A GESTÃO DA SUA CARREIRA
Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.
1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.
3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças. Publicado dia 22/01/2010
4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo; Publicado dia 26/01/2010
5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo; Publicado dia 29/01/2010
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira. Publicado em 02/02/2002
______________________________________________________________________________________
Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.
1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010
2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.
3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças. Publicado dia 22/01/2010
4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo; Publicado dia 26/01/2010
5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo; Publicado dia 29/01/2010
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira. Publicado em 02/02/2002
______________________________________________________________________________________
6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.
Etapa 4 e subsequentes
Depois de concluirmos as nossas primeiras metas de curto prazo, vamos definindo as competências que precisamos continuar a desenvolver para realizarmos nossos objetivos nas etapas subsequentes.
Aqui concluímos o planejamento de nossa carreira.
Para ficar claro, conceitualmente, as diferenças entre planejamento e gestão de carreira, seguem abaixo:
Planejamento de carreira: é o que fizemos até agora, trabalhamos, teòricamente, para identificarmos nossos objetivos de longo prazo e nossas metas de curto prazo, traçando o plano das atividades que precisamos desenvolver para atingir nossas realizações.
Ao concluirmos estas etapas, conseguimos colocar no papel nossas aspirações e nossas intenções de buscarmos nossas realizações.
Gerenciamento de carreira: daqui para frente estaremos iniciando a gestão das Etapas do planejamento, quando começamos a exercitar as decisões de conseguir iniciar as atividades para atingir as metas de curto prazo, onde estaremos nos capacitando para buscar nossas competências.
O gerenciamento da carreira consiste em realizarmos o que foi planejado.
Estamos falando de um projeto continuado e constante.
Neste projeto, sugerimos que o planejamento (objetivos e metas) seja lido 2 vezes ao dia, para que possamos estar cada vez mais familiarizados com nosso plano, para que faça parte de nosso dia-a-dia.
Vamos começar a agir, diariamente, para cumprirmos as metas de curto prazo.
Durante e execução do projeto, vamos esbarrar em uma série de dificuldades e obstáculos que aparecerão pelo caminho.
A leitura e ação diária no projeto nos permitirão avaliar os resultados, entendendo as atividades que devemos reforçar e as ações que devem ser repensadas ou ajustadas.
Análises periódicas, também dos ajustes dos objetivos, devem ser realizadas, pelo menos, uma vez ao mês, pois este projeto não é algo que vai engessar você, visto a idéia é de ser um guia para direcionar seus recursos para buscar seus objetivos.
Quando estiver alcançando suas metas de curto prazo, escreva as próximas metas (Etapas 4, 5, 6, 7..) rumo aos seus objetivos de longo prazo.
Da mesma forma, depois de alcançar seus objetivos de longo prazo, escreva outros que permitam que você continue no caminho de sua evolução pessoal e profissional.
A celebração das metas e dos objetivos atingidos devem ser marcadas, pois você está caminhando em rumo às suas realizações. Importante também celebrar junto com as pessoas que estão ao nosso redor contribuindo com nossas conquistas.
Concluímos este assunto, confirmando que sua evolução pessoal e profissional depende, em muito, de suas decisões. Portanto desenvolva seus objetivos, trace o caminho a seguir, alcance suas realizações.
Sucesso!
Comentários
gostaria de deixar o cometário para dizer que passei a acompanhar seu blog recentemente e decidi fazer o exercício proposto acima (e nos posts anteriores).
Achei bem interessante e útil para mim, que eevo iniciar minha carreira em breve (me formarei ao final deste ano na faculdade). Espero encontrar muito mais dicas e informações úteis para minha carreira.
Obrigado pelo blog!