Pular para o conteúdo principal

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá,
Muito bom ter você por aqui.

Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo: 
  • Mercado; 
  • Empresa/Gestor e 
  • Competências.

Mercado: Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local;

Empresa/Gestor: Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade); 

Competências: Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA).

Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução profissional, vamos avaliar nosso poder de controle e o nosso poder de influência.

Quanto ao fator Mercado, fácil avaliar que nosso poder de controle é "zero" e nosso poder de influência é "bem relativo".

Não temos o poder de controlar a chegada de novos concorrentes, novas formas e modelos de negócios (Controle zero). O que podemos fazer é aprimorar a leitura do mercado, inovar e criarmos os modelos de negócios que melhor atendam às exigências e expectativas dos clientes, elevando assim nosso poder e o poder da empresa onde trabalhamos, de influenciar o mercado.

Fator Empresa/Gestor, também fácil avaliarmos que temos poder de controle "zero" e um poder de influência relativo. Podemos influenciar a Empresa/Gestor através de mostrarmos que somos a melhor opção para continuarmos na função atual ou sermos considerados a melhor opção para uma posição de maior responsabilidade. 

Nos fatores citados de Mercado e Empresa/Gestor temos poder de controle "zero" e o nosso poder de  influência é ainda muito subjetivo e pouco mensurável.

O último fator, diferente dos primeiros (Mercado e Empresa/Gestor), no que diz respeito às Competências, estas encontram-se  100% sob nosso controle e, consequentemente, 100% sob nossa influência direta.

Neste fator das Competências será onde devemos colocar nossos esforços e recursos, buscando os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes e, com a integração desses pontos, provendo as Entregas que a função que ocupamos exige (CHAE).   

Com o desenvolvimento das Competências de uma forma estruturada, destacada e reconhecida, aumenta nosso poder de influência nas Empresas/Gestores, decorrentes de trabalharmos nosso poder de convencimento e articulação. Aumentando ainda nossas Competências, temos aumentada nossa chance de incrementar nossa influência no mercado, antecipando produtos, serviços e modelos de negócios que se ajustes às expectativas dos clientes.

Aqui entra a força da utilização da ferramenta de planejamento da carreira, onde nossos recursos (tempo e dinheiro) podem ser direcionados e voltados para a obtenção das Competências necessárias.

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u