A GESTÃO DA SUA CARREIRA
Estaremos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.
1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1.
3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças;
4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;
5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
______________________________________________________________________________________
1a Parte:
Introdução e exercitando a decisão.
INTRODUÇÃO
Gestão de carreira envolve, basicamente, avaliação do momento atual, planejamento de longo e curto prazo e decisão de realizar o que foi planejado e precisa ser feito.
O alinhamento de nossas decisões com nossos objetivos de longo prazo (exercícios propostos neste blog) estarão direcionando nossos recursos (tempo e dinheiro), para as decisões que nos levem às nossas realizações.
Gestão de carreira está diretamente relacionado com as decisões que você toma para mudar ou corrigir os rumos da trajetória de sua carreira. Essas decisões trarão resultados que devem ser avaliados para que possamos ajustar os caminhos através de nossas constantes decisões.
EXERCITANDO A DECISÃO
Você é hoje o resultado das suas decisões tomadas no passado.
As decisões tomadas refletem em sua formação, refletem em suas habilidades, em suas motivações e, principalmente em seus valores éticos e morais.
Fácil perceber que os resultados das decisões tomadas demoram um tempo considerável para gerar resultados, seja ele bom ou ruim.
Este é o principal motivo que orientamos aos profissionais que identifiquem o que realmente precisa se feito e tomem as decisões o quanto antes, para que os resultados possam aparecer e contribuir nos caminhos pessoais e profissionais escolhidos.
O foco de um trabalho de gestão de carreira está em identificar quais as decisões precisam ser tomadas, definir as prioridades e, efetivamente, tomar as decisões, sair do papel, colocando-as em prática.
Percebendo essa dinâmica, devemos ficar atentos às situações de decisão, analisando, mais profundamente, os impactos que estas decisões terão em nossa evolução pessoal e profissional.
Veja o PPS do Chico Xavier, falando sobre escolhas.
Importante lembrar que não tomar a decisão, seguramente, também é uma decisão tomada. Dentro de algum tempo vamos entender os impactos causados.
As experiências pessoais e profissionais estão nos ensinando que essas decisões estão, cada vez mais, em nossas mãos. Estamos demorando a darmos conta de que se não tomarmos nossas decisões, ninguém às tomará por nós.
Podemos até deixar que a empresa ou as pessoas à nossa volta, decidam em nosso nome, mas precisamos lembrar que se não somos os decisores de nossos caminhos, as chances de não incorporarmos as reais responsabilidades dessas decisões, que estamos encarregados, são grandes.
As decisões sobre quais dos seus caminhos tomar, não devem ser delegadas à ninguém. As realizações dos objetivos decorrentes de suas trajetórias pessoais e profissionais estão diretamente ligadas às suas escolhas, muitas vezes simples, porém se tomadas e assumidas por você, mudam a forma e a responsabilidade que você mesmo assume.
Estamos falando de que uma tomada de decisão seja considerada uma situação fácil em nosso dia-a-dia?
Já ouvi pessoas dizerem que sim. Mas a grande maioria dizem que não é uma situação fácil.
A tomada de decisão depende de estarmos preparados para o momento, como acontece com a maioria de nossas atividades e das decisões que precisamos tomar.
Atuando junto com profissionais que buscam o planejamento e gestão de suas carreiras, percebemos, claramente, que entre os pontos mais difíceis na hora de tomarmos nossas decisões, está na contextualização destas decisões dentro de nosso cenário de longo prazo.
Podemos perceber que a grande maioria dos profissionais, quando tomam suas decisões, analisam as possibilidades e utilizam as boas ferramentas decisórias e coletam as informações necessárias, porém sem avaliar os impactos em seus objetivos de longo prazo.
As decisões, quando alinhadas a um objetivo maior, fazem mais sentido. Pois estamos sempre decidindo com foco na obtenção de conhecimentos e habilidades que nos permitam estar capacitados para concorrer com as funções e atingir nossos objetivos planejados.
Aqui estamos nos referindo á todos os tipos de decisões, desde as mais simples, passando também pelas mais complicadas. Estamos falando também, de que tomamos decisões à todo momento.
Se temos definido nossos objetivos de longo prazo, todo momento de decisão devem estar alinhados, pois estaremos dedicando nossos recursos, tempo e dinheiro, para a conquista de nossas realizações.
Se conseguirmos encontrar e vivenciar mais situações que nos realizam, mais perto estaremos de nosso bem estar e de nossa felicidade.
Primeiramente vamos identificar e escrever nossos objetivos de longo prazo.
Vamos apresentar um exercício para identificarmos nossos objetivos de longo prazo, para cada uma das esferas que suportam nossas vidas, sendo estas:
• Esfera pessoal (tornando-nos pessoas melhores, espiritualidade);
• Esfera social (melhorando o meio em que vivemos e trabalhando na manutenção e desenvolvimento de nossa rede de relacionamento – networking);
• Esfera familiar (tempo dedicado à nossa família de origem e a família que estamos constituindo);
• Esfera físico/lazer (cuidando de nosso corpo e de um lazer de qualidade);
• Esfera profissional (identificação das funções que estaremos realizando e das competências que precisamos desenvolver – considerando-nos como empregados ou proprietários do nosso negócio).
Utilize a Tabela 1 para iniciar seu projeto.
Identifique os seus objetivos de longo prazo, para cada uma das esferas, contidas nesta tabela 1.
Escreva como você pretende estar em cada uma das esferas, daqui a 10 anos. Imagine-se olhando, hoje, uma foto sua refletindo você daqui a 10 anos, como você gostaria de ser visto? Como quer ser visto?
Nos próximos dias, estaremos continuando a desenvolver os próximos passos de nossa vida e carreira profissional.
Na 2a Parte da Gestão de carreira, estaremos discutindo os seguintes pontos:
Assumindo o controle de sua vida;
Estrutura de um projeto de vida e carreira - Etapa 1.
Estaremos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.
1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1.
3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças;
4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;
5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
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1a Parte:
Introdução e exercitando a decisão.
INTRODUÇÃO
Gestão de carreira envolve, basicamente, avaliação do momento atual, planejamento de longo e curto prazo e decisão de realizar o que foi planejado e precisa ser feito.
O alinhamento de nossas decisões com nossos objetivos de longo prazo (exercícios propostos neste blog) estarão direcionando nossos recursos (tempo e dinheiro), para as decisões que nos levem às nossas realizações.
Gestão de carreira está diretamente relacionado com as decisões que você toma para mudar ou corrigir os rumos da trajetória de sua carreira. Essas decisões trarão resultados que devem ser avaliados para que possamos ajustar os caminhos através de nossas constantes decisões.
EXERCITANDO A DECISÃO
Você é hoje o resultado das suas decisões tomadas no passado.
As decisões tomadas refletem em sua formação, refletem em suas habilidades, em suas motivações e, principalmente em seus valores éticos e morais.
Fácil perceber que os resultados das decisões tomadas demoram um tempo considerável para gerar resultados, seja ele bom ou ruim.
Este é o principal motivo que orientamos aos profissionais que identifiquem o que realmente precisa se feito e tomem as decisões o quanto antes, para que os resultados possam aparecer e contribuir nos caminhos pessoais e profissionais escolhidos.
O foco de um trabalho de gestão de carreira está em identificar quais as decisões precisam ser tomadas, definir as prioridades e, efetivamente, tomar as decisões, sair do papel, colocando-as em prática.
Percebendo essa dinâmica, devemos ficar atentos às situações de decisão, analisando, mais profundamente, os impactos que estas decisões terão em nossa evolução pessoal e profissional.
Veja o PPS do Chico Xavier, falando sobre escolhas.
Importante lembrar que não tomar a decisão, seguramente, também é uma decisão tomada. Dentro de algum tempo vamos entender os impactos causados.
As experiências pessoais e profissionais estão nos ensinando que essas decisões estão, cada vez mais, em nossas mãos. Estamos demorando a darmos conta de que se não tomarmos nossas decisões, ninguém às tomará por nós.
Podemos até deixar que a empresa ou as pessoas à nossa volta, decidam em nosso nome, mas precisamos lembrar que se não somos os decisores de nossos caminhos, as chances de não incorporarmos as reais responsabilidades dessas decisões, que estamos encarregados, são grandes.
As decisões sobre quais dos seus caminhos tomar, não devem ser delegadas à ninguém. As realizações dos objetivos decorrentes de suas trajetórias pessoais e profissionais estão diretamente ligadas às suas escolhas, muitas vezes simples, porém se tomadas e assumidas por você, mudam a forma e a responsabilidade que você mesmo assume.
Estamos falando de que uma tomada de decisão seja considerada uma situação fácil em nosso dia-a-dia?
Já ouvi pessoas dizerem que sim. Mas a grande maioria dizem que não é uma situação fácil.
A tomada de decisão depende de estarmos preparados para o momento, como acontece com a maioria de nossas atividades e das decisões que precisamos tomar.
Atuando junto com profissionais que buscam o planejamento e gestão de suas carreiras, percebemos, claramente, que entre os pontos mais difíceis na hora de tomarmos nossas decisões, está na contextualização destas decisões dentro de nosso cenário de longo prazo.
Podemos perceber que a grande maioria dos profissionais, quando tomam suas decisões, analisam as possibilidades e utilizam as boas ferramentas decisórias e coletam as informações necessárias, porém sem avaliar os impactos em seus objetivos de longo prazo.
As decisões, quando alinhadas a um objetivo maior, fazem mais sentido. Pois estamos sempre decidindo com foco na obtenção de conhecimentos e habilidades que nos permitam estar capacitados para concorrer com as funções e atingir nossos objetivos planejados.
Aqui estamos nos referindo á todos os tipos de decisões, desde as mais simples, passando também pelas mais complicadas. Estamos falando também, de que tomamos decisões à todo momento.
Se temos definido nossos objetivos de longo prazo, todo momento de decisão devem estar alinhados, pois estaremos dedicando nossos recursos, tempo e dinheiro, para a conquista de nossas realizações.
Se conseguirmos encontrar e vivenciar mais situações que nos realizam, mais perto estaremos de nosso bem estar e de nossa felicidade.
Primeiramente vamos identificar e escrever nossos objetivos de longo prazo.
Vamos apresentar um exercício para identificarmos nossos objetivos de longo prazo, para cada uma das esferas que suportam nossas vidas, sendo estas:
• Esfera pessoal (tornando-nos pessoas melhores, espiritualidade);
• Esfera social (melhorando o meio em que vivemos e trabalhando na manutenção e desenvolvimento de nossa rede de relacionamento – networking);
• Esfera familiar (tempo dedicado à nossa família de origem e a família que estamos constituindo);
• Esfera físico/lazer (cuidando de nosso corpo e de um lazer de qualidade);
• Esfera profissional (identificação das funções que estaremos realizando e das competências que precisamos desenvolver – considerando-nos como empregados ou proprietários do nosso negócio).
Utilize a Tabela 1 para iniciar seu projeto.
Identifique os seus objetivos de longo prazo, para cada uma das esferas, contidas nesta tabela 1.
Escreva como você pretende estar em cada uma das esferas, daqui a 10 anos. Imagine-se olhando, hoje, uma foto sua refletindo você daqui a 10 anos, como você gostaria de ser visto? Como quer ser visto?
Nos próximos dias, estaremos continuando a desenvolver os próximos passos de nossa vida e carreira profissional.
Na 2a Parte da Gestão de carreira, estaremos discutindo os seguintes pontos:
Assumindo o controle de sua vida;
Estrutura de um projeto de vida e carreira - Etapa 1.
Comentários
Parabens pela sua iniciativa desse blog e pelo conteúdo divulgado até o momento.
Estarei atento na sequencia dessa matéria.
Um abraço.
Synesio