Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento de carreira - Parte 6

A GESTÃO DA SUA CARREIRA

Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.

1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010

2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.

3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças. Publicado dia 22/01/2010

4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo; Publicado dia 26/01/2010

5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo; Publicado dia 29/01/2010

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira. Publicado em 02/02/2002
______________________________________________________________________________________

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.

 











 
Etapa 4 e subsequentes

Depois de concluirmos as nossas primeiras metas de curto prazo, vamos definindo as competências que precisamos continuar a desenvolver para realizarmos nossos objetivos nas etapas subsequentes.

Aqui concluímos o planejamento de nossa carreira.

Para ficar claro, conceitualmente, as diferenças entre planejamento e gestão de carreira, seguem abaixo:

Planejamento de carreira: é o que fizemos até agora, trabalhamos, teòricamente, para identificarmos nossos objetivos de longo prazo e nossas metas de curto prazo, traçando o plano das atividades que precisamos desenvolver para atingir nossas realizações.

Ao concluirmos estas etapas, conseguimos colocar no papel nossas aspirações e nossas intenções de buscarmos nossas realizações.

Gerenciamento de carreira: daqui para frente estaremos iniciando a gestão das Etapas do planejamento, quando começamos a exercitar as decisões de conseguir iniciar as atividades para atingir as metas de curto prazo, onde estaremos nos capacitando para buscar nossas competências.

O gerenciamento da carreira consiste em realizarmos o que foi planejado.

Estamos falando de um projeto continuado e constante.

Neste projeto, sugerimos que o planejamento (objetivos e metas) seja lido 2 vezes ao dia, para que possamos estar cada vez mais familiarizados com nosso plano, para que faça parte de nosso dia-a-dia.

Vamos começar a agir, diariamente, para cumprirmos as metas de curto prazo.

Durante e execução do projeto, vamos esbarrar em uma série de dificuldades e obstáculos que aparecerão pelo caminho.

A leitura e ação diária no projeto nos permitirão avaliar os resultados, entendendo as atividades que devemos reforçar e as ações que devem ser repensadas ou ajustadas.

Análises periódicas, também dos ajustes dos objetivos, devem ser realizadas, pelo menos, uma vez ao mês, pois este projeto não é algo que vai engessar você, visto a idéia é de ser um guia para direcionar seus recursos para buscar seus objetivos.

Quando estiver alcançando suas metas de curto prazo, escreva as próximas metas (Etapas 4, 5, 6, 7..) rumo aos seus objetivos de longo prazo.

Da mesma forma, depois de alcançar seus objetivos de longo prazo, escreva outros que permitam que você continue no caminho de sua evolução pessoal e profissional.

A celebração das metas e dos objetivos atingidos devem ser marcadas, pois você está caminhando em rumo às suas realizações. Importante também celebrar junto com as pessoas que estão ao nosso redor contribuindo com nossas conquistas.

Concluímos este assunto, confirmando que sua evolução pessoal e profissional depende, em muito, de suas decisões. Portanto desenvolva seus objetivos, trace o caminho a seguir, alcance suas realizações.

Sucesso!

Comentários

Alexandre disse…
Boa tarde Sr. José!

gostaria de deixar o cometário para dizer que passei a acompanhar seu blog recentemente e decidi fazer o exercício proposto acima (e nos posts anteriores).

Achei bem interessante e útil para mim, que eevo iniciar minha carreira em breve (me formarei ao final deste ano na faculdade). Espero encontrar muito mais dicas e informações úteis para minha carreira.

Obrigado pelo blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof