Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento de carreira - Parte 4

A GESTÃO DA SUA CARREIRA


Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.

1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010

2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.

3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças. Publicado dia 22/01/2010

4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo; Publicado dia 26/01/2010

5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
______________________________________________________________________________________

4a Parte:

Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;

Etapa 2

Dentro da Gestão de carreira, esta 2a etapa é uma das mais importantes, onde devemos dedicar um tempo para que possamos identificar nossas aspirações para nossa expectativa de longo prazo.













Planejamento dos objetivos de longo prazo


Depois dos exercícios de auto-avaliação e autoconhecimento, vamos partir para nosso direcionamento pessoal e profissional.

Propomos, aqui, alguns exercícios:

• Se você puder escolher que trabalho realizar em um suposto dia livre, qual seria este trabalho?

    Aqui não vale dormir! Não que não seja importante, mas dificilmente alguém vai te pagar para isso!

• Lembre-se dos seus momentos de maiores realizações. Estas realizações aconteceram devido à execução de quais atividades?

• Imagine-se daqui algum tempo, vamos exercitar em 10 anos à nossa frente, enxergue-se realizado, aproveitando os seus momentos enquanto realiza suas atividades; O que você estaria fazendo?

Descreva estas situações, considerando-se um prazo de 10 anos, para cada uma das esferas indicadas, conforme a Tabela 7.

Por quê falamos em 10 anos? O tempo exato não tem muita importância. O intuito do exercício é o de pensarmos a longo prazo, ou seja, fora de nosso alcance de ação.

O que propomos neste momento é o de construir o caminho que iremos seguir para atingirmos nossas realizações.

Estava em um consultório médico e li uma frase, em um quadro na parede, que continha uma estrada com muitas curvas, que muito me chamou a atenção:

Estava escrito:

“Sucesso não é um lugar a ser alcançado, e sim a trajetória que você escolhe para seguir.”

Autor desconhecido.



Aqui, neste exercício, você pode colocar, seguramente, mais de um objetivo de longo prazo, aliás, quantos mais objetivos colocarmos, melhor será nosso exercício de priorizar os nossos objetivos que são maiores.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pelo Blog

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...