Pular para o conteúdo principal

Demandas de mercado e aptidões

Comentários Floro:

Estamos desenvolvendo um trabalho com um profissional que busca uma reavaliação e um reencaminhamnto profissional, devido a uma frustração em relação à sua trajetória de carreira.

Esse profissional, devido ao grau de revolta em que se encontra, está buscando um novo posicionamento conforme o reconhecimento do mercado, ou seja, veio me perguntar qual é a profissão que o mercado está querendo.

Estamos iniciando o trabalho enfatizando o auto-conhecimento e os meomentos de realização pessoal e profissional mais marcantes durante sua trajetória.

Concordo plenamente com o Prof. Silvio (veja artigo abaixo), onde nossa realização, mesmo que mais demorada do que temos expectativas, deve ser direcionada para atividades que gostamos de fazer e nos realizar.

Acompanhe o artigo abaixo.

Sucesso!

Floro



Artigo do Professos Silvio Serafim da Luz Filho

Equilíbio entre demandas do mercado e aptidões pessoais é ingrediente para escolha profissional


Professor Silvio Serafim da Luz Filho tirou dúvidas dos internautas sobre vocação

Um olho nas demandas do mercado, outro nas aptidões pessoais. Este é um dos segredos para a escolha profissional, segundo o coordenador do Laboratório de Orientação Profissional e de Carreira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio Serafim da Luz Filho, que participou de um bate-papo com os internautas nesta terça-feira.

A definição do futuro profissional pode ser frustante tanto para jovens, que estão na escola prestes a fazer o vestibular, quanto para adultos, que pretendem entrar no mercado de trabalho ou estão insatisfeitos com a profissão escolhida.

Para quem está na escola, a dica é observar o desempenho no ensino fundamental e médio. O rendimento em determinada matéria pode indicar uma área a ser seguida. Como complemento, o estudante pode participar de um processo de orientação profissional e medir as aptidões. Os testes online de domínio público não são confiáveis, segundo o professor.

Identificar nichos de mercado em uma área específica é a dica do professor para quem quer continuar em determinado segmento, mas está com dúvidas se fez a escolha certa. O profissional pode procurar um serviço de planejamento de carreira para reavaliar sua atuação.

O salário é uma das questões que mais gera questionamentos: optar por uma oportunidade com remuneração alta ou fazer o que gosta com salário inferior. A recomendação do professor é encontrar o ponto de equilíbrio.

— Salário é algo a ser construído. O importante para escolha é conhecer a si mesmo, conhecer a realidade que lhe cerca (principalmente em torno das demandas e mercado de trabalho) e tomar decisões reflexivas e de maior autonomia — conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...