Pular para o conteúdo principal

Marketing pessoal, Networking

Comentários Floro: Networking e marketing pessoal se complementam para fazer com que nossa rede de contatos lembre-se de nós. Interessante a visão apresentada neste artigo.

Marketing pessoal, networking e contatos  - Publicado no Site Universia, carreiras

Entenda a diferença entre os termos utilizados para o gerenciamento pessoal da carreira. Aprenda mais sobre eles e saiba como dar um novo fôlego ao seu perfil profissional

Marketing pessoal, networking e contatos

Quando um relacionamento dá errado

Redes de engenharia social, listas de discussão e fóruns

Você sabe a diferença entre network e marketing pessoal? Conhecer completamente cada um dos recursos para encontrar as pessoas certas que irão ajudar na sua carreira é muito importante. "Marketing pessoal é tudo o que se faz para o trabalho, incluindo discussões em comunidades profissionais", conta Gerusa Mengarda, gerente de relacionamento da Gelre. "Network é toda a sua rede de conhecimentos, contatos são apenas aquelas pessoas que você conheceu mas não cultivou como amigos", completa.

"Um bom relacionamento ou uma boa imagem é um grande capital", afirma o professor e coordenador de Pesquisa da Cásper Líbero Laan Mendes de Barros. "Para aumentar a rede de contatos, é importante estar aberto a fatores novos, conhecer novas pessoas", completa o professor.

A visão da imagem do profissional como um capital a ser explorado complementa outro recurso que tem sido valorizado recentemente, o capital intelectual. O conjunto de valores abstratos de uma empresa, o conhecimento e pesquisa acumulados por exemplo, são o capital intelectual. A imagem dos profissionais e sua rede de contatos também pode ser considerada um bem para a empresa. Para convencer de que pode adicionar algo a uma empresa, o candidato precisa compreender esse conceito. "O profissional tem que ser um demonstrador de si mesmo, ver-se como um produto", aponta a gerente da Gelre.

Para colocar-se no mercado, todas as oportunidades devem ser aproveitadas. "Até mesmo atividades culturais fora do horário de trabalho podem ser importantes para criar condições para um rede de contatos", informa o professor. No entanto, o profissional deve ser natural na sua busca por relacionamentos. "Não pode também ser um chato, que não desliga do trabalho o tempo todo, os relacionamentos devem ser naturais".

Ética é o topo da lista de prioridades para a imagem de um profissional."Os valores éticos devem ser muito claros, para que fiquem gravados na sua caminhada entre seus pares, isso é o mais importante e fortalecerá automaticamente sua rede de contatos", confirma o professor Barros. Para ele, manter os valores éticos bastante claros é mais importante do que qualquer fórmula pronta para o networking.

"Não se deve lembrar dos contatos apenas quando se precisa de um favor", conta a gerente da Gelre. O cuidado existe para que o profissional não seja visto como aproveitador ou superficial. "Não pode ser como político, que só abraça crianças em época de eleição", compara o professor. "Enviar correspondência como cartões de Natal e aniversário é um gesto interessante", de acordo com a gerente da Gelre. No entanto, "isso deve ser deixado para os relacionamentos mais próximos, para não cair no erro de lotar sempre a caixa de correspondência de alguém que nem sabe direito quem o profissional é", lembra o professor.

Misturar conversas íntimas com profissionais é um erro comum. "Um contato profissional não vai ser instantaneamente seu melhor amigo, portanto os assuntos conversados também serão restritos", conta a gerente da Gelre. "Passar de uma conversa superficial para assuntos polêmicos ou íntimos em um piscar de olhos é inadequado, mesmo que o contato ache interessante discutir assuntos íntimos com você, pode ficar receoso em recomendá-lo na esfera profissional. O relacionamento deve ser construído, conversar generalidades é um bom modo de começar a conhecer alguém. Pedir dinheiro emprestado, nunca".

O cuidado não significa, necessariamente, evitar emitir opiniões pessoais. "Cada vez mais se discute a falta de separação entre as vidas pública e privada de um profissional, o ideal é ter um discurso consistente e coerente de valores éticos tanto em uma quanto em outra e lembrar que a postura pessoal é considerada por muitas empresas como um complemento da ética no trabalho", lembra o professor da Cásper Líbero.

Qualquer que seja o relacionamento, pode ser construído em fases e categorizado na vida profissional. "É interessante separar as pessoas que realmente auxiliam na busca de emprego, as que servem apenas como fontes de informação do mercado e as que podem divulgar projetos na mídia, por exemplo. Outra dica é dividir a rede de relacionamentos de acordo com o grau de influência em uma determinada organização. Cargo e foco de atuação são outros critérios comuns", conta a gerente da Gelre. "Até o relacionamento com os concorrentes da empresa onde se trabalha pode ser importante para um futuro profissional mais rico de possibilidades", conta o professor Laan. "O importante é lembrar que amigos mais próximos serão poucos, mas deve-se tratar bem a todos".

O conceito de marketing pessoal traz, de acordo com o professor, uma falha intrínseca. "O marketing é uma ciência de posicionamento de produto, mas o ser humano não pode ser visto como uma mercadoria", conta o professor. "Preocupar-se com a ética nas amizades é o caminho mais simples para construir uma boa imagem profissional".

Os estudantes universitários podem começar a preocupar-se com o marketing pessoal desde cedo. "É importante se relacionar bem no meio acadêmico, tanto com os colegas quanto com os professores. Evitar a divisão de amizades por faixas etárias ou "tribos" é crucial.", diz o professor da Cásper Líbero. "O professor é essencial como primeiro contato profissional, deve ser visto como um mentor e com todos o aluno deve manter um bom relacionamento", confirma a gerente da Gelre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof