Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento de carreira - Parte 6

A GESTÃO DA SUA CARREIRA

Estamos apresentando este roteiro de Gerenciamento de carreira, em 6 partes.

1a Parte:
Introdução e Exercitando a decisão. Publicado dia 16/01/2010

2a Parte:
Assumindo o controle de sua vida e carreira e Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 1 - Autoavaliação e Auto-conhecimento. Publicado dia 19/01/2010.

3a Parte:
Autoconhecimento; Conceituação do Planejamento Estratégico aplicados à sua carreira; Pontos fortes e pontos de melhorias; Identificação das oportunidades e ameaças. Publicado dia 22/01/2010

4a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 2; Planejamento dos objetivos de longo prazo; Publicado dia 26/01/2010

5a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 3; Metas de curto prazo; Publicado dia 29/01/2010

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira. Publicado em 02/02/2002
______________________________________________________________________________________

6a Parte:
Estrutura de um Planejamento de vida e carreira - Etapa 4 e subsequentes; Gerenciamento de carreira.

 











 
Etapa 4 e subsequentes

Depois de concluirmos as nossas primeiras metas de curto prazo, vamos definindo as competências que precisamos continuar a desenvolver para realizarmos nossos objetivos nas etapas subsequentes.

Aqui concluímos o planejamento de nossa carreira.

Para ficar claro, conceitualmente, as diferenças entre planejamento e gestão de carreira, seguem abaixo:

Planejamento de carreira: é o que fizemos até agora, trabalhamos, teòricamente, para identificarmos nossos objetivos de longo prazo e nossas metas de curto prazo, traçando o plano das atividades que precisamos desenvolver para atingir nossas realizações.

Ao concluirmos estas etapas, conseguimos colocar no papel nossas aspirações e nossas intenções de buscarmos nossas realizações.

Gerenciamento de carreira: daqui para frente estaremos iniciando a gestão das Etapas do planejamento, quando começamos a exercitar as decisões de conseguir iniciar as atividades para atingir as metas de curto prazo, onde estaremos nos capacitando para buscar nossas competências.

O gerenciamento da carreira consiste em realizarmos o que foi planejado.

Estamos falando de um projeto continuado e constante.

Neste projeto, sugerimos que o planejamento (objetivos e metas) seja lido 2 vezes ao dia, para que possamos estar cada vez mais familiarizados com nosso plano, para que faça parte de nosso dia-a-dia.

Vamos começar a agir, diariamente, para cumprirmos as metas de curto prazo.

Durante e execução do projeto, vamos esbarrar em uma série de dificuldades e obstáculos que aparecerão pelo caminho.

A leitura e ação diária no projeto nos permitirão avaliar os resultados, entendendo as atividades que devemos reforçar e as ações que devem ser repensadas ou ajustadas.

Análises periódicas, também dos ajustes dos objetivos, devem ser realizadas, pelo menos, uma vez ao mês, pois este projeto não é algo que vai engessar você, visto a idéia é de ser um guia para direcionar seus recursos para buscar seus objetivos.

Quando estiver alcançando suas metas de curto prazo, escreva as próximas metas (Etapas 4, 5, 6, 7..) rumo aos seus objetivos de longo prazo.

Da mesma forma, depois de alcançar seus objetivos de longo prazo, escreva outros que permitam que você continue no caminho de sua evolução pessoal e profissional.

A celebração das metas e dos objetivos atingidos devem ser marcadas, pois você está caminhando em rumo às suas realizações. Importante também celebrar junto com as pessoas que estão ao nosso redor contribuindo com nossas conquistas.

Concluímos este assunto, confirmando que sua evolução pessoal e profissional depende, em muito, de suas decisões. Portanto desenvolva seus objetivos, trace o caminho a seguir, alcance suas realizações.

Sucesso!

Comentários

Alexandre disse…
Boa tarde Sr. José!

gostaria de deixar o cometário para dizer que passei a acompanhar seu blog recentemente e decidi fazer o exercício proposto acima (e nos posts anteriores).

Achei bem interessante e útil para mim, que eevo iniciar minha carreira em breve (me formarei ao final deste ano na faculdade). Espero encontrar muito mais dicas e informações úteis para minha carreira.

Obrigado pelo blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...