Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento de carreira - Parte 4

A GESTÃO DA SUA CARREIRA


Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.

1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010

2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.

3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças. Publicado dia 22/01/2010

4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo; Publicado dia 26/01/2010

5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo;

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
______________________________________________________________________________________

4a Parte:

Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo;

Etapa 2

Dentro da Gestão de carreira, esta 2a etapa é uma das mais importantes, onde devemos dedicar um tempo para que possamos identificar nossas aspirações para nossa expectativa de longo prazo.













Planejamento dos objetivos de longo prazo


Depois dos exercícios de auto-avaliação e autoconhecimento, vamos partir para nosso direcionamento pessoal e profissional.

Propomos, aqui, alguns exercícios:

• Se você puder escolher que trabalho realizar em um suposto dia livre, qual seria este trabalho?

    Aqui não vale dormir! Não que não seja importante, mas dificilmente alguém vai te pagar para isso!

• Lembre-se dos seus momentos de maiores realizações. Estas realizações aconteceram devido à execução de quais atividades?

• Imagine-se daqui algum tempo, vamos exercitar em 10 anos à nossa frente, enxergue-se realizado, aproveitando os seus momentos enquanto realiza suas atividades; O que você estaria fazendo?

Descreva estas situações, considerando-se um prazo de 10 anos, para cada uma das esferas indicadas, conforme a Tabela 7.

Por quê falamos em 10 anos? O tempo exato não tem muita importância. O intuito do exercício é o de pensarmos a longo prazo, ou seja, fora de nosso alcance de ação.

O que propomos neste momento é o de construir o caminho que iremos seguir para atingirmos nossas realizações.

Estava em um consultório médico e li uma frase, em um quadro na parede, que continha uma estrada com muitas curvas, que muito me chamou a atenção:

Estava escrito:

“Sucesso não é um lugar a ser alcançado, e sim a trajetória que você escolhe para seguir.”

Autor desconhecido.



Aqui, neste exercício, você pode colocar, seguramente, mais de um objetivo de longo prazo, aliás, quantos mais objetivos colocarmos, melhor será nosso exercício de priorizar os nossos objetivos que são maiores.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pelo Blog

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Novas profissões surgindo. Como acompanhar?

Pessoal, Muito boa tarde! Espero que vocês estejam bem. Tenho recebido várias consultas sobre as carreiras mais requisitadas no Brasil nesses próximos anos. Muitos me perguntando se eu recomendo a engenharia de petróleo para quem está para iniciar a faculdade. Vamos lá! Estamos vivendo no Brasil o boom do petróleo, ainda mais nos aproximando da era pré-sal, onde nos próximos anos, até 2020 todos os holofotes estarão voltados para a exploração e a perfuração de poços em águas cada vez mais profundas, onde a PETROBRÁS já dá as cartas a muito tempo. Portanto, logicamente, é obvio imaginar que a hora é de partir para a Engenharia de petróleo. Em termos de evolução profissional, eu tenho uma visão mais abrangente sobre este assunto: Quero começar pela descrição da vaga que encontrei no site www.g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras , que discorre sobre esta carreira: Guia de carreiras: engenharia de petróleo Organização prevê criação de 2 milhões de ...