Pular para o conteúdo principal

Insatisfação no trabalho.

Comentário do Floro:
Acompanhem a visão da Ássima Ferreira, conformando a necessidade de que nós possamos tomar as decisões qie possam nos levar para perto de nossas (escolhidas por nós mesmos) realizações.
Um dos pontos de grande importância está na nossa difinição clara de seus objetivos (longo prazo) e metas (curto prazo).
Experimente definir seus objetivos, trace suas metas e trabalhe para obter as competências que você precisa para ser reconhecido.
Faça seu projeto (http://www.floro.com.br/ - Projeto de vida e carreira) e veja como, depois de escrevermos nossos objetivos, podemos direcionar nossos recursos (tempo e dinheiro) com foco em nosso próprio crescimento.

Boa leitura!
Floro



Por Ássima Ferreira, professora da Fundação Dom Cabral


Você conhece alguém que está insatisfeito com o trabalho? Sabe aquelas pessoas que não encontram prazer na profissão, sentem-se infelizes, vêem apenas os aspectos negativos da vida, vão trabalhar todos os dias desanimadas ou acham a rotina da empresa em que atuam um verdadeiro martírio?

Embora tenha sido comum encontrarmos indivíduos nesta situação, vale ressaltar que o futuro é pouco promissor para elas tanto na empresa em que trabalham quanto para sua própria carreira. Afinal, nenhuma empresa quer reter profissionais insatisfeitos ou pouco motivados. Além disso, tal comportamento pode acabar se estendendo a outros aspectos da vida das pessoas, minando sua energia e trazendo dificuldades também para os relacionamentos afetivos.

Bem, se você acha que precisa reagir e mudar a maneira como percebe ou tem se envolvido com seu trabalho, saiba que é possível rever sua vida profissional e, ainda, seus relacionamentos afetivos. Nesse processo, é fundamental que você invista no autoconhecimento.

É preciso descobrir o que pode lhe proporcionar maior realização profissional. Ou seja, buscar conhecer com mais profundidade seus desejos, suas competências e identificar atividades que lhe proporcionam prazer, poderão contribuir para que você se sinta mais feliz e tenha um desempenho diferenciado.

Por outro lado, é preciso ter consciência de que as organizações não são perfeitas. Nesse sentido, deve-se procurar empresas que tenham políticas e práticas de gestão compatíveis com seus valores ou com aquilo que você considera importante profissionalmente.

Além disso, todos nós temos uma possibilidade que, em várias situações, não sabemos como aproveitá-la: a capacidade de fazer escolhas. Cabe a nós mesmos tomar decisões sobre a trajetória que queremos percorrer em nossa vida e promover as mudanças necessárias em determinados momentos.

Muitas vezes, não é preciso necessariamente mudar de empresa, mas pode-se, por exemplo, procurar exercer novas funções ou atividades ou, ainda, repensar seus objetivos e metas. Novos desafios, provavelmente, levarão ao crescimento profissional e ao desenvolvimento da carreira.

De qualquer forma, é fundamental buscar um equilíbrio no tempo dessas mudanças. Não é possível passar uma vida inteira insatisfeito, sempre dizendo: “eu dependo financeiramente deste emprego, tenho medo de sair e nunca estarei livre”. Assim como não há lugar para a impulsividade e para tomar decisões quando se está tomado por fortes emoções: “não agüento mais esta empresa! Amanhã não volto mais aqui!”.

O melhor caminho é fazer um bom planejamento de vida, definindo metas e objetivos e traçando estratégias para as mudanças que inevitavelmente virão em sua busca pela felicidade e realização profissional. E, como essas mudanças de postura terão reflexos também na sua vida pessoal, procure se conhecer identificando com clareza o momento atual de sua vida e o porquê de tomar este ou aquele rumo.

Em outras palavras, as mudanças também exigem planejamento, inclusive com um cronograma financeiro para que você tenha o suporte necessário até alcançar o seu objetivo. Uma guinada profissional pode implicar, por exemplo, em uma reciclagem acadêmica ou na busca de novas habilidades. Para isso uma reserva financeira é fundamental.

O importante é não deixar sempre para depois a decisão por mudar. Não encarar a necessidade de mudança quando se está insatisfeito pode trazer prejuízos ainda maiores, pois você acaba ficando acomodado, obsoleto e, sobretudo, infeliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof