom ter você por aqui.

Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo: 
  • Mercado; 
  • Empresa/Gestor e 
  • Competências.

Mercado: Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local;

Empresa/Gestor: Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade); 

Competências: Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA).

Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução profissional, vamos avaliar nosso poder de controle e o nosso poder de influência.

Quanto ao fator Mercado, fácil avaliar que nosso poder de controle é "zero" e nosso poder de influência é "bem relativo".

Não temos o poder de controlar a chegada de novos concorrentes, novas formas e modelos de negócios (Controle zero). O que podemos fazer é aprimorar a leitura do mercado, inovar e criarmos os modelos de negócios que melhor atendam às exigências e expectativas dos clientes, elevando assim nosso poder e o poder da empresa onde trabalhamos, de influenciar o mercado.

Fator Empresa/Gestor, também fácil avaliarmos que temos poder de controle "zero" e um poder de influência relativo. Podemos influenciar a Empresa/Gestor através de mostrarmos que somos a melhor opção para continuarmos na função atual ou sermos considerados a melhor opção para uma posição de maior responsabilidade. 

Nos fatores citados de Mercado e Empresa/Gestor temos poder de controle "zero" e o nosso poder de  influência é ainda muito subjetivo e pouco mensurável.

O último fator, diferente dos primeiros (Mercado e Empresa/Gestor), no que diz respeito às Competências, estas encontram-se  100% sob nosso controle e, consequentemente, 100% sob nossa influência direta.

Neste fator das Competências será onde devemos colocar nossos esforços e recursos, buscando os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes e, com a integração desses pontos, provendo as Entregas que a função que ocupamos exige (CHAE).   

Com o desenvolvimento das Competências de uma forma estruturada, destacada e reconhecida, aumenta nosso poder de influência nas Empresas/Gestores, decorrentes de trabalharmos nosso poder de convencimento e articulação. Aumentando ainda nossas Competências, temos aumentada nossa chance de incrementar nossa influência no mercado, antecipando produtos, serviços e modelos de negócios que se ajustes às expectativas dos clientes.

Aqui entra a força da utilização da ferramenta de planejamento da carreira, onde nossos recursos (tempo e dinheiro) podem ser direcionados e voltados para a obtenção das Competências necessárias.

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...